28 de setembro, de 2024 | 09:00
Bruno Morato lidera pesquisa com 79,3% das intenções de voto; Capitão Torres tem 8,8%
Levantamento feito pelo instituto F5 Atualiza Dados, disponibilizado para divulgação neste sábado (28), aponta a reeleição do atual prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), com o alcance de 90% dos votos válidos. O outro candidato, capitão Torres (Republicanos), obteve 10% dos votos validados, quando é suprimida, na tabulação dos dados, a taxa de indecisos, brancos e nulos.
Sob o número de registro MG-05073/2024 e com a margem de erro de 4,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%, o estudo com cerca de 600 amostras foi encomendado pelo jornal Diário do Aço. A coleta de dados ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro. Já considerando os indecisos, brancos e nulos, Bruno alcança 79,3%, enquanto capitão Torres 8,8%. Os indecisos somam 7,7% e os brancos/nulos 4,2%.
O F5 pesquisou também sobre a intenção do eleitor mudar o seu voto até às eleições. 93,8% afirmaram que não pretendem mudar o voto. Dos que declaram voto a Bruno Morato, 94,1% garantem que vão mudar a decisão. Dos eleitores do capitão, a taxa de fidelidade retrai para 90,6%.
Além de alcançar expressivo desempenho na intenção de voto para sua reeleição, Bruno Morato registra baixa taxa de rejeição entre os eleitores do capitão Torres, indecisos e brancos/nulos. Pífios 8,2% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito de Santana do Paraíso. Por outro lado, a rejeição do capitão Torres atinge a marca de 77%.
Quem vai vencer as eleições?
Em relação à pergunta, Afinal, na sua percepção, quem vai vencer as eleições?” Um total de 85,3% acha que é o candidato Bruno Morato, enquanto 5,7% entendem que é o capitão Torres. Outros 9% preferiram não opinar sobre quem vai vencer o pleito de 6 de outubro.
Desconhecimento dos números dos candidatos
O único dado desfavorável da pesquisa em relação a candidato Bruno Morato é que uma parcela significativa que vota nele não sabe o seu número de urna. Quase 20% não tem conhecimento que o número de urna de Bruno Morato é o 70. Já a taxa de desinformação do número do capitão Torres - que é o 10, cai para 11,5%. Na média geral 18,5% não sabem o número de seus candidatos a prefeito quando questionados.
Metodologia
A metodologia de pesquisa utilizada é quantitativa, do tipo Survey, que consiste na aplicação domiciliar de questionários estruturados junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Santana do Paraíso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Feliz
29 de setembro, 2024 | 13:26Eu entendi amigo coordenador .mais então acho que os candidatos eles tão com popularidade baixa todos eles pois eles não protocolaram nenhuma pesquisa entao”
Coordenador
28 de setembro, 2024 | 14:51Feliz, esse mesmo jornal já explicou que a pesquisa do Nardyello não era registrada e foi feita para uso interno da coordenação de campanha. Todos os candidatos fazem seus levantamentos para uso interno. Somente quando registra na Justiça eleitoral uma pesquisa pode ser publicada num veículo de comunicação oficial, do tipo Rádio Itatiaia, Inter TV e Diário do Aço, Estado de Minas, etc.”
Feliz
28 de setembro, 2024 | 12:42Não sei por que não divulgam a pesquisa de Ipatinga. Se o nana desistiu ao ver que a pesquisa indicaria que ele não tinha chance”
Coruja
28 de setembro, 2024 | 09:57Nem Bolsonaro ganharia do Bruno!”