
31 de outubro, de 2024 | 15:08
Após 15 anos, Cruzeiro volta a disputar um título continental
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Equipe celeste bateu o Lanús, na Argentina, e garantiu vaga na final da Sul-Americana

O Cruzeiro está na decisão da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (30), a Raposa voltou a se classificar para uma final continental depois de 15 anos. Em 2009, o time celeste perdeu o título da Libertadores para o Estudiantes.
Agora, no estádio Ciudad de Lanús, conhecido também como La Fortaleza, o Cabuloso precisava vencer o time da casa para avançar à final da Copa Sul-Americana. Enfrentando toda a pressão da decisão na Argentina, o time celeste mostrou sua força e garantiu o triunfo histórico por 1 a 0. O gol foi marcado pelo centroavante Kaio Jorge.
A finalíssima será no dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai. O adversário sairá do confronto entre Racing e Corinthians, nesta noite.
A briga pelo título será no estádio La Nueva Olla, casa do Cerro Porteño, que tem capacidade para 45 mil pessoas. O clube celeste terá direito a 12 mil ingressos. Na logística, os finalistas precisam estar nas cidades das decisões três dias antes da partida. Sendo assim, Cruzeiro e Racing/Corinthians precisam chegar em Assunção até o dia 20 de novembro, em uma quarta-feira.
Mineiros
Esta será a quinta vez na história que Cruzeiro e Atlético disputam finais de torneios continentais numa mesma temporada. Em 1992, o Galo foi campeão da Copa Conmebol e a Raposa da Super Copa Libertadores. Em 1993, o Alvinegro perdeu a Copa Ouro e o time celeste foi vice da Recopa Sul-Americana. Em 1995, o Atlético perdeu a final da Copa Conmebol enquanto o rival celebrou os títulos da Copa Ouro e da Copa Master da Supercopa. Em 1995, ambos perderam, o Galo a Copa Master Conmebol e a Raposa a Supercopa Libertadores. O último ano em que os mineiros estiveram em finais sul-americanas foi em 1997, naquele ano, o Atlético conquistou a Copa Conmebol e o Cruzeiro a taça da Copa Libertadores.
Caso os mineiros conquistem os títulos em 2024, vão se enfrentar no início do ano que vem na Recopa Sul-Americana.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]