04 de novembro, de 2024 | 16:04
Parque Linear de Santana do Paraíso recebe mais de 600 mudas de árvores
Plantio de árvores feito pelo promotor do MPMG e empreendedor marcou o início da arborização do espaço
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoFoi iniciada o plantio de 630 mudas de árvores dentro do Parque Linear de Santana do Paraíso, localizado no bairro Cidade Nova. A ação ocorre, principalmente, no entorno da lagoa. Na manhã desta segunda-feira (4), o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Rafael Pureza, juntamente com demais servidores, equipes de Departamento de Meio Ambiente do município e representantes da empresa Urbanize, do Grupo Landaeta, responsável pela obra, estiveram presentes no espaço recreativo.
O grupo fez vistorias em todos os equipamentos já instalados, que inclui, além da área de grama e a lagoa, salas administrativas, sendo uma cedida para a Polícia Militar; banheiros públicos; bebedouro; bancos com áreas sombreadas; conjuntos de mesas e bancos; uma pista de caminhada com 1.500 metros lineares; barras de alongamento; quadras poliesportivas; campo de futebol, brinquedos infantis, academia ao ar livre, entre outros equipamentos no espaço público.
Durante a visita, Pureza e Lucélio Castro, representante do Grupo Landaeta, plantaram uma muda de Pau-brasil verdadeiro. Também foram plantadas árvores frutíferas, como jabuticabeiras e bananeiras. Vale lembrar que a iniciativa é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o MPMG, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, e a Urbanize Empreendimentos Imobiliários.
Nós estamos muito satisfeitos de ver se concretizando um sonho, um sonho da comunidade, um sonho do Ministério Público, esse parque está surgindo através de um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público diretamente com o empreendedor, que está urbanizando a área, fazendo loteamento, e como medidas compensatórias ele está realizando esse parque aqui, vai ser um presente para a comunidade de Santana do Paraíso”, explicou Rafael Pureza.
O promotor também destacou que, além da melhoria na qualidade de vida dos moradores da localidade, o projeto simboliza a possibilidade concreta de mesclar desenvolvimento e expansão das cidades com a manutenção de áreas verdes.
Na prática, significa a mudança da qualidade de vida de toda Cidade Nova, de toda Santana do Paraíso e com certeza vai beneficiar o Vale do Aço inteiro. Nós temos certeza que a comunidade inteira vai vir a usar esse espaço. É um espaço para você refletir, para respirar, para a gente acalmar um pouco a nossa vida corrida. Isso implica mudanças significativas no nosso modo de ver, de pensar a vida, de enxergar o criador de toda a natureza. Agora, simbolicamente, isso demonstra que é possível a gente associar a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida, um ambiente ecologicamente saudável com o desenvolvimento, com o progresso. É claro que isso precisa ser feito com calma, tem o seu custo, mas é possível que o desenvolvimento não prejudique, não acabe com o nosso patrimônio ambiental, que é tão precioso, que vale tanto para a gente”, finalizou o promotor.
Sandra Pereira, diretora de Meio Ambiente do município, também destacou a importância do espaço. Com a expansão de Santana do Paraíso, queremos proporcionar um crescimento responsável e sustentável. Portanto, o Parque Linear representa a preservação da área verde e o fomento do lazer para os paraisenses”.
Entorno do parque
Anderson Figueiredo
Representantes da empresa responsável pela obra acompanharam servidores do MPMG e da Prefeitura de Santana do Paraíso durante vistoria

O Parque Cidade Nova é um grande sonho da nossa empresa. Tem mais de mil árvores plantadas no entorno e vamos plantar mais uma área verde com mais de 4.500 árvores em torno do bairro”, destacou Lucélio, afirmando que será feita a interligação da BR-381 e BR-458.
Nós estamos construindo aqui um dos maiores bairros da região com 750 unidades e tem mais ao lado a expansão do bairro Jardim com mais 750 [unidades]. O bairro Cidade Nova hoje tem mais de 22 mil moradores, então é uma população bastante robusta que vai usar essa região aqui e agora com a expansão do aeroporto muitas empresas também vão vir para cá, e tem uma parte que a gente está fazendo para comércio e indústria, que vai começar a receber essas empresas. É uma área extremamente estratégica, porque estamos a praticamente cinco minutos do Centro de Ipatinga, estamos do lado do aeroporto”, concluiu.
Parque Linear
A obra teve início no dia 29 de julho de 2019. O parque está localizado no fim da avenida Carlos Edmundo Landaeta, no Cidade Nova, próximo à saída que dá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço.
O projeto contempla a recuperação de áreas degradadas e áreas de várzea existentes com reflorestamento e implementação do parque.
Conforme Lucélio Castro, o parque, assim como o loteamento no entorno, deve ser concluído até janeiro de 2025.





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jane
05 de novembro, 2024 | 19:17Não basta plantar mudas, tem que acompanhar o plantio. Estes loteamentos são feitos em partes de até 800 lotes para dar uma "volta" na legislação ambiental. Se fossem lançar por exemplo 1500 lotes teriam que passar pelo licenciamento ambiental estadual e provavelmente deixar uma reserva de área verde maior. Uma lagoa com tanta construção em volta e sem um bosque é legal para nós humanos, mas não foi nada bom para os animais que antes viviam no entorno desta lagoa. Ou seja, nossa legislação ambiental ainda precisa evoluir muito.
Se for uma lagoa artificial, ok, se tolera isto.
Outro detalhe, este loteamento derrubou muitas, mas muitas árvores antigas. Então entendam TAC (Termo de ajustamento de conduta) é isto a empresa fez um acordo por comportamento errado em relação ao meio ambiente.
Este plantio não aconteceria se não fosse por ação do MPMG.
Agora veremos se o MPMG obrigará que a empresa Urbanize cuide das mudas ! Estamos de olho!”
Feliz
05 de novembro, 2024 | 08:11snhr Gildásio eu parabenizaria o prefeito Bruno morato pois Santana do paraíso somente cresceu com ele olha que empreendimento lindo no mandato dele.se foçe en Ipatinga nossa prefeitura teria autorizado somente no mês de novembro pra iniciar as obras .agora min digan será por que”
Rodrigo
05 de novembro, 2024 | 07:36Então, mudanças climáticas são reais, acreditando ou não. Pantanal pegando fogo, Amazônia pegando fogo, SP pegando fogo e o Vale do Aço incendiado.
A eleição municipal aconteceu no mês passado e o tema ambiental ( mudanças climáticas ) não foi discutido pelos candidatos, mas deveria ter sido um tema central no debate público.
O Ambientalismo deixou de ser coisa de bicho grilo, agora é sobrevivência da "raça humana"!!Conclusão: precisamos de um robusto projeto de reflorestamento urbano/rural no Vale do Aço, plantar centenas( CENTENAS!!! )de milhares de árvores. Uma nobre tarefa para os vereadores,prefeitos e siderúrgicas da nossa região.”
Rogério
05 de novembro, 2024 | 06:05Esse local está ficando maravilhoso, caminhar tão próximo da lagoa é fantástico e já estou usufruindo do espaço, As árvores já estão sendo plantadas com tamanho maior e estou muito satisfeito de ter o parque no bairro.”
Gildázio Garcia Vitor
04 de novembro, 2024 | 20:20Passei por este Parque apenas duas vezes, a última em 14/10. Já é um local belíssimo, apesar de ainda estar em construção e recebendo melhorias, como, por exemplo, o plantio destas centenas de árvores. Portanto, parabéns ao MP, na pessoa do excelentíssimo senhor Promotor, Dr. Rafael Pureza, e ao Grupo Landaeta, pelos acordos e a possibilidade da realização desta obra tão importante para o Bairro Cidade Nova e parar o município de Santana do Paraíso.”
Leitor
04 de novembro, 2024 | 17:53Vamos ver quantas estarão vivas daquia 30 dias.
Aí veremos o comprometimento”