09 de outubro, de 2024 | 08:40

Chuva deve marcar presença no Vale do Aço a partir desta quarta

Matheus Valadares
No início, chuva deve ser acompanhada de rajadas de vento, raios e até granizoNo início, chuva deve ser acompanhada de rajadas de vento, raios e até granizo

Após um longo período de dias quentes com baixa umidade relativa do ar, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) deve registrar dias de chuva nesta semana. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de mudança nas condições do tempo a partir do fim da tarde desta quarta-feira (9) em diante.

No último sábado (5), algumas cidades do Vale do Aço registraram um rápido e tímido chuvisco, porém os dias seguintes foram muito quentes e sem registro de novas pancadas. Apesar do calor, a previsão é que a chuva volte gradualmente nos próximos dias, aliviando a seca que tem castigado a região.

Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, nesta quarta-feira a chuva será muito pontual, pois será a primeira precipitação após um longo período quente e seco, mas, a partir de quinta-feira (10), as pancadas no fim da tarde e noite devem se tornar mais frequentes.

Granizo
Ainda conforme Anete Fernandes, no início, a chuva deve vir acompanhada de rajadas de vento, raios e até granizo, mas o volume de água costuma ser baixo. No entanto, as precipitações devem elevar a umidade do ar de 40%, registrada nesta última terça-feira (8), para 80%, conforme estimativa para quinta-feira.

Frente fria
A previsão do Inmet aponta para pancadas de chuva mais generalizadas a partir de quinta-feira e a formação de uma frente fria no Sul do país a partir de sexta-feira (11). "Essa frente fria avançará sobre o estado no fim de semana e a tendência é de persistência das pancadas de fim de tarde e noite no decorrer da próxima semana. Ainda não dá para afirmar que é a transição para a estação chuvosa, mas teremos pelo menos uma trégua nesse tempo quente e seco", avaliou Anete Fernandes.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Comentador

09 de outubro, 2024 | 23:46

“Joseph deve morar fora da RMVA ou ser cego. Ta chovendo desde o fim da tarde, e agora no fim da noite voltou a chover de novo. Da-lhe chuva em Coronel Fabriciano, graças ao bom Deus”

Joseph

09 de outubro, 2024 | 21:48

“Serviço de meteorologia no Brasil é muito incompetente, não aceraram uma, cadê a chuva?”

Elizabeth dos Santos Oliveira

09 de outubro, 2024 | 20:06

“Estávamos precisando mesmo de uma chuva ????”

Jns

09 de outubro, 2024 | 10:01

“Efeito Borboleta

É possivel que uma borboleta, ao voar para a esquerda de um baobá em vez de ir para a direita, desencadeie uma cadeia de eventos que se transforma no furacão que atinge a costa da Carolina do Sul algumas semanas depois?

Erik Larson
Isaac s Storm: A Man, a Time, and the Deadliest Hurricane in History”

Envie seu Comentário