19 de outubro, de 2024 | 08:50

Transição para estação chuvosa pode começar neste fim de semana

Por Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
A chuva deve voltar a cair na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) neste sábado (19). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, ocorrendo preferencialmente a partir da tarde. No domingo (20), pode chover a qualquer momento do dia.

A meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, explica que áreas de instabilidade se concentrarão no Brasil Central e Sudeste, mantendo condições favoráveis para chuva. "Fim de semana com chuva no Vale do Aço e em grande parte de Minas Gerais. E no domingo o dia fica nublado, com previsão de chuva a qualquer hora", destaca.

O sábado será de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ocorrendo preferencialmente a partir da tarde. A temperatura mínima na região deve ser de 21°C e a máxima de 32°C. No domingo, o dia amanhece nublado, com chance de chuva a qualquer hora. A temperatura mínima deve ser de 22 graus e a máxima de 28.

Período de transição
Anete explica também que o mês de outubro é o período de transição para o período chuvoso, e, por isso, a partir de agora, a tendência é que as pancadas de chuva se tornem frequentes. "No sábado e domingo, a chuva será generalizada e deve ir até segunda-feira. Depois, voltam as típicas pancadas de fim de tarde e noite, comuns nos meses de primavera e verão", completou.

Para a meteorologista, ainda é cedo para falar se o volume de chuva está abaixo ou acima da média. "Por enquanto, está dentro da normalidade. Estamos no período de transição. As chuvas aumentam em frequência e volume gradativamente no decorrer da segunda quinzena de outubro. Então, o comportamento está dentro do esperado para a época do ano", avaliou.

Estação chuvosa
Fulvio Cupolillo, professor e pesquisador da área de Climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Governador Valadares, salienta também que a estação chuvosa começa em outubro e se estende até março. Ele aponta que, de acordo com a previsão climática elaborada pelo Inmet e interpretada pelo IFMG, foi detectado que a primeira quinzena de outubro teria uma possibilidade mínima de chuva, como aconteceu.

"A previsão também indicou que, na segunda quinzena, começariam as primeiras chuvas, em consequência de uma frente fria vinda da Amazônia, trazendo a umidade daquela região para nós. De fato, no final da primeira quinzena e início da segunda, ocorreu a entrada da primeira frente fria, que gerou chuva e vendaval na região. A partir de agora, com a entrada na estação chuvosa, a tendência é que chova mais a cada mês, inclusive em novembro", explicou.

Já pulicado:
Defesa Civil de Ipatinga vistoria áreas de risco
Defesa Civil estadual emite alerta de chuva para região nos próximos dias
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zezé

20 de outubro, 2024 | 00:17

“O slogan da campanha bem sucedida foi, DAQUI PRA MELHOR. Sadi e Cacau irão representar a excelência dos 2 melhores mandatos já vivenciados por nós Fabricianenses de Dr Marcos Vinicius e Sadi.”

Antônio Jk

19 de outubro, 2024 | 09:01

“Espero que a Defesa Civil de Cel Fabriciano continue com o excelente trabalho efetuado na Gestão do Prefeito Dr Marcos Vinicius e com o ex Gerente da mesma o Sr Luiz Guilherme Amaral Jr que fez esse Órgão ser respeitado e ser referência!”

Envie seu Comentário