18 de outubro, de 2024 | 15:03
Ipatinga distribui repelentes para gestantes no combate às arboviroses
Divulgação
Iniciativa protege grávidas contra o zika vírus, dengue, chikungunya, oropouche e previne síndromes congênitas relacionadas
Iniciativa protege grávidas contra o zika vírus, dengue, chikungunya, oropouche e previne síndromes congênitas relacionadas
Com a chegada do fim do ano e o início do período chuvoso, o Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga está intensificando as ações de combate às arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e oropouche. Entre as iniciativas, a Secretaria de Saúde começa na próxima segunda-feira (21) a distribuição de repelentes para gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, conforme divulgado pela administração pública.
A entrega é destinada exclusivamente às mulheres que estão no primeiro trimestre de gestação e fazem seu pré-natal na rede SUS de atenção primária. O objetivo é proteger as grávidas principalmente contra o Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, prevenindo complicações graves, como as síndromes congênitas associadas à infecção.
O secretário de saúde, Walisson Medeiros, destacou a importância dessa medida. A aquisição dos repelentes é uma estratégia eficaz no combate às arboviroses, garantindo a proteção das gestantes e prevenindo complicações graves”.
A médica infectologista Carmelinda Lobato fez um alerta importante à população sobre o uso de soluções caseiras: É fundamental evitar o uso de repelentes caseiros, que não têm comprovação científica de eficácia. O uso de produtos aprovados é essencial para garantir proteção adequada”.
Ações
A administração municipal destaca que está intensificando as mobilizações de combate à dengue em áreas de risco e programou o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 para os dias 4 a 6 de novembro. Com os dados desse levantamento, a Secretaria de Saúde irá mapear as regiões com maior incidência de arboviroses, direcionando as vistorias em residências para controle e conscientização dos moradores.
Além disso, ações educativas serão feitas nas escolas municipais, incentivando o combate e a prevenção à proliferação do mosquito. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas preventivas para enfrentar o aumento da circulação do Aedes aegypti durante o período chuvoso e proteger a população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]