21 de setembro, de 2024 | 08:32
Artista ipatinguense faz releitura em xilogravura de capa da primeira aparição do Batman
Arquivo pessoal
A arte é uma releitura da capa da revista Detective Comics #27, que apresentou a primeira aparição do personagem, em xilogravura
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço 
Os 85 anos do lançamento do personagem Batman são comemorados neste sábado (21). E para celebrar a data, a Warner Bros. Entertainment convidou sete artistas de várias partes do mundo para criar uma arte em comemoração. O artista brasileiro escolhido foi João Marcos Mendonça, nascido em Ipatinga e que atualmente reside em Governador Valadares. Ele fez uma releitura da capa da revista Detective Comics #27, que apresentou a primeira aparição do personagem, em um estilo de arte tipicamente brasileiro.
João Marcos é professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Também é roteirista na Mauricio de Sousa Produções, bem como autor de livros em quadrinhos, entre eles a Escola de Passarinhos”, que trata do universo da educação. Sua vida profissional começou no Diário do Aço, aos 14 anos, como chargista e ilustrador. Permaneceu como colaborador do diário por mais de 15 anos.
Em entrevista ao jornal, ele conta como recebeu o convite para participar do projeto que homenageia um dos super-heróis mais conhecidos dos quadrinhos e do cinema, criado pela editora estadunidense DC Comics.
A Chiaroscuro Studios de São Paulo coordenou o projeto a convite da Warner para a criação dessa arte original para o projeto, e me fez o convite, o que me deixou muito feliz. A agência foi a ponte com a empresa detentora dos direitos do Batman. O trabalho foi lançado no último dia 18. E no dia 21 é comemorado o Batman Day”, detalha.
Arquivo pessoal
João Marcos nasceu em Ipatinga, começou sua trajetória profissional no Diário do Aço e atualmente mora em Governador Valadares

Inspiração
Para fazer a arte, João Marcos relata que as inspirações foram as xilogravuras que ilustram os folhetos de literatura de cordel, muito populares no Nordeste. A xilogravura é uma gravura feita em madeira. Entre os artistas dessa arte popular, minha maior inspiração foi o mestre José Francisco Borges (J. Borges), que infelizmente nos deixou este ano. Quis repassar as características e estilo dessa arte incrível e tão brasileira. Sou apaixonado por essa estética que traduz tão bem uma parte importante da nossa cultura”, enfatiza.
Repercussão
Com essa oportunidade, o trabalho do artista ipatinguense estampa produtos oficiais da DC Comics, tais como camisetas, pôsteres e garrafas. Infelizmente, elas estão sendo vendidas somente na loja oficial da DC, nos Estados Unidos, mas estou na torcida para que sejam vendidas aqui no Brasil”, destaca.
Um sonho realizado
Ele também conta que se trata da realização de um sonho de infância que parecia impossível. O Batman era meu herói favorito quando criança, e a minha lembrança mais antiga em relação aos meus desenhos. Fazia o personagem em seu batmóvel nos livros de receitas da minha mãe, em livros do meu pai e em vários lugares”, finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Elzi Fonseca
23 de setembro, 2024 | 23:00Parabéns João Marcos, você é um artista incrível e uma pessoa grandiosa! Grande abraço!”
Natal
22 de setembro, 2024 | 08:43Parabéns João Marcos, merecedor de todos títulos, uma pessoa maravilhosa, fomos colegas de trabalho no Diário do Aço por muito tempo. Muitas saudades!!!!!!! um grande abraço.”