18 de setembro, de 2024 | 08:40
Choque é o principal tipo de acidente de trânsito em Ipatinga
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Com 2.523 acidentes de trânsito registrados de janeiro a julho, o principal tipo de sinistro em Ipatinga é o choque, quando um veículo impacta em um objeto fixo. No caso deste evento inesperado, já foram contabilizados 763 registros.
Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, além desse tipo de sinistro, há, ainda, alguns que apresentam uma grande quantidade de ocorrências, que são as colisões. Os números são distribuídos da seguinte forma: colisão lateral (554); colisão de veículo frontal (491); colisão traseira (294); colisão frontal (121); e colisão transversal (85).
As informações foram extraídas do Painel de Acidentes de Trânsito do Governo de Minas Gerais. O Executivo, junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), são responsáveis pela ferramenta.
A tabulação dos dados foi feita pelo Observatório de Segurança Pública, tendo como fonte os Registros de Eventos de Defesa Social (Reds), extraídos por meio da Base Integrada de Segurança Pública (BISP).
As ocorrências foram registradas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Não são contabilizados boletins feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Outros sinistros
Fora os tipos de acidentes de trânsito com maior número de registros, o painel de monitoramento também apresenta outros casos no município ipatinguense. São eles atropelamento (55); outros (54); queda de pessoa de veículo (38); tombamento (36); queda de veículo (29); engavetamento (16); saída de pista (10); atropelamento (7); e capotamento (6). Na cidade, só há um caso registrado para submersão de veículo.
Estudos
Os dados divulgados regularmente podem ser usados por estados e municípios, como base para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas ao trânsito.
Já publicado sobre o assunto:
Ipatinga concentra 25% dos acidentes registrados na 12ª Risp em 2024
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















