04 de outubro, de 2024 | 15:30

Oficina de joias têxteis com inscrições gratuitas em BH

Larissa Campello
Atividade utiliza materiais diversos que seriam descartadosAtividade utiliza materiais diversos que seriam descartados
Na próxima terça-feira (8), o Museu Mineiro será palco da “Oficina de joias têxteis”, conduzida pela artista e professora Dulce Couto, em Belo Horizonte. A atividade disponibiliza 20 vagas, será realizada a partir das 10h, é totalmente gratuita, mediante inscrição prévia, e faz parte da programação da exposição temporária “Nós”, em cartaz até o dia 16 de outubro.

Na “Oficina de joias têxteis” serão utilizados resíduos de tecidos para criação das peças e o participante passará por toda a etapa de produção, utilizando materiais que seriam descartados. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer a exposição temporária “Nós”, com curadoria de Dulce, que apresenta trabalhos produzidos por um coletivo de 60 pessoas com deficiência, a partir de tecidos descartados pela indústria têxtil.

A produção de joias é uma prática ancestral presente na maioria das culturas. Desde os tempos mais remotos, adornar o corpo cumpria uma necessidade estética, social, hierárquica e até mesmo religiosa. Os acessórios eram produzidos com ossos, madeiras, sementes e, mais tarde, passaram a ser produzidos com metais. Na contemporaneidade e, dentro de uma consciência sustentável, a arte da joalheria também é produzida com materiais oriundos de resíduos de plásticos, vidros e tecidos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário