24 de setembro, de 2024 | 15:15
Rapper de Viçosa ressalta a força do jovem periférico
Território Literal é um trabalho que busca refletir o contexto social dos jovens de periferia e como essa construção social é imposta a eles, muitas vezes, de forma ininterrupta”. A apresentação é da assessoria do artista Johnny Rosa, de Viçosa, que lançou em agosto o álbum de mesmo nome e um zine, e, na semana passada, também, o audiovisual do projeto no YouTube.Conforme descreve a assessoria, nas oito faixas do álbum são narradas e cantadas histórias reais de jovens de periferia que conseguiram ou não seu lugar em evidência na sociedade”. O trabalho é inspirado no livro Amarelinho”, de Ganymédes José, que mostra o retrato da criança abandonada, do menor infrator, da trajetória de crianças inocentes que não têm consciência de seu drama e da gravidade das infrações que cometem”.
A iniciativa, aprovada na Lei Paulo Gustavo em Minas Gerais, além das composições musicais, inclui as áreas de design e literatura. O zine Manual do Jovem Periférico”, traz oito passos para uma trajetória mais leve e digna aos jovens periféricos e racializados”: 1) Conheça a sua história, 2) Não tenha medo, 3) Busque por direções, 4) Todo camburão tem um pouco de navio negreiro, 5) Lei da Favela não é a Lei do Estado, 6) A salvação é individual, 7) Nunca trabalhe de graça e 8) Ubuntu-Eu sou porque nós somos.
Johnny Rosa é artista e rapper, desde 2009 atuando na realização de batalhas de rap pelas ruas do município de Viçosa. Mais informações no Instagram @iaejohnny e no canal do YouTube. Todos os produtos criados no projeto podem ser acessados pelo link: https://linktr.ee/johnnycashy13.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]