
28 de outubro, de 2024 | 11:29
Ipatinga registra mais de 80mm de chuvas nos últimos dias
Administração pública afirma que não houve ocorrências graves até o momento devido aos trabalhos preventivos
Entre às 6h da última sexta-feira (25) e 6h desta segunda-feira (28), Ipatinga registrou o acumulado de 80mm de precipitação pluviométrica. Os bairros Limoeiro, Bom Jardim, Bethânia e Canaã foram os mais atingidos. A informação foi divulgada pela administração municipal.As tempestades em curto período de tempo causaram pequenas inundações em algumas vias, enxurrada forte nas partes altas e a queda de duas árvores em vias da cidade. Houve carreamento de lama em ruas do Ideal, Caravelas, Forquilha, Vagalume e Barra Alegre, requerendo a mobilização de trabalhadores, máquinas e caminhões.
A Defesa Civil está de prontidão e continua monitorando todas as áreas de risco, tendo em vista as previsões de continuidade do tempo instável nesta semana que se inicia. Contudo, até o momento não houve registro de ocorrências graves”, informou a prefeitura, por meio de nota.
Prevenção dá resultados
Segundo o governo municipal, o trabalho preventivo realizado ao longo do ano, e especialmente após o período eleitoral, teve resultados positivos até o momento. O destaque é a limpeza de bueiros, que evitou inúmeros alagamentos, e a limpeza das galerias de ribeirões, que possibilitou o escoamento da cheia sem nenhuma intercorrência.
Nos locais onde houve transtornos quanto à falta de vazão as equipes encontraram grande quantidade de resíduos domésticos e comerciais, o que sinaliza a necessidade de um cuidado especial com o descarte de lixo na cidade. De acordo com a PMI, é muito importante o apoio e colaboração da comunidade no descarte correto do lixo, principalmente respeitando os dias e horários de coleta.
Trabalho continua
A prefeitura mantém três equipes de plantão para ações emergenciais. O serviço de tapa-buracos acontece simultaneamente à limpeza das vias prejudicadas pelo acúmulo de barro e areia. A prefeitura solicita aos moradores que sofrerem qualquer impacto das chuvas que entrem em contato imediato com a Defesa Civil: 3829-8181. Na hipótese de qualquer risco à vida, a recomendação é deixar imediatamente o local, pedir ajuda e solicitar a presença da Defesa Civil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mariana
28 de outubro, 2024 | 12:33Os que voltaram no prefeito de Ipatinga mg,tem que cobrar dele .”
Amadeu.
28 de outubro, 2024 | 11:50Boa tarde.
Essas boca de lobo deveriam ser limpa e coloca as tamoas há mais tempo ...espera chover para limpar .Kd os gerentes do setor.
Ok”