DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

10 de outubro, de 2024 | 08:50

Gustavo Nunes avalia 1º mandato, afirma que sua gestão teve “coragem” e projeta os próximos passos

Prefeito reeleito garantiu que tentaram “maquiar alguma coisa com áudio” para difamar sua imagem e que já judicializou as acusações

Alex Ferreira
Prefeito se diz abençoado com a possibilidade de dar continuidade ao trabalho no trabalhoPrefeito se diz abençoado com a possibilidade de dar continuidade ao trabalho no trabalho
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Gustavo Nunes (PL), prefeito reeleito em Ipatinga com 52.282 votos (44,56%), concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Aço nesta quarta-feira (9), em que ele fez um balanço do primeiro mandato e projeta o segundo. “Agradeço a Deus a oportunidade de ser reeleito, mas é claro que também tenho que agradecer a cada um dos mais de 52 mil votos recebemos, votos de confiança de você que aprovou o nosso trabalho e pediu uma continuidade. E claro, eu sou prefeito da cidade que tem mais de 230 mil habitantes, e quero governar para todos”, afirmou.

Gustavo também garantiu que tem um diálogo aberto com os prefeitos eleitos na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) e que está disposto a conversar e propor melhorias de forma metropolitana.

Balanço do primeiro mandato
Entre os feitos destacados nos seus primeiros quatro anos à frente do governo, Gustavo destacou o “pagamento de dívidas superiores a R$ 350 milhões, o retorno da confiança do prestador de serviços, a conclusão de o asfalto em mais de 180 ruas, reformas nas escolas e climatização de 60% das instituições de educação, reforma da prefeitura, início do projeto e da obra do Mercado Central, ampliação das unidades de saúde, do hospital municipal, retorno das cirurgias eletivas, construção do bloco cirúrgico, abertura de um novo edital de concessão de água e esgoto e entrega das escrituras dos imóveis para parte da população”.

Amadurecimento
Em 2016, Gustavo Nunes colocou seu nome à disposição do eleitorado como candidato a vereador, ficando como suplente. Em 2019 chegou à Câmara para ocupar a cadeira deixada vaga com a cassação do mandato do titular, Luiz Márcio (PTC), pela prática de peculato, e em 2020, foi eleito o prefeito mais jovem de Ipatinga, à época, com 26 anos.

“Eu tenho que confessar para vocês que, quando assumi a prefeitura em 2021, achamos realmente que alguns projetos nós iríamos conseguir executá-los em um espaço de tempo um pouco mais curto, mas estávamos enganados. Agora nós já temos toda a experiência, nós conhecemos a máquina pública, nós conhecemos aquilo que foi importante, aquilo que foi bom, quais os problemas que a cidade ainda enfrenta, temos a equipe formada dentro da administração municipal e que, sem sombra de dúvidas, com essa oportunidade de dar continuidade a esse trabalho, não tenho dúvida nenhuma que faremos um mandato muito mais eficiente, com muito mais qualidade, muito mais ágil para atender as demandas da cidade”, analisou o prefeito.

Transporte público
Gustavo Nunes afirmou que, em breve, o município terá uma nova frota de ônibus, e que um acordo junto a Saritur está próximo de ser concluído. Além disso, ele cita uma dívida adquirida desde 2004, e que só começou a ser paga em 2021.

“Hoje a prefeitura deve R$ 140 milhões para a Saritur, e eu sou o único prefeito da história dessa cidade que paga mensalmente as gratuidades para a Saritur. Nós temos responsabilidade fiscal na gestão, temos saúde financeira para pagar e entendemos que o direito adquirido da pessoa idosa temos que cumprir. Fizemos um acordo judicial para o pagamento dessa dívida de 2004 a 2021. Nós já assinamos esse acordo, mandamos para o Ministério Público. A Saritur se comprometeu a dar 40% de desconto no valor da dívida e vai parcelar o restante ao longo dos anos para a prefeitura. Em contrapartida, eles vão fazer a renovação de toda a frota de ônibus, vai voltar com os ônibus com ar-condicionado, voltar com os micro-ônibus para atender as comunidades, principalmente nas partes mais altas do nosso município e também vão ampliar o número de linhas e horários em todos os bairros de Ipatinga”, garantiu.

Veja também:
Gustavo Nunes é reeleito em Ipatinga

Denúncias e campanha

Gustavo declarou que um grupo de empresários e políticos financiou a campanha de adversário para que conseguissem, de certa forma, ter poder sobre a prefeitura e promover ações que os beneficiassem.

“A população conhece apenas aquilo que é demonstrado no período eleitoral, mas não faz ideia do que acontece nos bastidores da política. Me recordo em 2022, quando finalizou a eleição federal, esse grupo político esteve no meu gabinete conversando comigo amistosamente, onde a ideia era criar um grupo político em prol do município, para termos uma força no Congresso Nacional, no governo do Estado e uma força regional. E no primeiro momento acreditei de fato que era uma boa ideia. Mas logo na sequência começaram a aparecer algumas realidades que antes estavam obscuras. Eles acharam que eu seria um funcionário deles. Queriam ser donos da prefeitura, queriam que a prefeitura fizesse contratos com empresas ligadas a esse grupo”, resumiu.

“Agora, na campanha eleitoral, eles perceberam que não teriam a formatação desse grupo político com a minha participação para beneficiar essas pessoas, eles arrumaram um laranja qualquer para ser candidato deles a prefeito aqui com o objetivo de tomar o poder da prefeitura”, complementou.

Na reta final da campanha, alguns materiais atribuídos a Gustavo indicavam um suposto ato de corrupção. Indagado pela reportagem, ele respondeu que se trata apenas de uma forma de difamá-lo. “Inclusive, pagaram valores altos para algumas pessoas fazerem vídeos, tentaram maquiar alguma coisa com áudio, essas coisas aí para tentar denegrir nossa imagem. Eu falo isso aqui, claramente, publicamente, porque eu sei que eles fizeram isso e que eles pagaram para fazer isso”, afirmou o prefeito, concluindo dizendo que já acionou a Justiça. “Durante toda a campanha, do início ao fim, nós entramos com inúmeras ações eleitorais contra os nossos adversários por difamações, mentiras, calúnias, fake news. Todas essas situações nós vamos discutir na Justiça contra essas pessoas”.



Já publicado:
-Gustavo Nunes é reeleito em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

10 de outubro, 2024 | 21:03

“EU NÃO SEI PORQUE O DIÁRIO DO AÇO NÃO PUBLICA COMENTÁRIOS EM QUE FAÇO CRITICAS A ADMINISTRAÇÃO DESSE PREFEITO FAZEDOR DE QUEBRA MOLAS E PASSAGEM ELEVADAS (AGORA CERCADOR DE PRAÇAS). SEGUNDA FEIRA DIA 07/10,TIVE UMA REUNIÃO DE PAIS NA ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO E FOI NOS DITO QUE AS TURMAS DO OITAVO ANO NÃO TEM PROFESSOR DE PORTUGUÊS JÁ FAZ DOIS MESES. QUERO DIZER PARA O PREFEITO QUE A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SUA ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE.NOSSOS FILHOS NÃO MERECEM ESTAR PASSANDO POR ESTA ANGUSTIA. QUE SEU SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO TOME PROVIDÊNCIAS. OU ENTÃO O DEMITA.”

Rj

10 de outubro, 2024 | 15:48

“Ô Veiwer, deixe de ser sem noção! Quem chora e não aceita a derrota e, depois, manda áudios e vídeos são vocês patriotários. Esqueceu do 8 de janeiro de 2023?”

Amadeu.

10 de outubro, 2024 | 14:32

“Foi eleito com a máquina na mão, tem que olhar esses postos de saúde e olhar pro funcionário que competências....tem excelentes funcionários só falta qualificação melhor. Tem médico especialista que Trabalha 12 hs semanais e outros que trabalham 12 hs diária...esses postos de saúde estão tudo uma bagunça..kd os gerentes...tem que valorizar o trabalhador concursado e aqueles que trabalham pq gostam.
Ok”

Petista Raiz

10 de outubro, 2024 | 14:02

“Não votei nele pq não queria a continuidade dele no governo,mas já que venceu nas urnas temos w respeitar os resultados.eu sou servidora pública na área de saúde e vi MTA gente de cargos comissionados fazendo campanha p os adversários,inclussive pessoas com cargos de primeiro ,segundo e terceiro escalão ( gerentes baba ovos de vereadores) e assim q o 22 venceu,eles mudaram os discursos,inclusive em alguns postos de saúde de Ipatinga ,já que venceu o 22 e teremos que suportar mais 4 anos,que o prefeito mande fiscalizar os postos de saúde,pq lá e uma bagunça desgraçada, gerentes vão qdo quer e o pessoal da saúde e da zoonoses saem e vão pra casa dormir e desaparecem pra outros fins particulares e do voltam na hora de assinar ponto e tbm esse nepotismo ,assédio moral e prestação de contas fantasmas nas escolas conveniadas acobertados pelos contadores conveniados ,minhas irmãs e uma tia trabalham em escolas conveniadas e lá e nepotismo desde a direção aos funcionários ,ficando sem espaço pra outras pessoas da comunidade trabalhar.ka enviei denuncia para a secretaria de educação e p ministério público e tbm.psrs o presidente da câmara de vereadores ,nenhuma atitude foi tomada ,pq alguém tá conivente com toda essa safadeza . Vou enviar agora a denuncia para o gaeco.”

Viewer

10 de outubro, 2024 | 13:52

“Ele fez um excelente mandato, trabalhou contra um sistema que joga sujo e é controlado por bandidos e mesmo assim está assumindo mais um mandato com muito mérito, vai dar continuidade a mais crescimento e qualidade de vida.

Aqueles que estão chorando pela vitória dele que mandem áudio.”

Sérgio Fernandes Ribeiro

10 de outubro, 2024 | 13:39

“Parabéns Prefeito pela reeleição. No próximo mandato precisamos desburocratizar a Prefeitura. Acho que deveria ter somente um local para protocolo e as áreas com um tempo para realizá-las e dar retorno. Ex: cobram a regularização dos imóveis e não temos respaldo para tal. Fica a dica.”

Carlinhos

10 de outubro, 2024 | 11:35

“Ipatinga deveria ter mais áreas verdes, ainda mais no centro!

Venho do interior de SP, onde criamos até hoje mais de 2050 cavalos, mas aqui mal se preserva o meio ambiente...
Quero iniciar meus trabalhos aqui, mas não vejo como criar meus cavalos em um lugar tão poluído.
Prefeito! Como foi reeleito, olhe por sua cidade! A população sofre com a poluição tanto de particulados, quanto sonora e pela emissão de gases da usina.”

Dalva Analia Evencio

10 de outubro, 2024 | 11:25

“Legal, quero ver o orçamento para asfalto que o prefeito liberou pra ser pago só daqui a 5 anos como vai ficar!

Vai se iniciar outro mandato e a bomba vai cair no colo de outro, ah como sofres, minha Ipatinga”

Gildázio Garcia Vitor

10 de outubro, 2024 | 09:25

“Parabéns ao Prefeito pela reeleição! Espero que ele consiga concluir, pelo menos parcialmente, todas as promessas de campanha, inclusive aquelas sobre a Educação de "primeira" do Município, ainda sob a responsabilidade dos Professores, Assistentes da Educação, Cantineiras, Auxiliares de Serviços Gerais, Coordenadores, Equipe Diretiva e, até, pelos Seguranças terceirizados.”

Envie seu Comentário