Proprietário rural provoca incêndio em área de preservação em Ipaba, mata animais e é multado em R$ 200 mil

Vídeo mostra área devastada por incêndio iniciado em uma coivara em fazenda vizinha a área de preservação ambiental em Ipaba

11/10/2024 às 10:10
Enviada ao Diário do Aço
Ônibus usado para transportar brigadistas foi atingido pelas chamas e também foi destruido no meio do incêndio

Um incêndio de grandes proporções causou destruição e prejuízos ambientais incalculáveis em Ipaba, antes da chuva desta semana. O sinistro foi registrado pelo 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente em Ipatinga, na manhã de quinta-feira (10), conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço. O proprietário rural que iniciou o fogo foi localizado e autuado, um ônibus foi incendiado e 150 hectares de área com vegetação foram atingidos pelas chamas. Contra o autor do incêndio foi emitido um auto de infração de cerca de R$ 200.000. Veja, mais embaixo, vídeo do local da devastação ambiental.

Acionadas por terceiros, policiais de Meio Ambiente foram informados que antes da chuva, na manhã de quarta-feira (9), houve um incêndio de grandes proporções na área da Fazenda Macedônia, no município de Ipaba. "Ao chegarmos ao local verificamos que o fogo havia queimado uma extensa área de mata, em uma área de preservação permanente e atingido também uma área de plantio de eucalipto", informa nota da PM Ambiental.
Enviada ao Diário do Aço
Área atingida é equivalente a 150 campos de futebol

Brigadistas cercados pelo fogo

Para o combate ao fogo foram mobilizados cerca de 100 brigadistas da empresa Cenibra no combate às chamas. Quando enfrentavam o fogo, as chamas cercaram uma equipe, que teve de buscar às pressas uma rota de fuga. Já treinados para este tipo de situação, os trabalhadores conseguiram escapar.

Entretanto, o incêndio avançou e atingiu um ônibus da empresa Vix, que havia levado os brigadistas ao local de combate às chamas. Não havia ninguém no veículo, que teve perda total.

Responsável foi localizado pela PMAMB

Os policiais de Meio Ambiente iniciaram os levantamentos e identificaram um fazendeiro, que assumiu ter iniciado o fogo. Ele explicou que havia solicitado a dois funcionários para fazer uma coivara no intuito de limpar uma área. O fogo foi iniciado, mas em questão de minutos, em função do tempo seco e calor que fazia na quarta-feira pela manhã, o fogo alastrou-se para uma mata próxima. Da mata, o fogo foi para a plantação de eucalipto. "Sendo assim, as medidas criminais e administrativas foram tomadas", conclui a nota da PM Ambiental.

Animais foram carbonizados

No levantamento na área queimada, equivalente a 150 campos de futebol, foram encontrados animais silvestres carbonizados na área de amortecimento, ao redor da Fazenda Macedônia. Serpentes, tartarugas e lagartos (Teiú) foram encontrados mortos pelas chamas no meio do mato.


Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}