19 de setembro, de 2024 | 15:01

Na RMVA, mais de 20% das biometrias do sistema eleitoral foram fornecidas pela Polícia Civil

Rovena Rosa/Agência Brasil
Quase um milhão de eleitores mineiros poderão ter biometria validada nestas eleiçõesQuase um milhão de eleitores mineiros poderão ter biometria validada nestas eleições

Nas Eleições 2024, 971.445 eleitores mineiros poderão ter os dados biométricos validados no momento em que forem identificados pelos mesários na seção eleitoral. São pessoas que ainda não cadastraram a biometria junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas cujos dados foram recebidos da Polícia Civil de Minas Gerais, mediante parceria entre o órgão e a Justiça Eleitoral mineira. A iniciativa é parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), criado em 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou o TRE-MG.

O objetivo é aproveitar a biometria coletada por outros órgãos para o cadastro eleitoral e evitar que o eleitor que ainda não coletou as digitais tenha que comparecer a um cartório apenas para essa finalidade.

Em 2022, 1.535.577 eleitores mineiros tiveram a biometria validada ao comparecer para votar nas eleições gerais.
Os dados disponíveis para validação em 2024 foram coletados principalmente pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil e pelo Detran, em procedimentos de emissão da carteira de identidade e carteira de habilitação. Também há eleitores com dados fornecidos por institutos de identificação e órgãos de trânsito de outros estados brasileiros.

Vale do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), 167.020 eleitores já fizeram a biometria. Deste total, 35.733 foram pelo Bioex, ou seja, biometrias fornecidas pela Polícia Civil. Ou seja, 21,39% das biometrias da região foram inseridas no sistema eleitoral por meio dessa parceria, sem que o eleitor precisasse ir a um cartório.

Na RMVA, ainda falta coletar dados biométricos de 181.869 eleitores.

Em Ipatinga, 80.027 eleitores já foram biometrizados (17.639 pelo Bioex) e 100.369 ainda não passaram pelo procedimento tecnológico; em Timóteo, já foram coletados os dados de 31.070 eleitores (5.178 pelo Bioex), faltando ainda 29.493; em Coronel Fabriciano, as digitais de 44.213 pessoas já foram registradas nos sistemas (6.936 pelo Bioex), faltando as digitais de 37.727 a serem recolhidas; e por fim, em Santana do Paraíso, 11.710 eleitores são biometrizados (2.980 pelo Bioex), faltando ainda 14.280 a passarem pelo processo.

Dia da eleição
No dia da eleição, os cadernos de votação, que trazem os dados para identificação dos eleitores, terão o aviso “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral”. A habilitação dos eleitores no terminal do mesário ocorrerá de forma idêntica àquela que é feita com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, com o posicionamento do dedo indicador ou polegar no leitor biométrico.

Todos os 853 municípios de Minas Gerais terão identificação híbrida nestas eleições, ou seja, quem já cadastrou a biometria junto à Justiça Eleitoral ou teve dados biométricos cedidos pela Polícia Civil será identificado pela leitura biométrica.

Quem ainda não tem cadastro biométrico será identificado apenas pela apresentação de um documento de identidade, desde que o título de eleitor esteja em situação regular. É importante observar que tanto quem tem cadastro biométrico quanto quem não tem precisa apresentar um documento de identidade com foto.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário