29 de setembro, de 2024 | 08:10
Tempo seco e incêndios causam riscos à saúde dos olhos
Por Silvia Miranda - Repórter Diário do AçoHá várias semanas, a população do Vale do Aço enfrenta dias de calor e baixa umidade do ar. O clima seco, além de favorecer a propagação de incêndios, traz inúmeras situações de risco para a saúde da população. A médica oftalmologista que atua na região, Bruna Stefane Silva Cotta, alerta que, neste período, muitas pessoas sofrem com problemas nos olhos. Geralmente, o olho fica mais seco, o que pode prejudicar a visão e causar dificuldades nas atividades do dia a dia.
"A falta de umidade no ar, associada ao clima quente, é um dos fatores que podem causar irritação, coceira, vermelhidão e outros sintomas desconfortáveis. Existem doenças oftalmológicas que se exacerbam nesse período, como a Síndrome do Olho Seco, em que há evaporação mais rápida das lágrimas, reduzindo a lubrificação ocular", alerta.
Outra doença comum nessa época é a conjuntivite, que pode causar secreção ocular e pálpebras inchadas. "Além disso, os olhos podem ficar mais sensíveis à luz e ao vento, aumentando o desconforto".
Incêndios
A fumaça causada pelos diversos incêndios registrados nos últimos dias em vários municípios tem deixado o ar com uma densa fumaça, que também prejudica a visão. A oftalmologista conta ainda que é frequente, em seu consultório, as queixas devido às alergias oculares, que se exacerbam por causa da intensa poluição vivenciada nos últimos dias. "A fumaça causada pelos incêndios pode afetar significativamente a saúde ocular, pois contém partículas finas e substâncias químicas que podem irritar a superfície dos olhos, piorando a ardência, o desconforto e o lacrimejamento", confirma Bruna Cotta.
Cuidados
Para cuidar dos olhos e evitar maiores complicações para a visão, a hidratação é imprescindível. O consumo de água é importante para todo o corpo. É indicado usar umidificadores ou colocar vasilhas com água nos ambientes para aumentar a umidade do ar.
"Caso você precise se expor ao sol, não deixe de usar óculos escuros para proteger contra os raios UV e reduzir a evaporação das lágrimas. Uma dica valiosa é usar colírios lubrificantes prescritos pelo oftalmologista. As lágrimas artificiais ajudam a manter os olhos hidratados. Vale reforçar que a higiene ocular com sabonetes neutros ajuda a remover partículas irritantes, trazendo maior conforto para os olhos", completa.
Outubro já começa com altas temperaturas
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, outubro começa com temperaturas elevadas e tempo seco em praticamente todo o estado, incluindo a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A umidade relativa mínima do ar deve variar entre 20% e 40% durante a semana.
Na próxima quarta-feira (2/10), os termômetros podem marcar 35 graus e a umidade mínima ser de 20%. Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é acima de 50%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]