EXPO USIPA 2025 - 728X90

06 de outubro, de 2024 | 10:54

Polícia prende várias pessoas sujando as ruas de Ipatinga durante a madrugada

Delegada da PCMG alerta que a PC, PM e PF está em peso nas ruas para coibir crimes eleitorais e quem insistir em infrações enfrentará problemas

Wellington Fred
Entrada principal do Ipatingão abriga posto policial especial para atender aos casos de boca de urnaEntrada principal do Ipatingão abriga posto policial especial para atender aos casos de boca de urna

O policiamento nas ruas de Ipatinga, durante a madrugada, flagrou diversas pessoas praticando ilícitos eleitorais, lançando material de campanha nas vias públicas. Além da sujeira deixada nos locais públicos, o ato configura campanha eleitoral fora do período legal. Os envolvidos agora vão responder na Justiça.

Entre os detidos estão dois candidatos a vereador. Um deles foi apanhado na garupa de uma motocicleta lançando material nas ruas. Em outra ocorrência, um grupo de pessoas era transportado na carroceria de uma caminhonete e lançava o material de campanha de um candidato nas vias públicas.

Uma das ocorrências policiais foi registrada na rua Jordão, no bairro Canaã, onde um indivíduo pichou o muro da Escola Municipal Artur Bernardes, com os dizeres contra o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes. O fato ocorreu por volta de 5h da madrugada, conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço.

Câmeras de segurança e uma testemunha flagraram o pichador embarcando em um VW Gol ano 2022, de cor branca, com placas de Ipatinga. O homem não foi preso, mas foi identificado e será indiciado pelo crime eleitoral.

Outro fato foi registrado por volta de 3h20, na rua Arthur Azevedo, no bairro Ideal, onde foi preso D.L.S., de 36 anos, L.A., de 35, R.M.B., de 33, e R.F.S.M. de 34.

Policiais militares que atuavam em uma operação para coibir delitos eleitorais avistaram um Nissan Kicks com placas de Ipatinga, arremessando os famigerados "santinhos" próximo à Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, onde funcionam seções de votação.

O veículo foi parado pelos militares e no seu interior foi localizada uma caixa contendo "santinhos" de um candidato a vereador pelo Avante. Os três ocupantes foram detidos e conduzidos ao posto policial montado na entrada do Ipatingão, para onde são levadas as pessoas apanhadas em flagrante cometendo delitos eleitorais.

Flagrante no Veneza I
No bairro Veneza I, por volta de 3h30, uma equipe da PM flagrou o momento em que os ocupantes de um VW Gol 2002, com placas de Ipatinga, arremessaram expressiva quantidade de "santinhos" próximo à faculdade Fadipa, na rua Joao Patrício de Araújo, onde funcionam várias seções de votação.

O carro foi parado e, no interior do veículo foi encontrada uma caixa contendo material de campanha de um candidato a vereador. Foi localizado ainda uma caixa contendo uma grande quantidade de "santinhos" de um candidato a vereador pelo PL. Com a constatação, foi dada voz de prisão aos três ocupantes do Gol, G.R.D., de 20 anos, N.F.M., de 22, G.L.E., de 21 anos

O trio foi levado para o posto no Ipatingão e em seguida para o plantão da Delegacia de Polícia Civil com o material recolhido, acompanhado de uma advogada. Com um dos detidos foi encontrada a quantia de R$1.350, montante que ficou sob responsabilidade da advogada.

Candidato a vereador preso

- Policiais militares que atuavam no patrulhamento nas imediações da Escola Artur Bernardes, no bairro Canaã, avistaram uma motocicleta Honda CG 150, com dois ocupantes que lançavam santinhos pelas proximidades de locais de votação, principalmente perto da escola Artur Bernardes, no Canaã, por volta de 3h30 da madrugada. Ao avistarem a equipe da PM, os ocupantes da moto tentaram fugir sentido ao Vila Celeste, mas acabaram cercados na rua Antônio Boaventura Batista, no bairro Vila Celeste.

A abordagem à dupla foi feita e os militares encontraram com os ocupantes da moto pacotes de material eleitoral de um candidato a vereador pelo PDT. Para a surpresa dos policiais, o passageiro da moto era o próprio candidato.

Foram presos, o condutor da moto, P.S.A, de 29 anos e o passageiro/candidato a vereador, L.C.C., de 47 anos. Eles foram levados para o Ipatingão e, em seguida, para a Delegacia de Polícia Civil.

Passageiros eram transportados em carroceria de caminhonete

Outra ocorrência foi registrada quando uma equipe da Polícia Militar flagrou o momento em que os passageiros de uma caminhonete Fiat Strada Working, com placas de São Paulo, arremessavam santinhos nas imediações da Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta, no bairro Caravelas, onde funcionavam 15 seções eleitorais da Zona Eleitoral 348.

A equipe da PM fez o acompanhamento do veículo, que além do crime eleitoral, também praticava infração de trânsito. Na abordagem, foram encontradas caixas contendo material de campanha de um candidato a vereador pelo PP.

Além disso, passageiros eram transportados no compartimento de carga, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O condutor estava com a Carteira de Habilitação vencida há mais de 30 dias. Em função disso, a Fiat Strada foi removida ao pátio credenciado.

Foram presos L.J.C., de 33 anos, E.B.S, de 56, B.C.O, de 32 e a novem P.G.F., de 22. Todos foram levados para o Ipatingão e de lá conduzidos à Delegacia de Polícia. Dentre os detidos, um era candidato a vereador.

Polícia está em peso nas ruas, alerta delegada

Quem for votar deve prestar atenção para não infringir as leis, sob risco de serem presas. A delegada Regional da PCMG, Talita Martins Soares, está no plantão do posto policial montado no Ipatingão e alerta que as pessoas flagradas praticando infrações vão enfrentar as penalidades legais.

“Pedimos que as pessoas votem, exerçam seu direito dentro da legalidade, observem as regras eleitorais, pois a polícia está em peso na rua, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, para que realmente a gente consiga prevenir e, não sendo possível, que a gente puna os crimes eleitorais”, alertou. Veja a entrevista, na íntegra, abaixo:

Polícia prende várias pessoas sujando as ruas de Ipatinga durante a madrugada. Leia a moticia 👉 www.diariodoaco.com.br/noticia/0119...

[image or embed]

— jornaldiariodoaco.bsky.social (@jornaldiariodoaco.bsky.social) 6 de outubro de 2024 às 11:18


Trio foi detido no bairro Bom Jardim

Outra ocorrência foi registrada nos primeiros minutos deste domingo, na rua Cravina, bairro Bom Jardim. Policiais que atuavam no patrulhamento das vias públicas perceberam quando os passageiros de um Honda Civic, ano 2005, com placas de Ipatinga, passaram a arremessar “santinhos” de campanha eleitoral próximo a Escola Estadual Laura Xavier Santana, que abriga várias seções de votação.

No mesmo bairro, lançaram o material de campanha perto da Escola Infantil Estrelinha Azul. O veículo foi abordado e no seu interior foram identificadas três pessoas: J.C.G., de 41 anos, J.E.R., de 57 e K.G.N., de 57. Além disso foi encontrada uma caixa contendo material de campanha de um candidato a vereador pelo Avante.

O carro estava com a documentação em dia e foi liberado para o irmão de um dos detidos. Os três detidos em flagrante foram levados para o posto no Ipatingão e depois para a Delegacia de Polícia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

06 de outubro, 2024 | 16:45

“Obrigado Sr. Xiaomi! Mas o privilégio, tenho certeza, seria meu. Demonstra ter o que eu mais respeito nas pessoas: educação e simpatia. Parabéns!
Mas nos últimos meses tenho tido boas notícias dos meus ex-Alunos. Letícia, Professora do IFMG, parece que de Ouro Branco, concluiu o Doutorado; o Ailson Gobbi, foi promovido a Engenheiro da Usiminas, mesmo tendo cursado no Unileste; e o Richardson Pacó, primeiro Engenheiro de Automação e Controle, graduado pela UFMG, a ser contratado pela Usiminas, foi promovido a Gerente. Portanto, tenho, na medida do possível, auxiliado os meus alunos a inventarem chãos, onde os sonhos deles e de suas famílias, e até parte dos nossos, irão florescer e dar bons frutos.”

Xiaomi

06 de outubro, 2024 | 12:56

“Parabéns Gildázio, gostaria de ter tido o privilégio de ser seu aluno, parabéns .”

Gildázio Garcia Vitor

06 de outubro, 2024 | 12:14

“Parece que hoje é o dia dos meus ex-Alunos darem entrevistas. Primeiro foi o Dr. Daniel Ayres, falando de crise climática, agora a Drª. Talita Soares, filha da minha grande Mestra Adília, com quem tive a honra e o
privilégio no Instituto Educacional Mayrink
Vieira, onde, também, fui Professor de Drª.
Talita no 1° e 2° anos do Ensino M1édio.
Obrigado Drª.! Agora, acabei de ganhar o resto do ano.”

Envie seu Comentário