26 de setembro, de 2024 | 05:00
Candidatos à Prefeitura de Ipaba listam propostas de governo
Como de costume ao longo de décadas, o Diário do Aço busca contribuir com o processo eleitoral, levando informações e propostas dos candidatos em 6 de outubro aos nossos leitores. Iremos publicar, ao longo dos próximos dias, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das principais cidades do Vale do Aço e Colar Metropolitano, para que o eleitor conheça a história de vida e as propostas de cada um. Nesta edição, apresentamos os depoimentos dos candidatos de Ipaba.Candidato à reeleição, Juninho da Saúde fala que vai continuar o bom trabalho em Ipaba
Dando sequência às entrevistas com candidatos a prefeito no Vale do Aço, o Diário do Aço ouviu os postulantes ao cargo em Ipaba. Começamos por Gilberto Pereira Soares Junior, o Juninho da Saúde, do Republicanos (10). Tuniquinho é o vice de Juninho. O atual prefeito e candidato à reeleição conversou com a reportagem sobre suas metas para outros possíveis quatro anos de governo.
DA - Por que decidiu se candidatar ao cargo de prefeito?
JS - Em 2020, nosso grupo político decidiu lançar meu nome como candidato a prefeito, e aceitei esse desafio. Fomos eleitos com um número recorde de votos. Iniciamos nosso mandato em 2021, ainda em meio à pandemia, e tivemos a oportunidade de fazer a cidade se desenvolver como nunca antes.
À frente do poder Executivo, resolvemos problemas que se arrastavam há décadas e mostramos que, com responsabilidade e firmeza, é possível colocar a cidade no trilho do desenvolvimento. Ainda temos muito a fazer. Para que a cidade continue avançando, decidi colocar meu nome mais uma vez à disposição da população, para continuar o trabalho sério que estamos realizando.
DA - Por quais motivos os eleitores de Ipaba deveriam votar no senhor?
JS - Pelo que conseguimos fazer nesses três anos e nove meses, e por aquilo que ainda vamos realizar. O povo de Ipaba já sabe que Juninho não brinca em serviço. O povo quer e precisa de um gestor de verdade, e não de alguém que apenas bate nas costas do eleitor e deixa a cidade nas mãos de qualquer um. Eu sou um prefeito que trabalha todos os dias, conheço toda a realidade da Administração e sempre me coloco à disposição para resolver os problemas.
Nossa saúde já é referência na região, e a educação deu um salto de qualidade, atingindo índices nunca antes vistos. Valorizamos nossos servidores, implantando uma política de reajuste para todos, ao contrário do que acontecia antes, quando apenas pequenos grupos eram beneficiados. As obras que estamos realizando são estruturantes, resolvendo problemas como alagamentos e enchentes. Por esses motivos e pelos projetos em nosso plano de governo, entendemos que somos a melhor opção para nossa cidade. A cidade não pode retroceder.
DA - Caso seja eleito, quais as ações imediatas, e as demais a médio prazo, serão prioridade em seu eventual governo?
JS - Daremos continuidade ao trabalho que já estamos desenvolvendo. Concluiremos as obras iniciadas e iniciaremos outras já garantidas junto aos governos estadual e federal, além de recursos próprios. Vamos inaugurar o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil da cidade, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade. O Sistema de Esgotamento Sanitário do município também será inaugurado. Iniciaremos e concluiremos o calçamento das ruas do bairro Novo Horizonte. Vamos inaugurar duas escolas, uma no Boachá e outra no Vale Verde, além da ampliação de outras duas dentro de Ipaba.
Para os próximos anos, nossa meta é oferecer mais qualidade de vida à população em todas as áreas. Continuaremos realizando festas de qualidade, oferecendo atendimento de excelência na saúde, construindo novas Unidades de Saúde, pavimentando as ruas que ainda não possuem pavimento e recapeando aquelas que necessitam. Vamos construir o Parque Lagoinha. Já iniciamos tratativas com o governo federal para a construção de moradias populares no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Convido a população a verificar e comparar nosso plano de governo com o da oposição. Verão que nossa administração continuará o que deu certo e melhorará ainda mais o que não realizamos com excelência. Mas de uma coisa tenho certeza: Ipaba não retrocederá.
Vander Dantas revela quais seriam as suas metas para Ipaba, caso eleito
Divulgação
Iremos mostrar que o emprego e novas oportunidades farão toda diferença”, pontua Vander Dantas
Iremos mostrar que o emprego e novas oportunidades farão toda diferença”, pontua Vander Dantas
O candidato do PRTB, Vander Dantas (28), concorre ao cargo de prefeito de Ipaba ao lado do vice Cabo Kennedy. O Diário do Aço conversou com Dantas, que antecipou suas ideias, caso seja eleito para o cargo de chefe do Executivo ipabense.
DA - Porque decidiu se candidatar ao cargo de prefeito?
VD - Por acreditar que podemos fazer muito mais pela cidade de Ipaba, promovendo o empreendedorismo, incentivando a industrialização de médio e grande porte para a geração de empregos, fomentar o turismo para que a população de todo Vale do Aço possa conhecer nossas riquezas naturais e investir como nunca visto antes na agricultura para atender às demandas de todo Colar Metropolitano e principalmente nosso Ceasa, que será criado aqui em nossa cidade.
DA - Por quais razões os eleitores de Ipaba deveriam votar no senhor?
VD -Assim como muitos irmãos ipabenses, estamos cansados de ver promessas vazias e projetos não concluídos. Iremos mostrar para o povo de nossa cidade que o emprego e novas oportunidades farão toda diferença para o desenvolvimento de Ipaba e podemos crescer muito em vários pontos, abrindo oportunidades de empregos. Quando fomentamos a criação de empresas em nosso município, tiramos a dependência de nosso povo da prefeitura, que geralmente gera trabalho passageiro, limitado e sujeito ao prefeito da gestão em vigor.
DA - Caso seja eleito quais as ações imediatas, e as demais a médio prazo, serão prioridade em seu eventual governo?
VD - Iniciaremos o mandato construindo a sede própria da prefeitura, que irá contribuir para reduzir o excesso de gasto com aluguéis. Faremos auditoria em todos os contratos realizados nos últimos anos, para garantir que os atrasos nas obras que estão em andamento sejam finalizados. Remanejaremos as atividades municipais de modo a enxugar o excesso de aluguéis para utilização de atividades públicas municipais. Construção da rodoviária para atendimento de linhas intermunicipais e estaduais, garantindo conforto e agilidade aos nossos munícipes.
Pretendo criar o programa para atendimentos de pessoas especiais com dificuldade de locomoção e autistas. Atendimento on-line para agilizar as consultas, marcação de exames e erradicação do fura filas”. Além da Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)do distrito do Vale Verde (imediato). Em médio prazo, realizar contato direto junto a Copasa para construção de mais cinco poços artesianos, para que não falte mais água em nossa cidade. Criação do Parque Municipal de Ipaba, na Lagoa do Piauzinho”, para atrair turistas a nossa cidade. Realizar mapeamento de áreas propícias para implantação do polo industrial e abertura do projeto de Crescimento Industrial de Ipaba.
Zé Vieira explica motivação para concorrer novamente
José Vieira de Almeida, o Zé Vieira, concorre ao posto de prefeito neste ano pelo PL (22), juntamente com o vice, Jadir Rodrigues. O candidato ao cargo majoritário, que inclusive já ocupou essa cadeira, concedeu entrevista ao Diário do Aço e falou sobre algumas de suas propostas.
DA - Por que decidiu se candidatar ao cargo de prefeito?
ZV - O povo de Ipaba vem enfrentando, nos últimos momentos, grande desprezo por parte da atual gestão, que vem afastando o cidadão da prefeitura, criando dificuldade de acessibilidade. Foram criadas nesta atual gestão cinco portas, com fechaduras eletrônicas e senhas de acesso ao seu gabinete. O povo sente saudades daquele tempo em que podia conversar com o prefeito no prédio da prefeitura, até mesmo pelas ruas e explicar suas aflições e necessidades. Por isso, eu, José Vieira de Almeida, decidi colocar meu nome mais uma vez à disposição do povo de Ipaba. Eles me conhecem e sabem do carinho e respeito que sempre foram tratados por mim.
DA - Por quais razões os eleitores de Ipaba deveriam votar no senhor?
ZV - Fui vereador quando Ipaba ainda era distrito de Caratinga, tendo sido eu o vereador que apresentou o projeto de lei de emancipação do nosso distrito, tornando o distrito de Ipaba em município. Nas eleições de 1992, fui eleito primeiro prefeito da cidade. Peguei Ipaba sem nenhuma estrutura para iniciar e torná-la cidade, recém emancipada. Dei os primeiros passos na gestão pública de Ipaba, construí as principais obras de saneamento básico, postos de saúde e escolas, obtendo o respeito e a confiança do meu povo, me credenciando a ser prefeito por mais dois mandatos.
Cometi alguns erros, como qualquer ser humano, entretanto, os acertos foram muito maiores. Quando olho para trás, penso que poderia ter feito melhor. É justamente isso, a vontade de fazer melhor do que fiz no passado, que me dá o ânimo de seguir na política e mostrar ao eleitor ipabense que sou merecedor de seu voto, para fazer Ipaba feliz de novo.
DA - Caso seja eleito, quais as ações imediatas, e as demais a médio prazo, serão prioridade em seu eventual governo?
ZV Inicialmente, voltarei a abrir a prefeitura aos cidadãos de Ipaba. O lugar do prefeito é junto com o seu povo. Prefeito não tem que ficar escondido dentro do prédio da prefeitura. Tem que estar nas ruas para tomar conhecimento das necessidades da população e, assim, colocar a máquina pública para trabalhar em prol do povo. Se o prefeito não vai ao encontro do cidadão, como vai saber de suas necessidades?
Vamos firmar convênios com os hospitais Márcio Cunha, São Miguel e outros, para a realização das cirurgias eletivas. Para termos mais segurança, facilidade e acessibilidade dos pacientes que tanto sofrem com os hospitais longe e de difícil acesso. Com o nosso governo Ipaba terá um grande avanço na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos.
A médio e longo prazo, realizaremos uma mega operação caracol, em todos os pontos mais críticos da cidade, Águas Limpas, Beija-Flor, Marafunda, Angola, Sementeira, Baixada Coronel Roberto e outros, realizaremos o maior plano de calçamento de Inter Travados em todos os morros de difícil acesso, transporte e locomoção do povo das zonas rurais em geral, olharei junto ao presidente da Associação Habitacional de Ipaba a regularização dos lotes do bairro Paraiso, para viabilizar a escritura dos mesmos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]