20 de outubro, de 2024 | 08:30
Simpósio atualiza profissionais para enfrentamento de arboviroses em Ipatinga
Na próxima terça-feira (22), o Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, recebe o III Simpósio sobre arboviroses. O evento, conforme apurado pelo Diário do Aço, é voltado para os profissionais de saúde do município, tanto da rede pública como da rede privada e também para os estudantes dos cursos da área da saúde, para que já comecem a se habituar com a realidade dos arbovírus na região, e consequentemente, com um melhor preparo para oferecer uma assistência adequada para a população.
O foco deste simpósio são as arboviroses dengue, zika, chikungunya e também oropouche, esse novo vírus que está circulando aqui entre nós. Vamos estar abordando a respeito do plano de contingência para assistência a essas arboviroses que vão aumentar neste período de sazonalidade que é agora no final de 2024 para 2025”, explicou Carmelina Lobato, médica infectologista referência no município, ao Diário do Aço.
A programação prevê uma atualização de práticas, conforme o protocolo do Ministério da Saúde, em relação ao atendimento de pacientes com sintomas das arboviroses. Desta forma, os profissionais da saúde devem estar mais preparados para o manejo clínico, que pode evitar complicações dos quadros de saúde e principalmente óbitos.
Esse evento é um marco que nós temos nessa lida com as arboviroses, porque vai estar envolvendo os profissionais de saúde, tanto da rede pública como da rede particular, para as orientações com relação às medidas preventivas e assistência às arboviroses. Nós vivemos uma zona endêmica de arbovírus, então os profissionais de saúde precisam estar sempre atualizados sobre esse tema. Nós esperamos de fato um público que venha interessado em estar se atualizando, que a gente possa fazer um debate com os médicos que estarão presentes mostrando a sua experiência com as arboviroses, principalmente com relação a essa epidemia que nós vivemos nesse ano de 2024. Vamos ter também representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), através da nossa Superintendência Regional de Saúde (SRS), que vai estar abordando as questões epidemiológicas com relação às arboviroses”, concluiu Carmelinda.
Até esta sexta-feira (18), o Painel de Monitoramento de Casos mostrava que Ipatinga tem 6.227 casos notificados de dengue, com nenhuma morte registrada. Em relação a chikungunya, são 15.840 notificações de casos, 7 mortes confirmadas e cinco sob investigação da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os dados foram atualizados pela SES-MG na última segunda-feira (14).
Inscrições
Os profissionais de saúde da rede pública já estão inscritos e todos devem participar. Foram convidados também, os profissionais que atuam na rede privada, que devem fazer uma inscrição por meio do Núcleo de Epidemiologia do hospital municipal, pelo telefone 3828-5681.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]