02 de outubro, de 2024 | 15:00
Museu expõe a arte de pessoas com deficiência
O Museu Mineiro (avenida João Pinheiro, 342 - Lourdes - BH), celebra a diversidade artística e promove a exposição Nós”, com entrada gratuita, até do próximo dia 16. A mostra apresenta trabalhos produzidos por um coletivo de 60 pessoas com deficiência, a partir de resíduos e tecidos descartados pela indústria têxtil.Os distúrbios neurológicos, mentais, intelectuais, motores e visuais não impediram o coletivo formado por adultos entre 19 e 60 anos de criar joias, esculturas, painéis, objetos e instalações que incorporaram técnicas de tecelagem, costura, bordados, estamparias e tingimentos, configurando uma experiência estética contada nas entrelinhas entre a fantasia, o atípico, a emoção e a loucura.
Coordenado pela artista e professora Dulce Couto, que também assina a curadoria da exposição, o trabalho foi desenvolvido durante oito meses. A experiência abriu novos espaços, fazendo ecoar as vozes impregnadas de expressões nunca antes ouvidas, mostrando algo novo. Vale a reafirmação de suas identidades, a valorização da memória, a ampla exploração de sentidos plásticos e poéticos completamente inesperados”, avalia a curadora.
Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro integra o Circuito Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado (FCS). O acervo reúne um conjunto diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Atualmente, o museu exibe a exposição de longa duração Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]