
18 de outubro, de 2024 | 00:02
Parceria entre Senai e Trilhas de Futuro oferta mais de 9 mil vagas para cursos gratuitos
Divulgação
Aulas teóricas serão promovidas nas escolas estaduais, enquanto as aulas práticas ocorrerão nos laboratórios do Senai

Ipatinga é uma das 37 cidades mineiras contempladas pelo programa Trilhas de Futuro nas Escolas, uma parceria entre o Governo de Minas e o Senai-MG. Lançado recentemente pela Secretaria de Estado de Educação, o projeto é destinado a alunos que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 2025, oferecendo uma oportunidade de qualificação profissional já nos primeiros anos do ensino médio. As informações foram divulgadas pelo Senai-MG.
O objetivo do programa é ampliar as oportunidades educacionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Serão disponibilizadas 9,6 mil vagas em 153 escolas estaduais, distribuídas por 37 municípios, incluindo Ipatinga.
Entre os cursos oferecidos estão áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, as aulas teóricas serão promovidas nas escolas estaduais, enquanto as aulas práticas ocorrerão nos laboratórios do Senai. Esse formato permite a integração do conteúdo do ensino médio com a formação técnica, fortalecendo o desenvolvimento educacional dos alunos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de novembro, por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), acessível pelo site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]