26 de setembro, de 2024 | 05:02

No Dia do Surdo, presidente de instituição ipatinguense defende acessibilidade

Arquivo pessoal
Felipe Silva é presidente da Associação dos Surdos de IpatingaFelipe Silva é presidente da Associação dos Surdos de Ipatinga

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Dia Nacional dos Surdos é celebrado nesta quinta-feira (26). Este é o dia oficial no Brasil há 16 anos, por meio do decreto da Lei nº 11.796. O motivo da escolha da data é que o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi fundado em 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro. Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, o presidente da Associação dos Surdos de Ipatinga (Asipa), Felipe Silva, destaca a importância da inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Seja ela no mercado de trabalho, no atendimento em lojas, supermercados, bancos, hospitais e outros serviços de necessidades básicas, nos ambientes de lazer ou até mesmo no convívio com outras pessoas.

Felipe pontua que vê uma falta de acessibilidade para pessoas surdas, não só em Ipatinga, mas em todo o Vale do Aço. “Noto uma falta de acessibilidade muito grande aqui na região. Quando chegamos em um hospital, falta comunicação, mesmo em um atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando tenho um problema de saúde e preciso de um atendimento e necessito me comunicar, eu não consigo, porque as pessoas não sabem a Língua Brasileira de Sinais, que seria a Libras”, afirma.

“Nós ficamos sentados esperando para sermos chamados. Mas como é que vão chamar o meu nome se eu sou surdo? É esse tipo de problema que há dentro dos hospitais”, acrescenta o presidente da Asipa.

Ele também ressalta que não é só com serviços de saúde que passa por dificuldades de comunicação. “Há inacessibilidade até mesmo em algumas lojas ou nos bancos, quando preciso resolver alguns problemas, por exemplo. Eu vou em alguma loja experimentar alguma roupa, e eu gosto dela, tem várias roupas, eu observo certinho e escolho a que mais me agrada, mas eu chamo a pessoa para me atender e ela é ouvinte, não comunica em Libras, fica fazendo gestos com as mãos. Os surdos percebem que há falta de comunicação e valorização da nossa língua”, complementa.

Asipa
A Asipa utiliza o bordão “Para toda comunidade surda e ouvintes!”. Isso significa que qualquer pessoa pode participar ou contribuir com a associação, independentemente se tem algum tipo de deficiência auditiva ou não.

A instituição não possui sede própria, e se reúne em lugares emprestados. Emprestar locais para reuniões do grupo é uma forma de contribuir com ele, bem como doar ingredientes para festas.

O grupo faz encontros mensais, festas em datas comemorativas e atividades esportivas e esporádicas. Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho realizado ou em contribuir podem entrar em contato com o presidente da associação por meio do telefone 31 9 9505-7833. Já as atividades podem ser acompanhadas por meio do Instagram @oficial.asipa ou @psicomeire.educar.

Setembro azul
Neste mês é feita uma campanha chamada Setembro Azul, visto que o período é dedicado à conscientização sobre a inclusão das pessoas surdas, reforçando as conquistas da comunidade e destacando a urgência da ampliação da acessibilidade. A campanha é feita anualmente, divulgando também a Libras.

A entrevista de Felipe Silva para o Diário do Aço contou com o apoio de Meire Araújo, professora, tradutora e intérprete de Libras.

O Dia Nacional dos Surdos é celebrado nesta quinta-feira (26). Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, o presidente da Associação dos Surdos de Ipatinga (Asipa), Felipe Silva, destaca a importância da inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade 👉 diariodoaco.com.br/noticia/0118...

[image or embed]

— jornaldiariodoaco.bsky.social (@jornaldiariodoaco.bsky.social) September 26, 2024 at 8:20 AM

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carolina B.

29 de setembro, 2024 | 13:07

“A invisibilidade de pessoas com deficiência auditiva precisa acabar! Somos todos uma só sociedade...
E o único candidato a prefeito de Ipatinga que fala abertamente sobre capacitismo é o Dr Michael Ribeiro (50). É ele quem está mais apto a assumir a prefeitura neste momento para cuidarmos de todos com dignidade!”

Envie seu Comentário