12 de outubro, de 2024 | 08:00

Exposição 80 anos Aperam resgata memória da empresa com objetos da comunidade

Divulgação/Aperam
A exposição pode ser visitada até 14 de novembro A exposição pode ser visitada até 14 de novembro

Memórias de oito décadas da Aperam South America estão reunidas em uma exposição celebrativa, realizada pela Fundação Aperam Acesita em parceria com a comunidade do Vale do Aço. Celebrando o aniversário de 80 anos da empresa, a Fundação lançou a mostra na noite da última quinta-feira (10), composto de itens diversos que remetem à história da empresa. A informação consta em nota enviada pela Fundação Aperam Acesita. Mais informações: email [email protected] ou whatsapp (31) 3849-7744.

A comunidade foi convidada a fazer parte da exposição, com o empréstimo de objetos guardados em casa, que marcaram a história da Aperam e de seus colaboradores desde sua criação, em 1944.

Placas, relógios, bottons, uniformes, fotografias, documentos, a primeira bicicleta feita inteiramente de aço inox, réplicas de edições dos jornais publicados pela empresa, uma amostra do gusa da primeira corrida da Aciaria, cadeiras e o primeiro filme exibido no antigo Cine Acesita, em 1949, compõem a exposição, que poderá ser visitada até 14 de novembro.
Divulgação/Aperam
A comunidade foi convidada a fazer parte da exposição, com o empréstimo de objetos guardados em casaA comunidade foi convidada a fazer parte da exposição, com o empréstimo de objetos guardados em casa

Fábio Junior Silva Oliveira é motorista em uma empresa prestadora de serviços da Aperam e logo que soube da exposição buscou nos pertences do seu pai, João Benedito de Oliveira, ex-colaborador da empresa, falecido há três anos, o uniforme azul que guardou de lembrança pela história vivida na antiga Acesita.

“Ao procurar o uniforme, encontramos diversos objetos, como placas de 10 e 20 anos, certificados de treinamento, até um registro do meu pai como operador de ponte rolante em 1982. Sabemos que ele guardou essas recordações com muito carinho e todos temos muito orgulho da história que ele viveu na Acesita e de hoje poder compartilhá-la nesta exposição”, contou Fábio, ao lado do irmão Lucas Oliveira, da mãe Ana Maria, e do filho Benício.

“Trata-se de uma exposição de várias histórias em um mesmo cenário. Cada item exposto aqui veio de alguém que tem uma história para contar, que faz parte das oito décadas da empresa. Essa é a riqueza da exposição Aperam 80 anos. Que todos que venham visitar possam conhecer essas histórias e contar novas histórias a partir da memória exposta na Fundação”, declarou Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys também lembrou do quanto a história da empresa marca a sua família. “Ao ver a exposição, me recordei de quando meu pai chegava em casa com o uniforme azul, dos passeios ciclísticos que fazíamos dentro da empresa. São muitas memórias que todos terão ao chegar aqui. E o mais importante é saber que a Aperam proporcionou o crescimento e fortalecimento econômico da cidade e da região. Timóteo e Aperam tiveram uma história fundida ao longo do tempo. E somos muito gratos por isso”, enfatizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fabrício

13 de outubro, 2024 | 11:50

“Aos editores, atualizem a reportagem... Ficou vazia , coloquem período aberto ao público geral, só informou a data de encerramento”

Rosilene da Silva Castro

13 de outubro, 2024 | 09:11

“Gostaria de mais informações sobre o horário de funcionamento da exposição?”

Envie seu Comentário