17 de outubro, de 2024 | 08:10

Alunos de toda a rede de ensino podem participar de evento de xadrez em Ipatinga

Enviada ao Diário do Aço
Poderão participar do circuito alunos de todas as faixas etárias Poderão participar do circuito alunos de todas as faixas etárias

A cidade de Ipatinga receberá a primeira etapa do Circuito Festival Clube de Xadrez da Educação Integral neste sábado (19). A realização é da Fundação Brasileira de Xadrez/Aciapi. O horário será das 8h às 11h, e o evento ocorrerá no Clube de Xadrez da Educação Integral, situado no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, na avenida Marechal Cândido Rondon, número 1.035, no bairro Veneza I, em Ipatinga.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio do link Formulário. Para efetivar a inscrição, também é necessário ler o regulamento:
regulamento.

Poderão participar alunos de toda a rede de ensino, municipal, estadual e particular. O evento também será voltado para todas as idades e, por esse motivo, as categorias serão divididas por faixa etária.

O treinador Helamã Rocha detalha à reportagem do Diário do Aço que o circuito contará com três etapas. “Então, serão premiados os primeiros de cada etapa. Haverá uma soma durante elas para saber quem será o campeão geral do circuito. Vai ter o campeão da etapa e no final vai somar as três para definir quem foi o geral”, explica.

Importância
Helamã destaca que, além do raciocínio lógico, o xadrez também ajuda as crianças e adolescentes na concentração em outras disciplinas, especialmente, a Matemática. “Também tem as habilidades socioemocionais, que falam que é a paciência, a tomada de decisões, isso é muito importante; Tanto dentro da escola quanto na vida das crianças. Se para o adulto é importante, para as crianças é muito mais. Ajuda a desenvolver mais ainda essas habilidades”.

“Há também o respeito pelo adversário. No xadrez, sempre antes de começar as partidas, os atletas se cumprimentam. É jogado em silêncio total. Alguma ponderação ou outra é feita durante o ato, mas com muita disciplina. Estamos em um ambiente escolar e conseguimos ver essa diferença. Muitos professores comentam, passam às vezes na sala e falam que na aula de xadrez é tudo quietinho, tranquilo, concentrado. Isso começou na rede municipal. O tempo integral, por exemplo, tem essa disciplina do xadrez e em outras escolas particulares também já existe a aula. É comprovado que melhora muito algumas questões”, complementa.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário