15 de outubro, de 2024 | 08:10

Estudantes de Medicina em Ipatinga promovem projeto voltado para mulheres

Divulgação
Ação é gratuita e dedicada às mulheres de todas as idadesAção é gratuita e dedicada às mulheres de todas as idades
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Comumente utilizado como ponto de lazer e diversão, o Parque Ipanema, principal cartão-postal de Ipatinga, receberá no próximo sábado (19) o evento "NutriVida Mulher: Incentivando hábitos saudáveis para prevenção de doenças e melhoria de qualidade de vida". A programação será iniciada às 9h. O projeto é desenvolvido por um grupo de alunos da turma 51 da Afya - Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga. O evento é gratuito e aberto a todas as mulheres da comunidade.

O projeto tem como objetivo principal conscientizar e apoiar as mulheres na adoção de hábitos alimentares e práticas saudáveis, fundamentais para a prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares.

“Sabemos que fatores como sedentarismo, estresse e obesidade aumentam o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, incluindo o câncer de mama, uma grande preocupação para as mulheres. Portanto, a adoção de hábitos saudáveis como a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios pode ajudar na prevenção dessas condições, cujos riscos são amplamente influenciados pelo estilo de vida. Durante o mês de outubro, em sintonia com a campanha Outubro Rosa, que foca na prevenção do câncer de mama, o projeto reforça a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados preventivos. O evento visa conscientizar e apoiar as mulheres na adoção de práticas que beneficiem sua saúde física e emocional a longo prazo, destacando como essas pequenas mudanças podem ter grandes impactos na qualidade de vida e na prevenção de doenças graves”, explica Sara Braga, uma das alunas.

Para enfrentar esse desafio, o projeto adotará uma abordagem integrada que combina educação, sensibilização e práticas saudáveis, sempre considerando a realidade e as necessidades das mulheres.

Entre as atividades disponíveis, Sara destaca as “aulas de dança e flag para se exercitar de maneira divertida e descontraída; aferição de pressão arterial; exames de bioimpedância e glicose, proporcionando uma análise detalhada da saúde e da composição corporal; sessões de quiropraxia e ventosaterapia, que ajudam a relaxar e alinhar o corpo aliviando dores e tensões; coquetel de comidas saudáveis e degustação de suplementos alimentares, mostrando opções práticas de alimentação saudável; entrega de livros de receitas fit com sugestões rápidas e nutritivas para o dia a dia; além de brindes especiais incluindo maquiagem e sessões de depilação a laser”.

Ainda conforme a aluna, o “evento é uma oportunidade única para as mulheres aprenderem sobre saúde, participarem de atividades dinâmicas e receberem orientações práticas para melhorar a qualidade de vida de forma completa, envolvendo tanto o corpo quanto a mente”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário