30 de outubro, de 2024 | 08:20

Determinada a ser médica, jovem de Dionísio percorrerá 45 km para fazer o Enem

Municípios da região ofertam transporte gratuito para estudantes irem ao Enem; Governo de Minas também disponibiliza o serviço

Arquivo pessoal
Vitória Barcelos, moradora de Dionísio, irá fazer a prova do Enem em Nova Era Vitória Barcelos, moradora de Dionísio, irá fazer a prova do Enem em Nova Era
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Dos 853 municípios mineiros, apenas 188 terão a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse cenário é similar ao do Vale do Aço. Dos 28 municípios da região, apenas três (Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo) terão locais para provas, o que representa 10,71%.

Diante deste cenário, diversas pessoas que moram nas demais cidades e enxergam o Enem como porta de entrada para o curso superior, por meio do uso das em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal, precisarão se deslocar nos dois dias.

Este é o caso de Vitória Barcelos, 19 anos, que já completou o Ensino Médio e irá encarar a estrada com o sonho de ingressar no curso de Medicina. Ela mora em Dionísio, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, e irá fazer a prova na Escola Estadual Nossa Senhora De Fátima, em Nova Era, no Médio Piracicaba.

A jovem relata que fará o trajeto por meio do transporte disponibilizado pela administração municipal. A rota contempla, aproximadamente, 45 Km.

“A prefeitura leva sim. Geralmente saímos às 10h para chegar por volta das 11h30 ou 12h. Eles nos deixam na porta da escola e buscam no horário final”, relata a estudante ao Diário do Aço.

Quanto à realização da prova, Vitória diz que tentará controlar a ansiedade para ir bem. “É uma prova complicada, mexe muito com o psicológico, não sabemos o que esperar. A pior parte é sempre o tema da redação, que por mais que seja ‘fácil’, na hora bate um desespero, dá um branco. Mas no mais, é acalmar a ansiedade que essa prova traz”, conclui.

Mais transporte gratuito
Do lado oposto de Dionísio está Ipaba, outro município da região que também fornecerá o transporte gratuito para os estudantes da rede pública.

“Essa iniciativa é da prefeitura junto à Secretaria Municipal de Educação. Há oito anos a Secretaria vem oferecendo o transporte para os interessados inscritos do município para o exame do Enem”, afirmou Dircene Antunes, secretária municipal de Educação de Ipaba.

Uma média de 150 alunos seguirão para Ipatinga para fazer as provas nos próximos dias 3 e 10, segundo a prefeitura de ipabense.

“O transporte oferece maior comodidade, segurança e o aluno tem a certeza que vai chegar no local da prova no horário estipulado sem nenhum custo. É uma iniciativa que dá tranquilidade fazendo com que o aluno se preocupe apenas em ter um bom desempenho e assim garantir o resultado esperado”, completou Dircene Antunes.

Iniciativa estadual
O Governo de Minas divulgou que também vai garantir o transporte para pessoas que irão prestar o certame em cidades diferentes das que residem. A expectativa é que 33 mil pessoas sejam beneficiadas. O investimento total para viabilizar o deslocamento será de R$ 25 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Os recursos serão distribuídos diretamente para as escolas, que serão responsáveis pela gestão do transporte dos estudantes que vivem em cidades onde o Enem não será aplicado.

Em nota enviada ao Diário do Aço, a SEE esclareceu que, dos 51 municípios localizados em Superintendências Regionais de Ensino pertencentes ao Leste de Minas, 41 contarão com recursos do Governo de Minas para garantir transporte, hospedagem e alimentação durante os dois dias de aplicação do Enem. Os recursos serão alocados de acordo com as necessidades específicas de cada estudante residente em cidades onde as provas não serão aplicadas.

Com isso, 1.419 estudantes da SRE de Caratinga, 427 da SRE de Coronel Fabriciano e 873 da SRE de Governador Valadares serão beneficiados, totalizando mais de R$ 2 milhões investidos nas três regionais.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria das Graças

30 de outubro, 2024 | 16:44

“Voces moram onde? Em Nárnia? presta tenção, O ENEM já é a ajuda do Governo, antes do ENEM os estudantes viajavam para até outros estados para fazer o Vestibular . E não não existia isso de transporte Público , hoje em dia, seja no SUL, Sudeste Norte ou Nordeste , existem os ônibus amarelos Caminhos da Escola .”

Justiceiro

30 de outubro, 2024 | 13:57

“Nordeste A vista as verbas para o transporte de estudantes do Nordeste são destinados para o governo do estado e dos municípios o grande problema que grande parte desse dinheiro vai parar no bolso dos políticos da região”

Intelectual

30 de outubro, 2024 | 13:39

“Está jovem deveria ter o apoio do governo precisarmos de mais médicos governo podia lançar a Campanha + médicos e dar toda assistência incentivar pessoas que vão trazer benefício a população um médico dedica sua vida a cuidar das pessoas cadê governador apoio para estes jovens da medicina quê é muito caro pra se formar em medicina deveriam ter o apoio do governo federal 100% melhoria na saúde quanto mais médicos melhor pra população.”

Nordeste a Vista

30 de outubro, 2024 | 08:36

“Ainda bem que ela tem transporte publico disponível pela prefeitura, já imagino no nordeste onde os alunos anda em media 65 km a pé sem incentivo ou ate mesmo transporte púbico.”

Envie seu Comentário