22 de setembro, de 2024 | 00:01

Documentário resgata história da boate Hoffman em Timóteo

Divulgação
Edificação histórica é ponto de referência e se destaca na paisagem urbana de TimóteoEdificação histórica é ponto de referência e se destaca na paisagem urbana de Timóteo
Localizado no bairro Novo Horizonte, em Timóteo, o Forno Hoffmann é considerado patrimônio histórico da cidade e região, pois está intimamente ligado aos primórdios do desenvolvimento da siderurgia no Vale do Aço. Erguida em 1945 para a fabricação de tijolos utilizados na construção da Companhia de Aços Especiais de Itabira, a antiga Acesita que atualmente se chama Aperam South America, a edificação é um dos pontos de referência de Timóteo, por sua grandiosidade e beleza que se destacam em meio à paisagem urbana.

Recentemente, o patrimônio arquitetônico ganhou mais destaque com o lançamento de um documentário no YouTube. O filme não toca propriamente na história do funcionamento do forno industrial, mas da boate Hoffman 530° que, em 2002, ocupou as instalações depois que a fábrica foi desativada e fez muito sucesso na região. Mais de 20 anos depois, o documentário “Boate Hoffman 530°”, de Igor Alecsander, promete jogar mais luzes que possam garantir a preservação histórica e cultural da edificação.

Marco do desenvolvimento abrigou boate de sucesso Marco do desenvolvimento abrigou boate de sucesso
Cenário cultural
O filme foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Timóteo e foi lançado na última semana de agosto, no canal Oncêvai Vale do Aço do YouTube. De acordo com o autor do projeto, Dj Igor Alecsander, a Hoffman 530° revolucionou o cenário cultural na cidade, trazendo inovação com equipamentos e tecnologia de primeiro mundo e tendo como convidados artistas renomados do show business nacional da época para se apresentar em uma boate do interior de Minas Gerais. “Aliás, o próprio termo boate, ou casa noturna, que significa casa de diversões, geralmente aberta à noite onde se podia dançar, beber, comer e assistir a shows artísticos e musicais, caiu em desuso”, ressalta a assessoria da produção.

A ideia, segundo o produtor do documentário, Júlio César Nascimento, foi “resgatar uma história que marcou a vida de muita gente por meio de uma pesquisa na qual fosse mostrada a grandiosidade dessa que foi uma das maiores casas de espetáculos do interior de Minas Gerais e de todos os tempos em Timóteo”. “Nosso objetivo com esse documentário foi descrever dentro de um contexto as histórias, os causos e os fatos vivenciados nesse importante patrimônio cultural que movimentou a nossa cidade e a colocou em grande evidência no cenário nacional”, explica.

O documentário reúne entrevistas com personagens que participaram daquele período da vida noturna e do entretenimento regional. “Músicos, produtores, videomakers e frequentadores da casa relatam com saudades a existência desse marco que foi a boate Hoffman 530° e que até hoje mexe com o imaginário de uma geração inteira”, destaca a produção. Além disso, o filme traz fotos e vídeos, como a realização da Festa à Fantasia, que mostram um pouquinho do que foi esse empreendimento “regado com saudosismo e nostalgia saudáveis”. “Boate Hoffman 530°” pode ser conferido no link: https://youtu.be/ZNbMA5TLrjY?si=nuzqpTZ5FjjJ65NR.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário