01 de outubro, de 2024 | 15:30

Oficinas de percussão ensinam tambores e batuques mineiros

Divulgação
Projeto Tambatuques oferece aulas gratuitas na escolaProjeto Tambatuques oferece aulas gratuitas na escola
O projeto Tambatuques - Oficinas de Tambores e Batuques Mineiros será lançado oficialmente, nesta quarta-feira (2), a partir das 13h, na Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda, no bairro Macuco, em Timóteo. O evento é gratuito, aberto ao público e toda a comunidade está convidada a participar, informa a assessoria da iniciativa, cujo objetivo é realizar “ações e atividades com o intuito de difundir a percussão por meio da iniciação musical rítmica e o aprendizado na construção de instrumentos percussivos com materiais reciclados”.
O Tambatuques tem vagas para 50 pessoas, de todas as idades, e as inscrições podem ser realizadas durante o evento de lançamento e no local, no horário das aulas. As atividades serão realizadas às quartas-feiras, de 13h às 15h, com duração de seis meses. O material didático e os instrumentos serão fornecidos pelo projeto.

Ancestralidade musical
Quem comanda a turma é o músico e professor Mestre Luís Fabiano, ao lado de Vilmar Gomes de Almeida, professor auxiliar. Para Mestre Luís “o aprendizado de percussão é importante para o resgate cultural da região e para formação de novos músicos”. “Será abordada a parte teórica e também a prática, trazendo os ritmos afro-brasileiros e dos tambores de Minas para a comunidade de Timóteo. Convido a todos a participarem e conhecerem essa rica arte dos batuques e dos tambores e a nossa ancestralidade musical”, apresenta o professor.

Para o produtor cultural Bruno Minafra, responsável pelo projeto, trata-se de uma “oportunidade ímpar da comunidade se aproximar da música como cultura e objeto de estudo”. “Vamos ensinar sobre a confecção de instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis e, principalmente, tocar o tambor e entender seus ritmos que envolvem patrimônio cultural, cidadania, respeito e socialização”, anuncia.

A diretora da Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda, Carmen Lúcia Mendes Almeida, destaca a “alegria de receber o projeto na instituição”. “A escola é um lugar de amplos aprendizados e a música, em especial o tambor e os batuques, tem muita história e muita sabedoria. É importante compartilhar essa cultura com a comunidade e a Escola Clarindo Carlos está feliz e de portas abertas para juntos, ampliarmos os saberes”, convida a diretora.
O projeto Tambatuques é viabilizado com patrocínio da Emalto e da Pedreira Um Valemix por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio institucional da Fundação Emalto, da Fundação Vovô João Azevedo e da Prefeitura de Timóteo, com a realização da Criativo Produções e do Ministério da Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário