24 de setembro, de 2024 | 17:04
Ex-prefeito de Ipaba é condenado por fraude em licitação de combustíveis
A Justiça condenou o ex-prefeito de Ipaba, Edimarques Gonçalves Teixeira, o Marquinho do Odilon, em uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público. Desta vez, a condenação envolve acusação de fraudes em uma licitação para a aquisição, pagamento e fornecimento de álcool, gasolina e diesel. A sentença foi proferida no último dia 19, assinada pelo juiz de Direito Luiz Flávio Ferreira, da Comarca de Ipatinga. O ex-prefeito pode recorrer, por se tratar de decisão em primeira instância.De acordo com a sentença, ficou comprovado que havia registros de abastecimentos de veículos sucateados e o direcionamento irregular do contrato para uma empresa específica. Além disso, proprietários de postos de combustíveis também foram condenados por participarem das fraudes e irregularidades no processo licitatório.
O Ministério Público narrou de forma clara e objetiva o suposto esquema de fraudes relacionadas ao fornecimento de combustíveis, indicando o período (2013 a 2015), os valores envolvidos, e as condutas atribuídas a cada réu”, aponta o documento do magistrado.
Sentença
Edimarques Gonçalves Teixeira foi condenado pelas práticas de improbidade administrativa e penalizado com suspensão dos direitos políticos por seis anos; pagamento de multa civil equivalente ao valor total do dano causado, no montante de R$ 149.092,45; proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por seis anos, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]