23 de setembro, de 2024 | 06:25

Concluída a recuperação da Rodovia do Boi

Trecho de 178 quilômetros da MGC-418, no Vale do Mucuri, é uma das principais ligações de Minas Gerais com o litoral Sul da Bahia

Miguel Sena / DER-MG
MGC-418 é a principal ligação de Minas Gerais com o litoral Sul da BahiaMGC-418 é a principal ligação de Minas Gerais com o litoral Sul da Bahia

Importante via para escoar a produção agropecuária no Vale do Mucuri e principal caminho dos mineiros em direção ao litoral Sul da Bahia, a MGC-418, também conhecida como Rodovia do Boi ou Rodovia Minas-Bahia teve sua recuperação concluída.

O trecho de 178 quilômetros recuperados pelo Governo de Minas Gerais tem início em Teófilo Otoni, atravessa Carlos Chagas e Nanuque e tem seu fim na divisa com a Bahia. Este é o trecho que foi recuprado. A MG-418 segue depois da divisa para Posto da Mata, já no território baiano, cruza a BR-101 e segue por mais 84 km até Caravelas.

Para recuperar o trecho sob sua jurisdição, o governo mineiro informa que aportou o montante de R$ 90 milhões do Provias, programa de obras rodoviárias.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, destaca a importância da rodovia para a integração de regiões e que atende milhares de pessoas que se deslocam a trabalho, lazer ou em busca de atendimento de saúde.

“Fico muito satisfeito de anunciar mais uma entrega importante do Provias, obra aguardada há décadas pela população do Vale do Mucuri que agora está proporcionando mais tranquilidade, segurança e conforto”, ressalta.

A MGC-418 tem característica de tráfego intenso que chega a contabilizar um fluxo de mais de 22 mil veículos diariamente, sendo 15% deles de caminhões com grande capacidade de carga.

Percepção do usuário Quem trafega pela rodovia diariamente garante que as intervenções já trouxeram maior sensação de segurança.

"Antes, a MGC-418 estava praticamente intransitável. Com a recuperação do pavimento, já sinto que o risco de acidentes está menor. Trabalho dando assistência em fazendas e passo muito por aqui. Além disso, percebo que foi feito um trabalho de qualidade", destaca o veterinário Antônio Leite.

Fábio Dias da Silva, que trabalha em uma parada de caminhões à beira da rodovia, vê a melhoria na pavimentação. “Estava muito ruim, só tinha manutenção com tapa-buracos e os acidentes eram rotina. Com as melhorias, além de ter mais segurança, o usuário vai economizar com a manutenção e com o combustível, o que faz muita diferença para quem está o tempo inteiro no volante e depende dele para a sua sobrevivência", avalia.
Miguel Sena/DER-MG
Pista foi recapeada em grande parte; usuários afirmam que há 30 anos estrada não recebia restauração Pista foi recapeada em grande parte; usuários afirmam que há 30 anos estrada não recebia restauração

João Mendes Carvalho Júnior, que atua há 22 anos no segmento de transporte e comércio também constata o fim dos problemas depois das obras realizadas pelo Governo de Minas, não só na Rodovia do Boi, mas também na divisa com o Espírito Santo.

“Há décadas não tínhamos um investimento tão grande na Rodovia do Boi. Era uma vergonha para nós, mineiros, ouvir ‘graças a Deus saímos das estradas de Minas’. Isso hoje não tem mais. A obra que foi feita de Teófilo Otoni até a divisa da Bahia tem sinalização e asfalto de qualidade. Eu acompanhei tudo e não foi só uma reforma, foi uma reconstrução da via. Isso nos enche de orgulho”, afirma.

A mesma percepção tem o comerciante Salvador Pires Macedo. “Eu conheço este trecho desde 1969 e faz 30 anos que estou aqui neste ponto. Já presenciei muita coisa e posso dizer, com toda certeza, que é a primeira vez que eu vejo esta rodovia como está agora. Foi realmente bem-feita”, enfatiza.

Outro que celebra a conclusão das obras na Rodovia do Boi é Ademar Neves Souza. Segundo ele, o serviço de recuperação do pavimento ficou excelente e até melhorou o movimento no seu comércio.

“Está todo mundo elogiando, principalmente os caminhoneiros. Só não está agradando muito os borracheiros, que quase não estão tendo serviço, porque antes era pneu furado toda hora”, comenta, bem-humorado.

Rodovia do Boi

O apelido é resultado de uma rica história desenvolvida ao longo de décadas na região, com a MGC-418 desempenhando uma atribuição vital no transporte de gado e mercadorias.

A rodovia faz parte de um complexo de vias importantes no mapa do turismo do Brasil e é o caminho preferido para quem se desloca das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil em busca de destinos de renome, dentre eles, Prado e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

Além da importância turística, a Rodovia do Boi desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico das regiões que interliga, oferecendo oportunidades de explorar as inúmeras potencialidades dos municípios na área de influência e de desfrutar das belezas do caminho, como a Pedra da Boca, em Teófilo Otoni.

Miguel Sena/DER-MG
Além da importância turística, a Rodovia do Boi desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico das regiões que interligaAlém da importância turística, a Rodovia do Boi desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico das regiões que interliga
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Comentários

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Bruto

28 de setembro, 2024 | 04:34

“FICOU ÓTIMO! PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS NA OBRA! MUITO BOM MESMO!”

Turista

24 de setembro, 2024 | 11:28

“FICOU BEM SINALIZADA E FISCALIZADA? ESTRADA SEM SINALIZAÇÃO É RISCO DE ACIDENTE. A GENTE RODA POR VARIOS KM E NÃO VÊ SEQUER UMA VIATURA DA PRMG”

Luciano

23 de setembro, 2024 | 14:20

“Agora ficou boa essa estrada. Antes estava abandonada.”

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