11 de outubro, de 2024 | 10:10
Proprietário rural provoca incêndio em área de preservação em Ipaba, mata animais e é multado em R$ 200 mil
Vídeo mostra área devastada por incêndio iniciado em uma coivara em fazenda vizinha a área de preservação ambiental em Ipaba
Enviada ao Diário do Aço
Ônibus usado para transportar brigadistas foi atingido pelas chamas e também foi destruido no meio do incêndio
Ônibus usado para transportar brigadistas foi atingido pelas chamas e também foi destruido no meio do incêndio
Um incêndio de grandes proporções causou destruição e prejuízos ambientais incalculáveis em Ipaba, antes da chuva desta semana. O sinistro foi registrado pelo 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente em Ipatinga, na manhã de quinta-feira (10), conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço. O proprietário rural que iniciou o fogo foi localizado e autuado, um ônibus foi incendiado e 150 hectares de área com vegetação foram atingidos pelas chamas. Contra o autor do incêndio foi emitido um auto de infração de cerca de R$ 200.000. Veja, mais embaixo, vídeo do local da devastação ambiental.
Acionadas por terceiros, policiais de Meio Ambiente foram informados que antes da chuva, na manhã de quarta-feira (9), houve um incêndio de grandes proporções na área da Fazenda Macedônia, no município de Ipaba. "Ao chegarmos ao local verificamos que o fogo havia queimado uma extensa área de mata, em uma área de preservação permanente e atingido também uma área de plantio de eucalipto", informa nota da PM Ambiental.
Brigadistas cercados pelo fogo
Para o combate ao fogo foram mobilizados cerca de 100 brigadistas da empresa Cenibra no combate às chamas. Quando enfrentavam o fogo, as chamas cercaram uma equipe, que teve de buscar às pressas uma rota de fuga. Já treinados para este tipo de situação, os trabalhadores conseguiram escapar.Entretanto, o incêndio avançou e atingiu um ônibus da empresa Vix, que havia levado os brigadistas ao local de combate às chamas. Não havia ninguém no veículo, que teve perda total.
Responsável foi localizado pela PMAMB
Os policiais de Meio Ambiente iniciaram os levantamentos e identificaram um fazendeiro, que assumiu ter iniciado o fogo. Ele explicou que havia solicitado a dois funcionários para fazer uma coivara no intuito de limpar uma área. O fogo foi iniciado, mas em questão de minutos, em função do tempo seco e calor que fazia na quarta-feira pela manhã, o fogo alastrou-se para uma mata próxima. Da mata, o fogo foi para a plantação de eucalipto. "Sendo assim, as medidas criminais e administrativas foram tomadas", conclui a nota da PM Ambiental.Animais foram carbonizados
No levantamento na área queimada, equivalente a 150 campos de futebol, foram encontrados animais silvestres carbonizados na área de amortecimento, ao redor da Fazenda Macedônia. Serpentes, tartarugas e lagartos (Teiú) foram encontrados mortos pelas chamas no meio do mato.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Luciano
12 de outubro, 2024 | 19:41Gente, não adianta, tem que prender uma pessoa dessas, isso que ele fez é grave, olha a quantidade de animais indefesso no final do vídeo mortos por esse fanático incendiário, todos são da mesma estirpe de energúmenos, sabem quem é a turma né pessoal?”
B@2
12 de outubro, 2024 | 08:10Idiota! Quanto aos funcionários treinados, o risco é imenso de serem vitimas do incêndio, mesmo capacitados. Este caso é parecido com o incêndio próximo a fabrica da Cenibra. Acredita- se que o dono de uma concessionária de veículo de Ipatinga tenha começado o fogo para limpar o terreno.”
Jhonata Martins de Souza
11 de outubro, 2024 | 21:27Eu estava no local.Tinha bastante vento ,chuva que poderia garrar o caminhão trovões e bastante fogo . Não somente cometeu crime ambiental mas quase houve homicídio de várias vítimas.”
Frederico
11 de outubro, 2024 | 20:09Infelizmente, as leis não funcionam em um país chamado Brasil, acredito que ele não vai preso e nem vai pagar essa multa pois deve ser amigo de alguma autoridade de alto escalão do governo, e acaba ficando por isso mesmo, na minha opinião ele tinha que pagar o dobro desse valor, e ainda ser preso por pelo menos uns seis meses para ver se aprende.”
Anônimo
11 de outubro, 2024 | 13:30Não vai dar nada! Não vai pagar a multa, e não vai ser preso. Lei frouxa, beneficia infratores e ladrões. Vai continuar solto e colocando fogo na mata. Infelizmente se tivéssemos leis fortes e sem brechas, garanto que não iriam fazer de novo.
Vai Brasil. País da corrupção.
Triste pelos animais, e a mata queimada...”
Barato
11 de outubro, 2024 | 12:46Pelo tamanho do estrago ficou de graça”
Anderson
11 de outubro, 2024 | 12:45Meu Deus! Quando iremos deixar de ser terceiro mundo! Nunca, ao julgar por essas atitudes lamentáveis.”
Ronaldo Lara
11 de outubro, 2024 | 10:31O homem é o lobo do homem. Quanta ganância, truculência e ignorância.”