25 de setembro, de 2024 | 08:00
Escritora de Ipatinga expõe trabalho na Bienal do Livro de São Paulo e lança sexto livro de poesia
Em entrevista ao Diário do Aço, Carla Serafim destacou a importância da presença de artistas da cidade, sobretudo, daqueles que moram em bairros mais distantes da área central
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoA escritora Carla Serafim, de 26 anos, moradora do bairro Limoeiro, em Ipatinga, lança seu sexto livro. Neste mês, Carla foi convidada para ir à Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que conta com a presença de editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e títulos. Seus livros são vendidos por uma de suas editoras e até mesmo na Amazon. Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, ela cita a importância da presença de artistas oriundos do município e, especialmente, em bairros mais distantes do Centro.
A jovem já tem cinco livros publicados, sendo eles Amores e desamores”, Agindo com a mente e não com o coração”, A intensidade mora ao lado”, da editora Uiclap, e O que a mente já entendeu e o coração ainda precisa aceitar”, da editora Devir, poesia e prosa.
O sexto livro se chama A saudade não vai te trazer de volta”, também da editora Uiclap, e ainda não tem data definitiva para lançamento, mas provavelmente será em novembro, assim como afirma a escritora. O sexto livro é de poesias, todos os que eu publiquei são. Está nos ajustes finais para ser publicado em novembro. Minha poesia vem das pequenas coisas do dia a dia, dos sentimentos como o amor, a dor e as memórias. Escrever é minha forma de entender essas emoções e expressar o que muitas vezes não conseguimos dizer com palavras simples. Tento, com meus versos, mostrar tanto as alegrias quanto os desafios que enfrentamos”, detalha.
Arquivo pessoal
Seu sexto livro se chama ?A saudade não vai te trazer de volta?, e será lançado em novembro
Seu sexto livro se chama ?A saudade não vai te trazer de volta?, e será lançado em novembro
Bienal
Carla também conta como foi sua participação na Bienal. A editora me convidou por meio do Instagram e do e-mail. Um dos meus livros ficou exposto no estande, onde os escritores best-seller tinham um cantinho reservado. Também recebi homenagem por ser uma das escritoras que tem bastante engajamento nas redes e nas vendas. Três livros meus, que são os mais vendidos, são bastante conhecidos no TikTok. Na Amazon, o meu livro mais vendido é O que a mente já entendeu e o coração ainda precisa aceitar. Tenho três e-books disponíveis no site, contendo cerca de 600 mil páginas lidas”, destaca.
Contribuição para o município
A ipatinguense defende que a presença de artistas em bairros mais distantes da área central é fundamental para quebrar uma visão distorcida que por muito tempo limitou o potencial das pessoas que vivem nesses lugares. É comum ouvir que residentes dessas áreas não poderiam ser escritores, jogadores de futebol ou outras profissões que muitas vezes são associadas a oportunidades mais centralizadas. Mas a verdade é que o talento e a criatividade não têm endereço fixo”, garante.
Quando vemos artistas emergindo de bairros menos favorecidos, estamos desafiando a ideia de que o acesso à cultura ou às profissões criativas é um privilégio reservado a poucos. Além disso, eles ajudam a construir uma identidade própria para os bairros, que muitas vezes são subvalorizados, mostrando que há riqueza cultural e humana em cada canto da cidade”.
A arte tem o poder de transformar vidas e espaços, e acredito que ao incentivarmos a produção artística nesses locais, estamos abrindo portas para novas narrativas e mostrando para todos, especialmente para os jovens, que eles podem ser o que quiserem, independentemente de onde vieram”, complementa a autora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Fernando
25 de setembro, 2024 | 16:33Parabéns Carla, conheço desde pequenas, ela é sua irmã, seu Pai e uma amigão, um guerreiro trabalhador. Criadas sozinhas pelo Pai e a Vó. Sucesso sempre.”
Maria Aparecida Eloy
25 de setembro, 2024 | 13:00Parabéns à escritora e muito sucesso . Pena que não há reconhecimento ou incentivo ao trabalho dos muitos escritores regionais. Sou também de Ipatinga, escritora de livros infantis e tenho orgulho de fazer parte deste grupo .”
Gisele
25 de setembro, 2024 | 11:28Parabéns, não conhecia a Autora, fui até São Paulo e prestigiei a nossa também Autora da cidade Cláudia Castro. Seria Iimportante a maior divulgação de nosso autores regionais! Já irei procura-la em suas redes sociais.”
Tião Aranha
25 de setembro, 2024 | 10:45A escritora acertou em cheio nessa busca da "felicidade" através do amor: aí estará o fim da ansiedade. Somente o acúmulo dos dias vividos haverão de afastar todos os males do espírito-, porque atingindo esse nível de evolução a pessoa vai buscar a Paz em definitivo . Que silencia tudo e todos.Rs.”
Eu Eu Mesmo e Irene
25 de setembro, 2024 | 09:15Parabéns à escritora. Só a educação e a cultura salvam o ser humano das trevas da ignorância.”