24 de outubro, de 2024 | 17:30
Entidade orienta elaboração de projetos de cultura da periferia
O ECOAR - Espaço Cultural Ofício e Arte, reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura em Ipatinga, estará oferecendo gratuitamente apoio e consultoria aos artistas e agentes que atuam em territórios periféricos para elaboração de propostas culturais a serem inscritas no Edital da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc.Lançado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga no dia 14 de outubro, o Edital da PNAB selecionará propostas culturais nas áreas de teatro, circo, dança, música, artes urbanas e hip hop, literatura, audiovisual, artes visuais, artesanato, cultura popular, moda e patrimônio cultural. O prazo de inscrições é até o dia 30 de outubro.
Sediado no bairro Limoeiro, o ECOAR Ponto de Cultura atua há cinco anos para o fortalecimento da cultura nos e dos territórios periféricos em sua pluralidade; ofertando gratuitamente ao público uma programação diversificada com cursos livres de teatro, poesia e música; apresentações teatrais; saraus; projetos de fortalecimento da cultura negra; de educação antirracista, entre outros projetos”, informa a assessoria do grupo.
Na avaliação de Lucciano Whyte, produtor executivo do ECOAR, o lançamento do Edital da PNAB amplia as oportunidades para a cultura periférica. Sabemos que muitos artistas das periferias tem um sonho na gaveta e não encaminham propostas para os editais de fomento à cultura por ausência de conhecimento para a escrita; esperamos ser uma ponte para as possibilidades de conexão entre o sonho e a igualdade de oportunidade para concorrência aos recursos financeiros do setor cultural”, afirmou.
A iniciativa do ECOAR Ponto de Cultura é voltada exclusivamente para artistas e agentes culturais que moram e atuam nas periferias. Quem se interessar pode entrar em contato pelo Whatsapp (31) 99378-0377 ou pelo email [email protected].
O Edital da PNAB possui a categoria: Conexões, que é voltada para inscrições de propostas de batalha de rimas; slam; grafite e a categoria mostra hip hop. Mais informações sobre a PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]