27 de setembro, de 2024 | 08:40

Ekos Brasil prepara revitalização em área da Lagoa do Bispo

Matheus Valadares
Atualmente, área utilizada para banho não dispõe de atrativos ou equipamentos para turistasAtualmente, área utilizada para banho não dispõe de atrativos ou equipamentos para turistas

O Instituto Ekos Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) responsável por investimentos e melhorias estruturais no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), fará a contratação de uma empresa especializada em serviços de arquitetura e paisagismo para o desenvolvimento de projetos, visando ao tratamento do espaço conhecido como "Prainha", às margens da Lagoa Dom Helvécio.

A Lagoa do Bispo, como também é chamada, é uma das 40 localizadas no interior do Perd. O lago é o único onde o banho é permitido dentro do parque e, por isso, um destino muito frequentado em dias quentes.

O processo de revitalização do espaço será feito por meio de uma seleção pública, já em andamento, com previsão de início das obras em novembro. As atividades englobam projetos relacionados a reformas e manutenções/adequações de edificações já existentes e seus respectivos entornos, além da implantação de novas estruturas para melhorar o uso do local. A área estimada é de três hectares (30.000 m²), situada entre o restaurante e a extremidade da península da Lagoa do Bispo.

Obras
O edital contempla estabilização, regularização e drenagem de taludes, além da execução de poda de plantas nativas. Também inclui a construção de um caminho acessível entre o restaurante do parque e a "Prainha" da lagoa, além de decks flutuantes, pérgolas para ampliação da área de sombreamento, e um píer para embarque e desembarque de pequenas embarcações.

Outra especificação do edital é a instalação de um redário, que ficará sob as pérgolas, no circuito dos caminhos, ou sob o abrigo de árvores de espécies nativas.

Equipamentos
A empresa selecionada deverá ainda providenciar a instalação de equipamentos como abrigo de resíduos/ecoponto, balizadores noturnos, bancos, bicicletário, equipamentos de ginástica ao ar livre, brinquedos ou playground infantil, além da instalação de duchas/chuveirões na área externa, nas proximidades da Lagoa Dom Helvécio, para potencializar o uso do local.

Edital
O edital é promovido por meio do Termo de Parceria firmado entre o Instituto Ekos Brasil e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) em 2021. Conforme divulgado pelo instituto, o resultado da seleção da empresa está previsto para ser anunciado no próximo dia 11 de outubro.

Contrato
Após o prazo de apresentação de recursos, o contrato deve ser assinado até o dia 8 de novembro e, logo em seguida, as obras serão iniciadas. Os trabalhos podem começar a partir de 11 de novembro. O prazo para a conclusão do projeto escolhido será de até 100 dias corridos após a assinatura do contrato entre as partes.

Recurso
O Instituto Ekos Brasil foi contratado em 2021 para gerenciar investimentos na infraestrutura, proteção, preservação e implementação de melhorias no Perd. O termo prevê a destinação de R$ 21 milhões no período de quatro anos. O dinheiro é resultado de um acordo judicial entre a Fundação Renova e o IEF, como forma de compensação pelos danos ambientais causados pelo desastre do rompimento da barragem de mineração em Mariana, no ano de 2015.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Romeu Célio

28 de setembro, 2024 | 10:10

“Seria ótimo fazer uma área para receber motorhome.”

Cidadão

28 de setembro, 2024 | 06:57

“Frequentador Antigo Do Parque, muito bem colocado, prova disso é o que fizeram com as churrasqueiras de aço inox que foram disponibilizadas no local, o mal uso foi tanto, que foram retiradas. É uma pena, mas o brasileiro nada ainda está e, não quer estar, preparado para uso consciente do bem público.”

Frequentador Antigo do Parque

28 de setembro, 2024 | 06:46

“Roberto, acredita mesmo que brasileiro tem educação para ter uma área de churrasco liberada num ambiente como aquele perto da prainha? Já parou para pensar na balbúrdia que viraria aquilo la? A distância da área de churrasco e a praia é realmente longa, mas pagam os justos pelos pecadores. Domingo estive lá e fiquei impressionado com a quantidade de lixo jogada por todos os lados, em função do evento Cultura e Arte no Parque realizado no sábado. Povo sem educação dos infernos.”

Roberto

28 de setembro, 2024 | 05:57

“Eles tem que providenciar são quiosques e áreas cobertas e área de churrasco próximo a prainha, todos que já foram sabe da imensa distância da área de churrasco e área de banho, onde não tem como ficar longe de crianças ou idosos, onde os turistas desanimam de ter que ficar indo e voltando em distancias longas entre os setores! Além de não ter áreas cobertas próximas à prainha para banho, onde as pessoas não ficam o tempo todo debaixo de sol quente, cadê as pessoas inteligentes e responsáveis por essa área??? Querem turismo no local, mas não pensam no conforto dos turistas!”

Envie seu Comentário