11 de outubro, de 2024 | 14:11
Ipatinga inicia trabalhos para criação do Plano Municipal de Coleta Seletiva
O Departamento de Meio Ambiente (Demam) de Ipatinga já iniciou os trabalhos para criar o Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS). O plano vai definir como a coleta seletiva será implantada na cidade, estabelecendo as regras e diretrizes que o município deverá seguir para colocar tudo em prática, informou a administração pública.
Entre as ações que estão previstas, destaca-se o levantamento da situação atual da coleta seletiva em Ipatinga. De acordo com o departamento, estudos técnicos para ajudar na criação do plano serão feitos, além da montagem de um modelo de coleta adequado à realidade local. O processo deverá ser exposto e validado em audiências públicas. Essas audiências vão garantir que a população participe da avaliação e validação do PMCS antes que ele se transforme em uma lei a ser aprovada pela Câmara de Vereadores”, destacou a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga, Fernanda Freitas.
A elaboração do plano foi possível graças a um processo de licitação. Uma empresa especializada em consultoria foi contratada para realizar todos os estudos e prestar o suporte técnico necessário. Essa equipe já está a todo vapor, junto com os engenheiros da prefeitura, na fase de diagnóstico”, completou a diretora.
Elaboração do plano
Para o conhecimento qualitativo dos resíduos gerados no município foi realizada uma análise gravimétrica, que envolve a coleta e análise dos resíduos sólidos gerados no município. Esse estudo vai mostrar quais materiais são mais descartados pela população e quais têm potencial para reciclagem, ajudando a montar a estrutura ideal para a coleta seletiva na cidade.
O prazo para a conclusão do Plano Municipal de Coleta Seletiva é de oito meses. Ao final desse período, Ipatinga terá todas as bases prontas para começar a coleta seletiva de forma planejada e eficiente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]