
05 de outubro, de 2024 | 13:00
Festival literário de Itabira fala de Drummond, amor e ancestralidades
Acervo FCCDA
A fundação que leva o nome do poeta itabirano vai sediar boa parte da programação do festival
A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira - Flitabira - será realizada entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Em torno do tema Amor, Literatura e Ancestralidade”, o evento terá como patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade e a personalidade homenageada será Dona Tita, a centenária matriarca do Quilombo Santo Antônio, de Itabira.
O centro de conteúdo e formato do Flitabira está localizado na programação de encontros que vai reunir representantes da literatura brasileira da atualidade. De forma equilibrada em termos de diversidade de gênero e raça, vão debater, em cinco dias de festival, de hora em hora, mais de 50 convidados, entre eles: Afonso Borges, Bianca Santana, Conceição Evaristo, Débora Thomé, Érica Toledo, Flávia Oliveira, Geni Núñez, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Lívia SantAnna Vaz, Míriam Leitão, Morgana Kretzmann, Natalia Timerman, Paloma Jorge Amado, Pedro Drummond, Rubem Filho, Sérgio Abranches, Tamara Klink, Teresa Cárdenas e Xico Sá.
Na avenida lateral à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCDA), local de realização dos debates, será edificado o coração do festival: uma imensa livraria, com mais de 30 mil títulos. No mesmo endereço estará a Rua da Economia Criativa”, onde artesãos e empreendedores locais de gastronomia poderão mostrar seus talentos e produtos, ao lado de um coreto para apresentações musicais. Todas as atrações serão acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e em equilíbrio com a diversidade de raça, gênero e pessoas com deficiência, além de economia criativa”, ressalta a produção.
Homenagens
Em razão da celebração dos 122 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, patrono do Flitabira, cada convidado que integra a programação realizará a leitura de um poema do escritor itabirano antes de dar início à sua palestra. A declamação dos textos será realizada exclusivamente no dia 31 de outubro, em virtude da data de aniversário de Drummond.
Um dos grandes destaques será a exposição Portinari para Crianças”, que apresenta 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari, nas quais o artista registrou cenas de diferentes infâncias - felizes, abastadas e ingênuas, mas também sofridas e marcadas pela escassez. A exposição estará localizada na Praça Dr. Acrísio Alvarenga, de 12 de outubro a 30 de novembro, com entrada gratuita. As obras, expostas a céu aberto, contam com recursos de audiodescrição e interpretação em Libras.
Homenageando Maria Gregório Ventura, a Dona Tita, o Flitabira vai exibir um documentário que retrata a vida e o legado da quilombola, que completa 100 anos de idade em 2024. Tita: 100 anos de luta e fé” mergulha na história da itabirana, destacando a importância da sua contribuição para a preservação das tradições dos quilombos e sua luta contra o racismo estrutural.
Pão e poesia
O autor que quiser lançar seu livro no Flitabira pode se inscrever gratuitamente. Essa é uma proposta que é tradição no evento, e que será implementada, também, nesta quarta edição. Esta iniciativa é voltada, principalmente, para os autores que arcaram com a edição das próprias obras, intituladas independentes” - mas qualquer escritor ou escritora pode participar, mesmo que tenha sido publicado por editoras convencionais. Quem se interessar deve preencher um formulário específico, até o dia 10 de outubro.
O Flitabira realiza, também, em sua quarta edição, a iniciativa Pão e Poesia”, que transforma sacos de pão em suportes literários. Durante esse período que antecede o festival, sacos de pão personalizados com poemas são distribuídos em padarias e panificadoras da cidade. Implementado desde a estreia do festival literário, o projeto contribui para o fortalecimento do comércio desses estabelecimentos.
Os versos que compõem os sacos de pão, disponíveis em tamanhos de 1 kg, 2 kg e 5 kg, são cuidadosamente selecionados e convidam os clientes a se tornarem leitores. Nesta edição, o "Pão e Poesia" celebra a literatura de Carlos Drummond de Andrade, patrono do Flitabira, bem como de Lucas Guimaraens e Conceição Evaristo.
SERVIÇO
4.º Festival Literário Internacional de Itabira - Flitabira / Tema: Literatura, Amor e Ancestralidade”
De 30 de outubro a 3 de novembro
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook - @flitabira
Programação completa: https://flitabira.com.br/evento/programacao-nacional-internacional/
Patrocínio pela Lei Rouanet: Instituto Cultural Vale; apoio: Prefeitura de Itabira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]