25 de setembro, de 2024 | 17:32

Muralista faz arte em muros e espaços públicos de Timóteo

Divulgação/PMT
A muralista Elisa em ação: para admirar ou questionarA muralista Elisa em ação: para admirar ou questionar
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer desenvolve o projeto “Para Além dos Muros da Cidade: Educação, Cultura, Arte e Urbanidade” em espaços e equipamentos públicos de Timóteo. A iniciativa é da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A intervenção mais recente, realizada pela artista Elisa Bicalho, é a pintura do muro da Unidade Básica de Saúde do bairro Limoeiro.

A autora se intitula “muralista” e conta que desenvolve a sua pintura artística utilizando figuras que representam a comunidade local. Elisa estuda o entorno e as características de determinado lugar antes de criar a sua arte, e depois apresenta o esboço para ser aprovado pelos órgãos da prefeitura. A artista é autora de painéis pintados em muros de praças, escolas, unidades de saúde, centros sociais urbanos, creches e outros espaços urbanos de Timóteo.

A criação de figuras é inspirada na comunidade localA criação de figuras é inspirada na comunidade local
Segundo a artista, as suas pinturas fazem referência ao patrimônio público, destacando pontos turísticos e uma paleta de cores vivas e intensas “com o objetivo de causar impacto e provocar as pessoas a interromper a sua rotina por alguns minutos para admirar ou questionar”. “Outro dia, uma senhora me parou e veio dizer que não gostou das cores vivas e nem da folha de maconha que eu estava pintando. Expliquei para ela que a planta tinha o nome popular de ‘costela de adão’ e as cores eram para alegrar o dia das pessoas. Sempre uso flores, animais e crianças entre pontos turísticos da cidade que se destacam”, relatou Elisa.

A mais recente obra da artista decora o muro da Unidade Básica de Saúde do bairro LimoeiroA mais recente obra da artista decora o muro da Unidade Básica de Saúde do bairro Limoeiro
Estão previstos no termo de parceria, até ao final de 2024, a pintura de 1.800 metros de muros, paredões em outros espaços e equipamentos, alcançando todas as regionais da cidade. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Amarelo, organização da sociedade civil (OSC) selecionada por chamamento público regulamentado pelo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2024) e tem duração até ao fim de 2024. Para acompanhar os trabalhos da Elisa Bicalho, siga as publicações da artista no Instagram: @somosbara.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário