25 de setembro, de 2024 | 17:02
Foragido internacional, ipatinguense é deportado de Portugal
Na companhia de um comparsa, motoqueiro tentou escapar de perseguição policial com CB300 roubada, atropelou e matou idoso no Limoeiro em 2014
Divulgação PF
O preso, que desembarcou nesta quarta-feira em Confins, foi condenado por homicídio em Ipatinga a uma pena de 9 anos de reclusão
O preso, que desembarcou nesta quarta-feira em Confins, foi condenado por homicídio em Ipatinga a uma pena de 9 anos de reclusão
A Polícia Federal concluiu nesta quarta-feira (25), a extradição de um ipatinguense foragido da Justiça mineira e preso em Portugal. Eliton Soares Matos, de 35 anos, foi escoltado por policiais federais em voo comercial procedente de Lisboa, Portugal. O desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional Tancredo de Almeida Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em seguida, ele foi conduzido para o sistema prisional, para o início do cumprimento de sua pena.
Conforme nota divulgada pela PF, o Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Minas Gerais fez publicar a Difusão Vermelha, incluindo o nome do foragido na lista de captura internacional da Interpol em maio de 2024, em razão do mandado de prisão expedido pelo Juízo Vara de Execuções Penais, de Precatórias Criminais e do Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga, a pedido do Ministério Público de Minas Gerais. O foragido tinha sido condenado a 9 anos de prisão por homicídio.
Consta no processo que, no dia 4 de setembro de 2014, o indivíduo e o outro denunciado, após o uso de maconha e álcool, sem carteira de habilitação, assumiram a condução de uma motocicleta roubada e, pilotando o veículo em alta velocidade na contramão da principal avenida do bairro Limoeiro, em Ipatinga, atropelaram um idoso que transitava na via pública, causando-lhe lesões que foram a causa da morte. O intercâmbio de informações entre a Polícia Federal brasileira e a polícia portuguesa permitiu que o foragido fosse localizado e preso em solo lusitano”, conclui a nota da Polícia Federal em Minas Gerais)
Entenda o caso
Conforme consta em denúncia apresentada pelo então promotor de Justiça que atuava em Ipatinga, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, por volta de 17h de dia 4 de setembro de 2014, na contramão de uma avenida movimentada de Ipatinga, fugindo da polícia, os dois indivíduos, montados numa motocicleta Honda CB 300 roubada e após consumirem maconha e bebida alcóolica, atropelaram e mataram Aristeu Borges, de 78 anos, que empurrava uma bicicleta pela avenida José Anatólio Barbosa, no bairro Limoeiro.
Após o atropelamento, o condutor da moto, inabilitado, e o passageiro da garupa fugiram do local sem prestar socorro à vítima. Perto do local, os dois foram presos por uma equipe da Polícia Militar. Eles foram identificados como Eliton Soares Matos, na época com 25 anos (condutor), e Diego Donato de Oliveira, na época com 21 anos.
Ao avaliar a situação da motocicleta, os policiais militares entenderam porque a dupla fugiu ao avistar a equipe fazendo a abordagem na ponte do distrito de Barra Alegre. A Honda CB 300, cor vermelha tinha sido tomada em um roubo dois dias antes do acidente. Eliton alegou ter comprado a motocicleta pelo valor de R$ 350 de um indivíduo conhecido apenas como Todinho. O condutor também admitiu ter conhecimento que a motocicleta era produto de roubo.
Já publicado sobre o caso:
-Júri condena dois réus por morte de idoso durante fuga da polícia em Ipatinga
-Moto roubada foi comprada por R$ 350
-Motociclistas que transitaram na contramão, atropelaram e mataram idoso vão para o Tribunal do Júri
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Nqti
26 de setembro, 2024 | 08:47Bem feito tomara que apodreça na cadeia e que vire mulherzinha dos presos.”
Tc
26 de setembro, 2024 | 07:45A justiça demorou 10 anos e agora esse vagabundo, ladrão e traficante vai começar a pagar pela morte do meu tio. Na época nós ficamos sabendo que esse tal de td, que supostamente vendeu a moto roubada para o assassino é traficante também e constantemente é visto circulando em caminhonetes de luxo. Esse maldito agora preso em Portugal, no dia que atropelou e matou meu tio ele estava armado com o comparsa e iam matar um desafeto deles no bairro Limoeiro, viram a viatura da PM, foram fugir e mataram um inocente atropelado. Viviam assaltando em Ipatinga. Tomara que a justiça deixe esse pilantra preso por muitos anos.”
Datena
26 de setembro, 2024 | 01:29Bem Feito !
Parabéns a Polícia !”