DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

09 de outubro, de 2024 | 08:15

Bruno Morato, prefeito reeleito em Santana do Paraíso, projeta 2º mandato

Alex Ferreira
Prefeito reeleito concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Aço nesta terça-feiraPrefeito reeleito concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Aço nesta terça-feira
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Um município preparado para aproveitar janelas de oportunidades e investimentos, e capaz de exercer melhorias significativas na mobilidade urbana, transporte coletivo, saúde e educação. Esta é a projeção do prefeito Bruno Morato (Avante), reeleito em Santana do Paraíso com 90% dos votos válidos nas eleições de domingo (6). Assista a entrevista completa no vídeo ao fim da reportagem.

Um dos principais eixos abordados pelo chefe do Executivo durante entrevista exclusiva ao Diário do Aço, na tarde desta terça-feira (8), é a transformação do transporte público em uma política pública de fato.

“Nós temos apenas uma linha municipal e fizemos ao longo deste 1º mandato duas ou três licitações para as demais linhas e, simplesmente, não havia nenhum interessado. Até chegamos a fazer uma licitação de van. Nós definimos que o transporte público vai deixar de ser um negócio para ser um projeto social, ou seja, a prefeitura vai implantar a tarifa zero”, adiantou o prefeito. “Esse custo vai ser suportado primeiro pelo crescimento econômico, porque nós já conseguimos uma melhoria na arrecadação que nos permite sustentar; segundo pela própria melhoria que ele vai proporcionar na economia da cidade, porque quando você tem uma tarifa zero para a linha municipal, a tendência das empresas é contratar dentro do município, porque você economiza o gasto de transporte... Ter mais ofertas de emprego, ter pessoas circulando dentro do comércio do município, então nós esperamos que isso também incremente o comércio e a indústria”, detalhou.

“A tarifa zero já é uma prioridade nossa, e ela já começa em 2025 com dois eixos prioritários, que é ligar o Centro até o Cidade Nova, passando pelos bairros do caminho, e ligar o Ipaba do Paraíso até o Cidade Nova”.

Saúde
Na área da saúde, Morato destacou o projeto para a criação de dois hospitais para atender a população, não somente paraisense, como do restante do Vale do Aço.

“Fizemos a doação de uma área para o Hospital Dia do consócio Consaúde. Esse projeto já foi elaborado e está na fase de captação de recursos em torno de R$ 10 milhões. Um outro projeto que tratamos junto à Câmara Federal é um hospital que queremos construir a parte física e transferir a operação e a parte de equipar o hospital para uma entidade filantrópica com expertise, que possa atender todo o Leste de Minas e assim vamos compartilhar o custo. Esse projeto também está em fase de captação de recursos”.

Município preparado para investimentos
Dentro do território de Santana do Paraíso, há duas obras que são custeadas com recursos externos, mas que podem beneficiar o município. Uma delas é o aporte milionário do governo federal no Aeroporto Regional do Vale do Aço, e a outra é a construção de um viaduto que ligará a BR-458 ao próprio aeroporto, de autoria da mineradora Vale.

“Sem dúvida alguma, o aeroporto é um indutor de desenvolvimento para a região. Ao redor dele virão várias empresas que vão prestar a mão de obra de forma de serviços, de forma direta e indireta, ou vão precisar do aeroporto para escoar seus produtos. Nós também esperamos atrair mais companhias aéreas, para que a gente possa ter concorrência em um preço de passagem mais acessível. E Santana do Paraíso tem se preparado, nós temos um grande projeto de ligar a BR-381 à 458. Esse projeto também depende de recursos e nós estamos tramitando isso junto ao governo federal. A curto prazo, temos o projeto de ligar o Cidade Nova até o aeroporto, vamos ter ali uma avenida para receber indústrias, empresas, e comércio que vai vir junto em torno do aeroporto”, garantiu o prefeito.

Retribuir a confiança
Morato agradeceu a expressiva votação, que em termos de percentual, está entre as 10 maiores de todo o país, que conta com 5.565 municípios.

“Quero aproveitar para deixar a população tranquila. Nós somos eleitos com 90%, mas nós vamos continuar trabalhando para 100% da nossa população. E toda essa confiança será retornada para a nossa população em forma de trabalho. Nós tivemos o primeiro mandato aprovado pela população, mas nós temos um profundo compromisso de ter o segundo mandato muito melhor. No primeiro ano, a população de Santana do Paraíso vai sentir que o segundo mandato, de fato, tem condição de ser muito melhor do que o primeiro”.

O prefeito ainda justificou os motivos para que o seu segundo mandato seja ainda mais assertivo. “Nós pegamos a prefeitura desorganizada, com a arrecadação baixa, com pandemia, que foi uma crise na saúde, mas também foi uma crise financeira que aumentou os custos da prefeitura e reduziu a arrecadação. Até o fim de 2025, pretendemos ter um aumento na arrecadação da prefeitura de quase 300%, e pegamos uma equipe já treinada, testada, aprovada, projetos já em andamento, alguns recursos já captados para que a gente possa tirar alguns projetos do papel”.

Planejamento metropolitano
Por fim, Morato aproveitou para parabenizar os prefeitos vencedores nas cidades vizinhas e afirmou que está aberto ao diálogo para pensar soluções e desenvolvimento de um modo regional.

“O que nós precisamos é exatamente isso, ter um planejamento conjunto, ter projetos conjuntos entre as quatro cidades, reforçar a nossa cultura e a nossa identidade de Região Metropolitana, de forma que um município possa entender a importância do outro e um possa colaborar com o outro”, finalizou.

Já publicado
Bruno Morato é reeleito prefeito de Santana do Paraíso com ampla vantagem

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Henrique

09 de outubro, 2024 | 09:07

“Prefeito, queria que o sr. olhasse para o bairro Jardim Vitória, nós também somos Santana do Paraiso, nossas ruas estão que só buracos.”

Envie seu Comentário