27 de setembro, de 2024 | 10:58

Polícia Civil indicia vereador de Ipaba por uso de histórico escolar falso

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou o vereador de Ipaba, Wellington José Teixeira, conhecido como Wellington do Odilon, pelo crime previsto no artigo 304 do Código Penal, que trata do uso de documento falso. Uma audiência sobre o caso foi marcada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais para esta sexta-feira (27).

De acordo com o relatório de conclusão do inquérito policial, o vereador teria utilizado um histórico escolar falso, atestando a conclusão do ensino médio, para registrar sua candidatura nas eleições de 2020 e para se cadastrar como vereador na Câmara Municipal.

As investigações começaram após uma denúncia, que apontou erros ortográficos no diploma disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que gerou suspeitas sobre a autenticidade do documento.

Não estudou
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais confirmou, em relatório, que o vereador nunca estudou na instituição que teria emitido o diploma. Mesmo após sua oitiva, onde negou ter apresentado o histórico escolar para sua candidatura ou à Câmara Municipal, testemunhas, incluindo dois servidores da Câmara, afirmaram que o documento foi sim entregue no início da legislatura.

Uma das testemunhas ouvidas pela Polícia Civil foi a pessoa que autenticou o diploma a pedido do vereador em um cartório local.

Conclusão
Com a conclusão das investigações, Wellington do Odilon foi formalmente indiciado por uso de documento falsificado, crime que pode acarretar pena de até seis anos de reclusão. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público, que analisará a possibilidade de apresentar denúncia formal contra o vereador.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcal m

27 de setembro, 2024 | 11:43

“mais pra que diabos um vereador apresentaria um diploma falso? pra ser vereador basta ser alfabetizado, e ter votos! faz lembrar Pablo Marçal ,o sistema e bruto se der mole ele te engole !”

Envie seu Comentário