18 de outubro, de 2024 | 08:30
Frequente abandono de animais no Barra Alegre revolta moradores
Enviada ao Diário do Aço
Leyse resgata animais em situação de risco, abandono ou maus-tratos, além de encaminhá-los para adoção responsável
Leyse resgata animais em situação de risco, abandono ou maus-tratos, além de encaminhá-los para adoção responsável
Residentes no distrito de Barra Alegre, em Ipatinga, relatam o aumento de animais abandonados na localidade. Uma moradora, que também é protetora de animais, procurou a reportagem do Diário do Aço para enfatizar a sua preocupação.
Leyse Cristina Santos Oliveira pontuou que muitas pessoas têm abandonado vários gatos e cachorros próximo à uma ponte do distrito. Por ser um local ermo, fica mais fácil fazerem isso. Está chegando o fim de ano e tende a dobrar esse abandono, porque as pessoas viajam. Eu tenho sete cachorros na minha casa que foram abandonados nesse local, que recolhi para cuidar e ficaram. Fora os outros que também resgatei, mas consegui doar”, afirmou.
Ela ainda detalhou que o bairro Taúbas também é um local onde o abandono é constante. Em maio deste ano, o jornal publicou uma notícia em que um morador do bairro se indignava com a prática por lá. Agora, de um tempo para cá, aumentou no Barra Alegre. Fora os gatos que as pessoas jogam da ponte no ribeirão. A população tem que se conscientizar a não cometer essa crueldade. É crime. É uma questão até de saúde pública. Jogam os bichinhos doentes, e isso sempre cai no colo de alguém. Ou os bichos ficam nas ruas criando e aumentando o sofrimento”, afirmou a protetora.
Eu já levei cachorro que peguei até para Belo Oriente. Castrei, dei remédio, cuidei e consegui doar. Faço o que posso. Mas é difícil. Sou protetora independente e peço ajuda às vezes para amigas de ONGs, que sempre se solidarizam e me doam algum medicamento, me socorrem”, complementou.
Saiba como contribuir
Leyse resgata cães e gatos em situação de risco, abandono ou maus-tratos, além de os encaminhar para adoção responsável. Os interessados em ajudar os animais podem fazer transferências por meio do Pix 03276197677 (CPF), conta aberta em nome de Leyse Cristina Santos Oliveira, no banco Itaú. Também é possível entrar em contato por meio do telefone (31) 97544-8101.
Abandono de animais é crime
Em todo o estado prevalece a Lei nº 22.231 que define maus-tratos, elencando como a ação ou omissão que atentem contra a saúde ou a integridade física e mental. Conforme este regulamento, é considerado crime: privação de necessidades básicas; lesão ou agressão, que causam danos físicos e óbitos; abandono; ato de obrigar o animal a trabalhar excessivamente ou de modo superior as suas forças, além de submetê-lo a condições ou tratamentos que resultem em sofrimento; criação, mantimento ou exposição em recinto desprovido de segurança, limpeza e desinfecção; utilização em confronto ou luta entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes; envenenamento; abuso sexual.
Em âmbito nacional, existe a Lei nº 9.605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Trazendo penas de detenção de três meses a um ano para os criminosos. Com a inovação da Lei nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/98, as penas de crimes contra cães e gatos é de dois a cinco anos de reclusão.
Pela prática de maus-tratos, o autor pode ser preso, autuado administrativamente com previsão de aplicação de multa, que varia o valor entre R$ 1.583,91 e R$ 10.559,40, respondendo posteriormente nas esferas competentes. As medidas administrativas adotadas estão previstas no Decreto nº 47.383, de 2 de março de 2018.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rose Candy
19 de outubro, 2024 | 14:18Aqui no bairro Chacaras Madalena tbm ocorre esse crime. Perto da Pedreira as pessoas vem e descartam oa bichos como ae fossem lixo.”
Rose Castro
19 de outubro, 2024 | 11:47Gente descubram ração barata e levem pro que passam fone ,deem comprimido corta cio 6,00 por mês pra cadelas até 10 kg e 9,09 até 20 kg pra não pegarem cria...poe na salsicha todo mês no mesmo dia....ou injeção a cada 4 meses.Agua limpa lavem os potes variam perto onde eles dormem pra não pegarem pulgas e carrapatos...banho com sarnadil sabonete......e dar vermifugo amplo espectro a cada 4 meses.....alimentem os famintos.....faz querela com fígado risotao”
Pedro
19 de outubro, 2024 | 05:51NA ESTRADA DO IPANEMÃO QUASE TODO DIA ISSO ACONTECE. PESSOAS COVARDES, SEM DEUS NO CORAÇÃO.”
Leitor
18 de outubro, 2024 | 17:50Fazem pior no distrito do vale verde”
Tomate
18 de outubro, 2024 | 12:19Gente se você não vai cuidar até o fim da vida nao pegue o cão e muito doloroso para o cão causa sofrimento ele se apega ao dono e depois é abandonado isso é desumano não faça isso o cão é muito racional ele e protetor se apega no dono e abandonar é um crime pessoa que faz isso deveria ser preso no mínimo uns 6 anos de cana denunciar se ver alguém abandonar cães não deixem de denunciar.”
Tomate
18 de outubro, 2024 | 12:14Essa cachorrinha e Pincher quero um filhote”
Rst
18 de outubro, 2024 | 11:04Aq no bairro Petrópolis em Timóteo a situação dos animais é crítica estão abandonados e passando fome.”
Pedra Brannca
18 de outubro, 2024 | 10:39A mesma situação acontece no bairro Pedra Branca,muitos cães abandonados e ficam vagando pelas ruas,daqui uns dias infelizmente terá mais cães do que moradores”
Valdemar Linhares
18 de outubro, 2024 | 09:26Região do Barra Alegre,, estrada do Ipaneminha, ipanemão , tribuna e clube parque das cocheiras são locais usados com frequencia para abandono de animais.
é uma situação muito triste .”
Pagador de Imposto
18 de outubro, 2024 | 09:11Muito revoltante, o "ser menos humano" está cada vez mais distante do "ser humano", isso é igualmente feito pelos que abandonam os animais e esse tal de poder público, que realmente não importa com nada além do seu umbigo! Espero que todos que abandona animais tenha um morte bem lenta e desgraçadas.
Ps.: Os que abandonam bebes, esse deveriam morrer umas 10x.”
Ace
18 de outubro, 2024 | 08:36De fato, uma Situação triste. De um lado a pouca ou nenhuma estima do ser humano para com os animais , de outro a total inércia do poder público. " Os animais são as almas atormentadas e os homens os diabos atormentadores "”