23 de setembro, de 2024 | 15:30

Mostra internacional de cinema ocupa a capital mineira

Fotos: Leo Lara/Universo Produção
Sete espaços da capital mineira serão ocupados na mostraSete espaços da capital mineira serão ocupados na mostra
Em 2024, a CineBH - Mostra Internacional de Belo Horizonte chega à 18ª edição, a partir desta terça-feira (24) até domingo (29), e ocupa sete espaços da capital mineira: Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Fundação Clovis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno), Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas e Praça da Liberdade.

Durante seis dias, a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte terá programação intensa, abrangente e gratuita para todas as idades e públicos. A temporada envolve formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países. “Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual com foco na América Latina. Um espaço de perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro”, destaca a produção.

“A Mostra CineBH é um convite à diversidade de imagens e histórias que trazem a compreensão de que a América Latina não se resume simplesmente a um único conjunto de países, e sim à singularidade de cada um dos 20 países e dos mais de 660 milhões de habitantes a compor esse conjunto. Mais que um espaço de exibição, será uma ponte de conexões, debates, reflexões e aproximação com os países”, ressalta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH.

O evento também discute o mercado do cinema brasileiroO evento também discute o mercado do cinema brasileiro
Evento de mercado
Simultaneamente à Mostra CineBH, será realizada a 15ª edição do Brasil CineMundi, que é o evento de mercado do cinema brasileiro, que vai apresentar projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção. Nesta edição são 38 projetos de longas-metragens em cinco categorias, sendo 33 em desenvolvimento: Horizonte (diversidade e criação do audiovisual brasileiro), DocBrasil Meeting (documentários), Foco Minas (projetos de Minas Gerais) e Paradiso Multiplica (incubadora de talentos). A quinta categoria é o Work in Progress - WIP Primeiro Corte, que reunirá cinco longas em processo de produção.

Todos os projetos serão apresentados para mais de 50 profissionais e representantes da indústria audiovisual mundial, vindos de diversos países - produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais -, que participam do evento para conhecer e fazer negócios com os projetos selecionados, participar de debates, painéis, agenda de relacionamentos.

A cada edição, a Mostra CineBH e o Brasil CineMundi renovam o compromisso de estabelecer parcerias produtivas a favor do cinema brasileiro, criando oportunidades de negócios, de inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais. Marcam um tempo sublime de ideias, encontros, crítica e discussões. Iniciativas que contribuem positivamente para aproximar povos e continentes, estabelecer o diálogo entre as culturas, ampliar possibilidades de inserção do cinema brasileiro no mercado global.

Programação
A CineBH terá atividades gratuitas ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis. A proposta principal é “apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações”, diz a assessoria.
A 18ª CineBH e o 15º Brasil CineMundi integram o “Cinema sem Fronteiras 2022”, idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho). Mais informações das redes sociais e na site oficial do evento: www.cinebh.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário