28 de setembro, de 2024 | 08:30
Incêndios podem ser denunciados por aplicativo do Ministério Público
A população agora pode contar com um aplicativo para denunciar crimes ambientais, inclusive os incêndios que se propagam todos os dias no Vale do Aço e em várias partes do Brasil. O aplicativo Radar Ambiental foi lançado nesta semana pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Com a nova ferramenta, qualquer pessoa pode enviar fotos, vídeos e a localização exata de um crime ambiental. O aplicativo poderá agilizar as investigações e fortalecer o combate a crimes, como os diversos incêndios que têm devastado áreas verdes e prejudicado a saúde pública.
O aplicativo Radar Ambiental já está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as denúncias serão recebidas pela Ouvidoria Nacional e encaminhadas para o MP do estado competente.
Além do aplicativo, o conselho apresentou o "Plano Estratégico Nacional de Atuação do Ministério Público no Combate aos Incêndios Florestais e seus Impactos". A iniciativa é uma resposta à crescente devastação causada pelos incêndios florestais no Brasil.
Conforme divulgado pelo conselho, a aplicação foi desenvolvida pelo Ministério Público do Estado do Amapá e testada no estado. Porém, está agora disponível para todo o Brasil. O objetivo é aprimorar a forma como as denúncias de crimes ambientais são mapeadas, recebidas e respondidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]