18 de setembro, de 2024 | 11:34

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Maior índice de aprovação é visto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
Alex Ferreira/Arquivo DA
Proposta do horário de verão é levar as pessoas a aproveitarem mais a luz natural, do nascer ao por do sol, gerando economia nos momentos de pico de gasto de energia elétrica Proposta do horário de verão é levar as pessoas a aproveitarem mais a luz natural, do nascer ao por do sol, gerando economia nos momentos de pico de gasto de energia elétrica

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões
Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

O que diz o governo
Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Erick

25 de setembro, 2024 | 15:12

“Aposto que as pessoas que foram entrevistadas já estariam bêbadas, pois o que esse horário de verão tem de bom e só o final dele.”

Marcelo

19 de setembro, 2024 | 14:37

“Eu não fui entrevistado, Isto ai é porque estes miseráveis não filhos de um ano que tem que acordar 05:35 da manhã para arrumar para ir para a cheque ou escola.
O raiva deste POVO.
Que Deus faça com que o ZEMA não aceite esta porcaria de horário de verão.”

Cidadão Pagador de Impostos

19 de setembro, 2024 | 08:42

“Esse tipo de pesquisa é e sempre será manipulada para os políticos fazerem o que querem e depois dizer que tem o apoio da população”

Arthur

19 de setembro, 2024 | 08:22

“Estudo feito na porta de boteco de abastado, parece piada com a cara do brasileiro que precisa acordar cedo pra trabalhar. Levantamento feito pela "Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)" - é o mesmo que ir na boca de fum0 e perguntar quem é a favor da descriminalização das dr0g@s.”

Pedro Celestino Drumond Magalhães

18 de setembro, 2024 | 17:08

“O horário de verão é horrível para o trabalhador, pois causa a necessidade de adaptação do relógio biológico do mesmo.
Creio que as pessoas que responderam esta pesquisa não tem horário fixo de trabalho.
Não ao horário de verão.”

Honório Dias Barbosa

18 de setembro, 2024 | 14:26

“Eu considero horário de verão igual dor de dente, é bom quando acaba.”

Jose Geraldo

18 de setembro, 2024 | 13:53

“Com certeza este tipo de pesquisa foi feita em comercios que se favorecem com este ridiculo horario de verão, porque nâo fazem pesquisas com a populaçao que levanta de madrugada pra ir ao trabalho?”

Complicado Demais

18 de setembro, 2024 | 12:02

“Trabalhando de verdade é contra esse horário que não em resolve nada, horário péssimo. Sou contra”

Moreira

18 de setembro, 2024 | 11:59

“Pesquisa tendenciosa e sem utilidade. Atentando quando aos critérios. Deviam se preocupar com outros fatores para a população...Esse horário não economiza energia e hoje a iluminação é por Led's e o consumo em um pais tropical esta em climatização(ventiladores, condicionadores, climatizadores...etc) existe um lob para tentar convencer...só pode ser...estudos serios não veem nenhuma vantagem econômica..e pelo contrario...a saúde das pessoas é imediatamente afetada..”

Envie seu Comentário