
22 de outubro, de 2024 | 12:00
Estudantes visitam o Diário do Aço para conhecer a produção textual
Um grupo de estudantes da Escola Municipal Maria Ivone Damasceno, de Ipaba do Paraíso, visitou nesta terça-feira (22) o jornal Diário do Aço e a Gráfica Art Publish, em um trabalho coordenado pela professora Eluana Marjória, Karine Lima (coordenadora) e Gabriela Gonçalves (assistente em Educação Especial).
Na visita, os estudantes quiseram saber, principalmente, sobre como os jornalistas escolhem palavras para escrever uma notícia. A maioria trouxe perguntas sobre como os textos de um jornal/site são escritos, onde jornalistas encontram tantas palavras para um texto e se todos os jornalistas trabalham em mais de uma seção (editoria). Uma das crianças quis saber se poderia copiar os textos da internet e a ela foi explicado que isso se chama plágio, uma desonestidade que não é legal e leva uma pessoa a ser processada e ter que pagar uma indenização.
A professora Eluana relata que desenvolve um projeto literário com a sua turma do 2° ano do Ensino Fundamental e no momento as crianças estudam o gênero textual Jornal (notícias), por isso, a visita ao Diário do Aço. A riqueza do projeto literário está no fato de ser um dos incentivadores na formação do hábito de leitura. Um dos principais objetivos é o de valorizar a literatura para que seja um meio prazeroso e de cultura”, enfatiza.
O projeto tem a proposta de auxiliar a criança a acentuar a imaginação, a aguçar a curiosidade e a desenvolver a linguagem, tanto escrita quanto oral. Com a leitura, as crianças constituem suas subjetividades e, é pelo viés da imaginação, da fabulação, que vão preenchendo os vazios e se apropriando da realidade, transformando o leitor iniciante em um descobridor de conhecimento escondidas entre as linhas de uma história ou notícias. Essa dinâmica permite que a criança aprenda que a leitura ensina além das letras, palavras e textos, como valores, conhecimentos, reflexões e muito mais”, detalha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Adonilson
23 de outubro, 2024 | 11:58?tima iniciativa para enriquecer o aprendizado e conhecimento das nossas crianças conhecendo a redação de um jornal de tão grande alcance.
Parabéns a todos envolvidos.
Ver meu filho aí visantando as instalações do jornal me encheu de alegria.”
Tião Aranha
22 de outubro, 2024 | 22:58Bom texto. Quando estamos rezando estamos falando com Deus. Quando estamos lendo, é Deus que fala conosco. Rs.”