18 de outubro, de 2024 | 00:02

Parceria entre Senai e Trilhas de Futuro oferta mais de 9 mil vagas para cursos gratuitos

Divulgação
Aulas teóricas serão promovidas nas escolas estaduais, enquanto as aulas práticas ocorrerão nos laboratórios do SenaiAulas teóricas serão promovidas nas escolas estaduais, enquanto as aulas práticas ocorrerão nos laboratórios do Senai

Ipatinga é uma das 37 cidades mineiras contempladas pelo programa Trilhas de Futuro nas Escolas, uma parceria entre o Governo de Minas e o Senai-MG. Lançado recentemente pela Secretaria de Estado de Educação, o projeto é destinado a alunos que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 2025, oferecendo uma oportunidade de qualificação profissional já nos primeiros anos do ensino médio. As informações foram divulgadas pelo Senai-MG.

O objetivo do programa é ampliar as oportunidades educacionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Serão disponibilizadas 9,6 mil vagas em 153 escolas estaduais, distribuídas por 37 municípios, incluindo Ipatinga.

Entre os cursos oferecidos estão áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, as aulas teóricas serão promovidas nas escolas estaduais, enquanto as aulas práticas ocorrerão nos laboratórios do Senai. Esse formato permite a integração do conteúdo do ensino médio com a formação técnica, fortalecendo o desenvolvimento educacional dos alunos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de novembro, por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), acessível pelo site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário