23 de outubro, de 2024 | 08:20

Curso de Defumação de Carnes e Pescados capacita produtores rurais no Vale do Aço

Divulgação/Sistema Faemg Senar
Iniciativa visa capacitar produtores ruraisIniciativa visa capacitar produtores rurais

Teve início nesta segunda-feira (21), em Joanésia, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, o curso de Defumação de Carnes e Pescados, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Ipatinga e apoio da prefeitura local. A capacitação tem como objetivo principal ajudar os produtores rurais a agregar valor aos produtos de origem animal que já possuem em suas propriedades, segundo informado pela assessoria da entidade.

Entre os dias 14 e 18 de outubro, a mesma formação foi concluída em Ipatinga, e teve a participação de dez produtores locais. Segundo o instrutor do curso, Marlan Coutinho Costa, o treinamento busca capacitar outros dez produtores rurais de Joanésia para agregar valor aos produtos por meio da utilização de tecnologias de manipulação e padronização. “A ideia é que o produtor consiga melhorar e valorizar os produtos que já tem, como carne de porco e frango. Além de agregar valor, buscamos criar um padrão de qualidade para esses produtos, ensinando a sanitização e a organização do ambiente de trabalho”, explicou.

Durante as aulas, os participantes aprendem técnicas de preparo de diversos produtos defumados, como carne na lata, linguiça tipo Calabresa, paio, salaminho tipo Italiano, Milano, Pepperoni e até charque. O objetivo é que os produtores adquiram o conhecimento necessário para garantir a qualidade e a segurança sanitária dos alimentos que produzem, oferecendo produtos diferenciados no mercado.

"Essa iniciativa faz parte dos esforços do Sistema Faemg Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga em qualificar os produtores, promovendo o desenvolvimento das suas atividades e proporcionando novas oportunidades de negócio e crescimento econômico para as famílias rurais da região", destaca o presidente do Sindicato Rural de Ipatinga, Adauto Valamiel.

Mais qualificações
Ao longo desta semana, outras formações serão ministradas em diversos municípios dos Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Além do destacado curso de Defumação de Carnes e Pescados, a programação abrange uma variedade de treinamentos, como por exemplo, o curso de Adestrador de Animais/Doma Racional de Equídeos em Peçanha; Criador de Peixes em Tanque Suspenso em Serra dos Aimorés; Operador de Drones em Antônio Dias, Timóteo e Malacacheta; e Produção Artesanal de Quitandas Mineiras em Conselheiro Pena.

Ao todo, serão promovidos 46 cursos gratuitos distribuídos em 26 municípios, com foco em capacitar trabalhadores do campo em várias áreas. Os cursos serão realizados nos seguintes municípios: Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Conselheiro Pena, Divinolândia de Minas, Ipanema, Ipatinga, Itabirinha, Itambacuri, Jaguaraçu, Joanésia, Machacalis, Malacacheta, Marliéria, Ouro Verde de Minas, Peçanha, Poté, Resplendor, Sabinópolis, Santa Helena de Minas, Serra dos Aimorés, Timóteo e Vargem Alegre.

Os eventos são realizados sem custo para os participantes, com o objetivo de fomentar a capacitação e qualificação no meio rural.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Michele Silva Gonzaga

23 de outubro, 2024 | 13:24

“Como fazer para participar do curso?”

Envie seu Comentário