25 de setembro, de 2024 | 08:40
Justiça Eleitoral realiza procedimento de carga das urnas
Divulgação
Urnas são preparadas para o pleito de prefeito, vice-prefeito e vereador no dia 6 de outubro
Urnas são preparadas para o pleito de prefeito, vice-prefeito e vereador no dia 6 de outubro
As urnas eletrônicas recebidas pelos cartórios eleitorais passam pela cerimônia de geração das mídias com os dados oficiais para as zonas eleitorais das Eleições Municipais 2024. São inseridos os dados dos candidatos, com seus números, respectivas fotos, e também os nomes dos eleitores de cada seção, já que as pessoas não podem votar em seções diferentes das quais estão cadastradas. No cartório eleitoral de Ipatinga, são 757 urnas a serem carregadas para a votação nos municípios de Ipatinga, Santana do Paraíso, Ipaba e Bugre.
O chefe do cartório da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, explica que o procedimento começou na última segunda-feira (23) e deve durar até a próxima sexta-feira (27). "Durante esse processo, as zonas são preparadas com os dados oficiais dos partidos, federações de partidos, as coligações formadas, as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereador desses quatro municípios. É de nossa atribuição", detalha.
Após este procedimento, as urnas serão lacradas e preparadas para uma conferência final de data e hora, padronizada com o horário de Brasília. "Essa conferência será feita na próxima semana e, aí, elas já estarão preparadas para, no dia 5 de outubro, serem embarcadas e levadas pela Polícia Militar, com o apoio também da Polícia Federal, para o prédio do 14º Batalhão, onde permanecerão até a madrugada do dia 6 de outubro, quando serão distribuídas para todos os locais de votação", completa Leonardo Souza.
Transporte
O chefe do cartório reforça que o transporte das urnas é feito com total segurança, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Federal e da Polícia Civil. "Essa segurança é fruto de um convênio do comando da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, representado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Belo Horizonte, com os comandos gerais da Polícia Militar, Polícia Civil e com a Superintendência da Polícia Federal em todo o estado de Minas Gerais", destacou.
Candidaturas
As candidaturas indeferidas, com trânsito em julgado até o último dia 18 de setembro, não irão para a urna eletrônica. "Agora, as candidaturas indeferidas pelo juízo de primeira instância, mas que recorreram, têm, pela legislação, tanto pela Lei 9.154 quanto pela Resolução 23.609, o direito de participar da eleição e de irem às urnas, porque o seu recurso pode ser deferido tanto na segunda instância quanto em instâncias extraordinárias, no caso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, quando este candidato recorre, os dados vão para a urna e ele disputa naquela situação que chamamos de sub judice, aguardando o deferimento de um eventual recurso pelas instâncias superiores da Justiça Eleitoral", argumentou Leonardo Souza.
Auditoria
Ainda conforme Leonardo Souza, após a carga oficial de dados em todas as zonas eleitorais do Brasil, haverá um sorteio de várias urnas para serem auditadas, com diversos testes para colocar à prova as múltiplas barreiras de segurança que as urnas eletrônicas possuem. "Em Minas Gerais, o TRE fará este sorteio no dia 5, de várias urnas eleitorais do estado, em vários municípios, não só da capital, por meio do sistema de loteria, para que elas sejam auditadas. Esse sorteio será ao vivo, com transmissão pelo canal do YouTube do TRE-MG, com acompanhamento da imprensa, autoridades, candidatos, além do Ministério Público e das polícias", informou.
Já publicado:
Cartórios eleitorais já preparam as urnas eletrônicas para Eleições
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Verdade Nua e Crua
25 de setembro, 2024 | 12:36Santana do Paraíso é a única cidade do vale do aço que não precisa de Bolsonaro pra escolher prefeito, o homem trabalhou e faz por merecer!!! O resto é resto”