28 de setembro, de 2024 | 08:00
Alunos de Ipatinga participarão de projetos de astronomia no Rio de Janeiro
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoEntre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro, do bairro Limoeiro, em Ipatinga, irão participar de projetos da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A hospedagem será em um hotel na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Os estudantes terão diversas aulas relacionadas ao conteúdo de Física, bem como aulas de montagem de foguetes e palestras com professores, além de soltar foguetes que foram confeccionados por eles na escola.
Em entrevista ao Diário do Aço, a diretora da instituição de ensino, Mônica Pereira de Assis, destaca como os alunos passaram a fazer parte dessa ação.
Minha comunidade é muito diversa, enfrentamos muitos problemas sociais e todos os problemas vividos pela sociedade e família são refletidos na instituição. Um dos grandes problemas que enfrentamos é o desinteresse, infrequência e evasão escolar. Pensando nisso, buscamos tornar a escola mais atrativa e começamos a investir em projetos do interesse dos alunos, que promovam o crescimento enquanto estudante e cidadão, valorizando sempre seu esforço e dedicação. No ano que passou, uma professora conversou comigo e me apresentou o projeto da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)/MOBFOG, e iniciamos”, relata.
Fomos em busca das verbas para custear o projeto, e com a verba Fortalecimento das Aprendizagens do governo estadual e o apoio da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, conseguimos concretizar todas as ações necessárias para todo o desenvolvimento do projeto. Como materiais, transporte, alimentação, hospedagem, tudo custeado pelo Estado. Este é o segundo ano que participamos da etapa nacional da MOBFOG”, acrescenta ao jornal.
Convívio com outras realidades educacionais
Segundo os depoimentos de Mônica, o projeto proporciona muitos ganhos aos alunos e à comunidade escolar como um todo, visto que permite mais conhecimentos na área de Física. Bem como conhecer uma realidade que não pensávamos que seria possível para nós, e esse projeto nos permite sonhar e ter a certeza de que nós podemos muito quando temos apoio e incentivo. Os alunos que irão ao Rio também têm a oportunidade de conhecer e conviver com outras realidades educacionais, outros alunos de outras regiões e outras culturas do país”, destaca.
Os estudantes que continuam os estudos, têm provas que permitem seguir na área da pesquisa astronômica e podem chegar, conforme os resultados, participar da etapa MOBFOG internacional. Garantir uma educação de qualidade é garantir oportunidades”, complementa a diretora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ivanete Bernardina
28 de setembro, 2024 | 17:40Projeto incrível, os alunos estão super empolgados para virvenciar a próxima etapa desse grandioso projeto que ultrapassou barreiras, onde sairão de um estado para o outro, afim de mostrar a culminância de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano. Só sucesso!!! Bora Geraldo Gomes fazer bonito no Rio de Janeiro. ???????”
Ge Oliveira
28 de setembro, 2024 | 16:11Minha sobrinha estuda lá no período da tarde,e segundo ela somente os alunos do turno matutino participa desses projetos,um grande erro da diretoria escolar, não está correto privilegiar uns alunos e excluir outros, impedindo assim que todos tenham a mesma chance. Mas o projeto é excelente,só precisa olhar essa parte de incluir a todos.”
Bom
28 de setembro, 2024 | 14:39Em um país onde os governantes não têm estudo, e não se importam que seu povo tenha, onde o seu interesse é voltado totalmente ao DINHEIRO, MESMO QUE SEJA SUJO. Um país onde não vemos futuro, por força de nossa liderança, que não querem seu povo SÁBIO ( senão acaba o OBA OBA).
Temos essas MULHERES HEROÍNAS DA EDUCAÇÃO QUE VÃO LÁ E PROVAM QUE PODEMOS ACREDITAR, AINDA, NO FUTURO....
PARABÉNS AS PROFESSORAS , SEUS ALUNOS, E A ESCOLA SUCESSO À TODOS.......”
Rosilaine Maria Souza Silva
28 de setembro, 2024 | 12:05Parabéns a gestão,professores e alunos dessa escola por acreditar na educação com um futuro melhor , mostrando que as escolas públicas têm seu valor diante de tantas adversidades e dificuldades que enfrentam em uma sociedade tão carente. E Parabéns ao jornal Diário do aço por enaltecer divulgando algo tão importante para a educação, pois a educação é o futuro do amanhã.”
Ronaldo Raimundo Alves
28 de setembro, 2024 | 11:42Muito bacana este projeto
Meu filho estará participando, acompanhei alguns testes dele, e um foguete fabricado com litro de refrigerante retornável, utilizando apenas bicarbonato de sódio e vinagre, voou de 300 a 400 metros.
Muito legal.
Boa sorte para todos os participantes.”
Maria das Graças
28 de setembro, 2024 | 11:29Se temos alunos em destaque significa que tem bons professores e incentivo, porque hoje em dia quase todas escolas públicas são conectadas á internet, e tem laboratórios de informática, e hoje também temos em nossa cidade o Instituto Federal, onde esses alunos aplicados podem dar continuação aos estudos de seu interesse.Por isso a importancia das políticas públicas voltadas para o conhecimento .”
Geraldo
28 de setembro, 2024 | 09:39muito importante desenvolver a criatividade dos jovens, pois hoje com toda a tecnologia pronta, já não se cria quase nada.
infelizmente, sai governo entra governo e não há incentivo em ciência e tecnologia.”