08 de outubro, de 2024 | 17:34

Onça-parda resgatada na região passará por quarentena e será devolvida à natureza

Reprodução
Animal foi sedado para ser resgatado em segurançaAnimal foi sedado para ser resgatado em segurança
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A onça-parda ou puma (Puma concolor) capturada nesta segunda-feira (7) por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Meio Ambiente, no bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso, passará por monitoramento antes de ser devolvida à natureza. A informação foi confirmada pela Usipa.

O animal resgatado foi encaminhado ao Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), onde cumpre quarentena. A captura também contou com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e dos veterinários Lélio Costa e Silva, responsável pelo Cebus, e Ritielle C. de Almeida e Mauro Liberato.

Segundo informado pela instituição em nota, o felino fugiu de áreas atingidas por queimadas, um fenômeno cada vez mais comum devido à perda de habitat natural. O bairro é limítrofe com áreas de preservação e remanescentes de matas, de onde deve ter saído o felino.

“Esse caso reforça a urgência de prevenir queimadas, que estão forçando diversas espécies a migrarem para áreas urbanas em busca de abrigo e alimento”, pontua.

Sedação
A onça foi encontrada encurralada em um cômodo no fim de um corredor estreito. Para que fosse feita a captura segura foi feito contato com o Cebus para que fosse feita a sedação. Técnicos do Cebus e do IEF atuaram no local e o animal foi transportado para ser examinado, tratado e encaminhado para um local adequado.

Já publicado:
Fim do perigo: Onça-parda é capturada no bairro Parque Caravelas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

09 de outubro, 2024 | 06:25

“O bicho é um sobrevivente da ganância e da loucura humana.É um gato grande e caça somente por fome, normalmente não ataca o ser humano. Pode atacar para proteger as crias e se for acuado, mas acuado, até um "viralatinha" ataca.O bicho merece viver!!Parabéns para os bombeiros, IEF , polícia ambiental e CEBUS - Udipa.”

Envie seu Comentário