14 de setembro, de 2024 | 08:27

Candidatos à Prefeitura de Timóteo listam propostas de governo

Como de costume ao longo de décadas, o Diário do Aço busca contribuir com o processo eleitoral, levando informações e propostas dos candidatos em 6 de outubro aos nossos leitores. Iremos publicar, ao longo dos próximos dias, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das principais cidades do Vale do Aço e Colar Metropolitano, para que o eleitor conheça a história de vida e as propostas de cada um. Nesta edição, apresentamos os depoimentos dos candidatos de Timóteo.

Alda Castro: “Podemos escrever um capítulo de protagonismo feminino na história política de Timóteo”


Divulgação
A candidata afirma ter como diferencial sua atuação social  A candidata afirma ter como diferencial sua atuação social

Única mulher candidata ao Executivo em Timóteo no pleito do próximo dia 6 de outubro, Alda Castro (PSD) afirma querer “escrever um novo capítulo na história de Timóteo, que nunca teve uma prefeita”. Ela aceitou o convite do Diário do Aço para expor suas ideias e destacou as possíveis ações, caso seja eleita.

Segunda Alda, sua decisão de concorrer ao cargo foi muito natural, porque desenvolve há mais de 10 anos um projeto social que apoia, com diversas ações, mais de 5 mil famílias. “A partir daí vejo que podemos ampliar o que fazemos para outras milhares de famílias, que necessitam de assistência social, na cultura, no esporte e lazer. Sou mãe de três filhos, viúva, advogada, me solidarizo com as mulheres e homens que lutam por justiça. Timóteo nunca teve uma prefeita. Portanto, minha candidatura é um fato novo, uma quebra de paradigma, porque podemos escrever um capítulo de protagonismo feminino na história política de Timóteo”, vislumbra.

Estagnação
Perguntamos para Alda Castro por que os eleitores deveriam votar em seu nome. Na sua avaliação, Timóteo vive um momento de estagnação política e econômica. “Meus adversários são homens com perfis bastante parecidos.

Pertencem a grupos políticos que se revezam no poder do município. Representam a repetição e a mesmice, sem falar da polarização que empobrece o debate. Sou a única candidata mulher, mas também sou a única candidata que já desenvolve um trabalho social abrangente. Meu diferencial, portanto, não são as promessas, mas sim a atuação social que pode ser ampliada”, garante.

Mudança
Na sua avaliação, o eleitor de Timóteo quer mudança e não é possível mudar escolhendo as mesmas opções de sempre. “Minha campanha está crescendo, sobretudo, com o engajamento das mulheres, dos jovens e das lideranças das comunidades. Vejo a boa energia das ruas. As pessoas me pedem material, me pedem um abraço. Isso demonstra a ótima receptividade, porque o eleitor já entendeu que chegou a vez de uma mulher ser a primeira prefeita de Timóteo”, salienta.

Ações
Se eleita for, Alda antecipa que a primeira ação é conhecer a saúde financeira da prefeitura. Segundo ela, seu plano de governo foi feito com os “pés no chão”, porque o eleitor deseja mesmo é que o serviço público funcione. “Serei a prefeita que vai fazer a máquina funcionar. A saúde será prioridade desde o primeiro instante. Como mulher, sinto as dores de uma mãe que hoje leva o seu filho no posto e não encontra nem pediatra, nem remédio, nem nada. Um verdadeiro caos e uma falta de transparência, principalmente, com o Hospital Municipal, que mudou de mantenedora e as coisas só pioram tanto no atendimento quanto na infraestrutura precária”, frisa.

Outra ação, pontua, será na segurança pública. “Nenhum prefeito ou delegado resolveram a insegurança. Sabe o ‘porquê’? Eles não sentem o medo das mulheres ao sair nas ruas de noite. Vou implantar o Plantão 24 horas e a primeira Delegacia de Mulheres em Timóteo. Outras ações emergenciais serão o Programa Creche Aberta até às 18h30, fins de semana e férias para as mães trabalhadoras, implantar o projeto Escola Aberta nos fins de semana e nas férias, para garantir segurança alimentar às crianças e cidadania às comunidades. Por fim, é preciso iniciar a implantação do Minha Casa, Minha Vida, porque há 20 anos não temos uma moradia popular sequer construída”, conclui Alda Castro.
O candidato a vice-prefeito na chapa é Bené Perdigão (PSD).

Capitão Vitor: “Meu compromisso com Timóteo é trazer avanços concretos”


Divulgação
Durante sua carreira militar, o capitão disse ter conhecido as dificuldades reais do município Durante sua carreira militar, o capitão disse ter conhecido as dificuldades reais do município

O partido Republicanos terá como candidato a prefeito em Timóteo neste ano o Capitão Vitor. Em entrevista à reportagem, ele adiantou o que pretende fazer, caso o eleitor escolha seu nome nas urnas no dia 6 de outubro. Confira suas principais propostas e motivações.

Capitão Vitor explica que, durante sua trajetória na Polícia Militar, conheceu muito mais do que as ruas da cidade. “Vi de perto as dificuldades enfrentadas por quem sente o impacto do abandono público. A criminalidade e a violência, muitas vezes, são reflexos desse descaso. Essas experiências me mostraram que é possível seguir um novo caminho, trazendo mudanças reais para Timóteo, onde cada cidadão sinta que a cidade é cuidada com responsabilidade e dedicação”, avalia.

Proteger e servir
A reportagem perguntou ao candidato por quais razões os eleitores de Timóteo deveriam votar no 10. Segundo ele, assim como dedicou toda sua carreira militar a proteger e servir, sempre buscando fazer o melhor possível, “quero levar esse mesmo compromisso à vida pública em Timóteo. Acredito que nossa cidade precisa de desenvolvimento real, com projetos que não fiquem no papel, mas que transformem vidas de verdade. É assim que enxergo o meu papel: estar ao lado de cada cidadão, ouvindo, trabalhando, e buscando soluções que impactem positivamente o nosso dia a dia”, vislumbra.

Vitor acrescenta que pretende caminhar “com vocês, ouvindo as demandas, entendendo as necessidades, e, acima de tudo, entregando resultados. Juntos, podemos construir uma Timóteo mais justa, mais próspera e mais humana, com responsabilidade e dedicação total ao que realmente importa: a nossa gente”, assegura.

Avanços concretos
Caso seja eleito, Capitão Vitor adianta que seu compromisso com Timóteo será trazer avanços concretos, em várias áreas essenciais. Na saúde, pretende criar um Centro de Assistência à Saúde da Mulher e um Centro de Reabilitação para Crianças Atípicas. Além disso, informatizar o atendimento, permitindo a marcação de fichas e exames pela internet, e implementar a telemedicina para quem tem dificuldades de locomoção.

“Na educação, minha proposta é expandir o ensino em tempo integral nas escolas, dando mais oportunidades às nossas crianças. Para aumentar a segurança, vamos criar a Guarda Municipal, reforçando o policiamento em nossa cidade. Também vamos ampliar o apoio ao esporte e promover o ICMS esportivo. Na mobilidade urbana, trabalharei para melhorar o tráfego e implementar a regularização fundiária. Por fim, o Distrito Industrial será expandido e modernizado, gerando mais empregos e desenvolvimento para Timóteo”, concluiu.
O candidato a vice-prefeito na chapa é Marcelo Martins (PMB).

“Na administração pública não existe milagre, mas sim planejamento e relacionamento”, destaca Eduardo Morais


Divulgação
Eduardo Morais afirma ter condições de realizar novos investimentos em TimóteoEduardo Morais afirma ter condições de realizar novos investimentos em Timóteo

O candidato Eduardo Morais (Novo) fez parte da atual gestão, atuando como secretário de saúde e secretário de governo, e é um dos nomes conhecidos deste pleito. Apoiado pelo prefeito Douglas Willkys, Morais afirma saber o que fazer, caso seja eleito. O Diário do Aço traz algumas das suas principais propostas, confira.

Segundo Eduardo, sua candidatura é resultado de um trabalho coletivo de pessoas que estavam insatisfeitas com um tipo de política que era praticada em Timóteo. “Em 2016, foi formada uma chapa para disputar a Prefeitura de Timóteo, tendo Douglas Willkys como candidato a prefeito e eu como vice-prefeito. Mesmo com o resultado desfavorável, a população entendeu que era possível sonhar novamente, criando um clima favorável para a mudança que viria a se concretizar a partir de julho de 2018”, recorda.

O candidato foi indicado por Douglas para a Secretaria de Saúde, inaugurando assim “um novo marco na saúde pública de Timóteo com a realização de numerosas obras e oferta de serviços. Após seis anos dessa gestão, meu nome foi indicado para dar continuidade a esse projeto vitorioso, que recolocou Timóteo no caminho do desenvolvimento”, pontua.

Experiência
Sobre as razões que a população deveria votar no 30, Morais salienta que “a minha experiência e conhecimento do serviço público em Timóteo me credenciam a postular esse cargo. Além do apoio do prefeito Douglas e do vice Professor Vespa, conto também com a experiência do ex-prefeito Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha que é candidato a vice-prefeito na nossa chapa”, exalta.

Ainda segundo Eduardo, na administração pública não existe milagre. É preciso planejamento, organização, parcerias e relacionamento institucional para viabilizar projetos, programas e serviços de qualidade. “Hoje a ‘casa’ está arrumada, com salários e os pagamentos em dia. Essa não era a realidade quando assumimos a Administração em 2018.

Após concluirmos mais de 30 obras que estavam abandonadas, recuperar prédios públicos e reorganizar a administração pública, temos condições de realizar novos investimentos em infraestrutura, seguir modernizando o nosso hospital e a saúde pública e desenvolver novos projetos na educação, dentre outras ações importantes”, frisa.

Novas UBSs e outras melhorias
Caso seja eleito, “se Deus assim permitir e a população nos eleger, vamos continuar investindo na melhoria da Saúde, dar sequência à restruturação do Hospital Municipal, construir novas UBS nos bairros São Cristóvão, Ana Moura e Alphaville. Vamos abrir também um Centro Vida Viva Mulher, estendendo o horário de atendimento até as 22h na Unidade de Saúde João Otávio, para atender às mulheres trabalhadoras com todos os programas de saúde da mulher”, garante.

Também consta em seu planejamento construir a sede própria do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e a implantação de serviço de telemedicina para especialidades não disponíveis no Vale do Aço. “Temos ainda a proposta de implantar uma Clínica Escola para estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Centro da cidade, com foco na saúde e na educação das nossas crianças. Ainda na área de Educação, vamos construir uma nova creche no bairro Ana Rita e outra no Alphaville. Também vamos implantar o Programa Escola Conectada para atender professores e alunos equipando as salas de aulas com recursos tecnológicos”, destaca.

Habitação
Outra proposta é retomar o programa habitacional com a construção de casas populares e viabilizar um novo distrito industrial entre os bairros Alphaville e Macuco em uma área pública que já está disponível. “Nossa intenção é incentivar o desenvolvimento socioeconômico com geração de emprego e renda”, conclui Eduardo Morais.

O ex-prefeito Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (MDB) compõe a chapa com Eduardo, como candidato a vice-prefeito

“Estou preparado para ser o próximo gestor de Timóteo”, garante o Delegado Jorge Caldeira


Divulgação
Caso seja eleito, Jorge Caldeira afirma que terá como foco inicial a saúde e segurança públicaCaso seja eleito, Jorge Caldeira afirma que terá como foco inicial a saúde e segurança pública

Nas Eleições Municipais deste ano, o PDT (12) terá o Delegado Jorge Caldeira como candidato a prefeito, ao lado do vice, Kayser Kurka, do mesmo partido. Figura conhecida na área de segurança pública, Caldeira conversou com a reportagem do Diário do Aço sobre algumas de suas propostas para Timóteo.

Por que decidiu se candidatar ao cargo de prefeito? “Timóteo é a minha casa, o meu lar, o lugar onde escolhi dedicar minha carreira e a criar meu filho. Sempre desejei fazer mais para o local onde nasci, cresci e pude me formar como cidadão e trabalhador. Passei a ver, com o tempo, que muitos aspectos importantes da cidade, principalmente aqueles diretamente relacionados ao bem-estar dos munícipes, estavam sendo deixados de lado pelas últimas gestões. A má prestação dos serviços de saúde, que ocasionou perdas de vidas, foi a gota d’água para que eu me decidisse a pleitear o cargo de prefeito”, revela.

“Estou preparado”
O candidato justificou por quais motivos os eleitores de Timóteo deveriam escolher seu nome. Segundo o delegado, ele, “ao contrário da maioria dos candidatos, está preparado para ser o próximo gestor de Timóteo. Sem projeto de poder, sucessão familiar e tampouco de forma autoritária, quero dialogar com todos os setores, quero estar próximo dos cidadãos para saber quais são as reais necessidades de cada morador, de cada bairro”, afirma.

Ainda conforme o candidato, seu projeto de mandato “é ser dinâmico e humano, não ficar fechado em gabinete e atender apenas a uma parte da população. A minha ideia é uma gestão realmente participativa, alinhada com os cidadãos e disciplinada em buscar sempre o diálogo para promover parcerias e trazer mais recursos para Timóteo”, anuncia.

Saúde e segurança pública
Caso seja eleito, Jorge Caldeira disse que terá como foco inicial dois pontos: saúde e segurança pública. Antes de qualquer ação, de imediato, irá avaliar a situação de todos os serviços, contratos e projetos que estão em vigor no município. “Também queremos verificar a real situação fiscal de nossa cidade. Após estas análises, partiremos para as ações, a médio prazo, previstas em nosso plano de governo, dentre elas: fortalecer a Atenção Primária: foco na prevenção e na promoção da saúde; ampliar o horário de funcionamento das UBSs para incluir atendimento noturno e aos finais de semana; implementar medidas para reduzir o tempo de espera por atendimento, como a otimização dos processos internos e a ampliação do número de profissionais de saúde”, salienta.

O candidato acrescenta que pretende dialogar com o governo estadual, de forma séria e responsável, para que seja ampliado o efetivo policial, “uma vez que Timóteo já teve como efetivo cerca de 140 policiais militares atuando na prevenção à criminalidade e hoje conta apenas com 70 militares; implementar a Guarda Civil Municipal; aumentar o investimento em tecnologias de monitoramento e requalificar os programas de policiamento comunitário”, conclui Jorge Caldeira.

Dr. Renato adianta: “a saúde é minha principal preocupação”


Divulgação
O médico Renato Martins Araújo quer se tornar prefeito de TimóteoO médico Renato Martins Araújo quer se tornar prefeito de Timóteo

A política de Timóteo tem alguns nomes conhecidos e Dr. Renato Martins é um deles. Filho da ex-vereadora Guaraciaba Martins, ele já ocupou o cargo de vice-prefeito na cidade, na gestão do petista Keysson Drumond. Agora, pretende se tornar o prefeito de um dos municípios mais importantes do Vale do Aço. O Diário do Aço ouviu suas propostas para uma possível gestão.

Renato pontua que, como médico, está habituado a lidar diretamente com as pessoas, a ouvir seus problemas e buscar soluções. “Esse contato constante com os pacientes moldou minha personalidade, me tornando uma pessoa atenta e sensível às necessidades do outro. Desde jovem, sempre tive um envolvimento social, construindo uma relação intensa com a sociedade. Decidi então me candidatar porque acredito que, com minha experiência de vida e de serviço público – tendo já exercido o cargo de vice-prefeito em Timóteo – posso contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do município e o bem-estar da população”, avalia.

Qualidades
Questionado sobre o porquê o eleitor deve votar em seu nome, Dr. Renato salienta que sua experiência é uma qualidade para administrar Timóteo. “Com 30 anos de atuação profissional, gerencio minhas clínicas com eficiência e já exerci funções importantes, como diretor clínico do Hospital Municipal de Timóteo por mais de oito anos e vice-prefeito. Essa bagagem me capacita para enfrentar os desafios administrativos e trazer soluções eficazes”, defende.

Saúde
O candidato adianta que a saúde é sua principal preocupação. “Pretendo aplicar minha experiência para reorganizar a saúde pública, abrangendo desde a atenção primária até a atenção terciária. Além disso, Timóteo necessita de melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana. Temos bons relacionamentos com representantes federais e estaduais, o que é crucial para captar recursos e realizar obras que realmente façam a diferença. Timóteo está defasada em relação a outros municípios e, para avançar, precisamos de parcerias sólidas e eficazes”, frisa.

Se eleito for...
Caso seja eleito, Dr. Renato revela que a proposta é “destravar Timóteo com uma gestão técnica e qualificada, facilitando a liberação de alvarás, de licenciamentos, criando um ambiente favorável para atração de novos investimentos e novas empresas”. A curto prazo, segundo ele, pretende trazer uma nova mantenedora para o Hospital Municipal.

A médio prazo, melhorar a mobilidade urbana com intervenções dentro do programa Trânsito Fácil, com obras, alargamento de vias, pavimentação, mudanças na sinalização. “O nosso plano de governo inclui a duplicação do acesso entre a ponte nova e o trevo do Quitandinha, a interligação do setor 7 ao Primavera, através do Limoeiro Velho, e também a interligação do Timotinho à avenida Rio Grande do Sul, no setor 6. Também vamos lutar para implementar um programa habitacional, algo que Timóteo não vê há muitos anos. E a curto prazo, iremos aprimorar a zeladoria da cidade, com melhorias na limpeza urbana e a criação de um programa de jardinagem e cuidados com as praças, para revitalizar e trazer mais vida a Timóteo”, conclui Dr. Renato. O seu vice é Ernany Duque (Cidadania).


“Em nosso governo, a participação popular será uma realidade”, assegura Vinícius Bim


Divulgação
Vinícius Bim é vereador em Timóteo e candidato a prefeito em 2024Vinícius Bim é vereador em Timóteo e candidato a prefeito em 2024

O atual vereador e candidato a prefeito de Timóteo, Vinícius Bim (PT), aceitou o convite do Diário do Aço e é um dos entrevistados desta edição. O petista, que tem ao seu lado na chapa Elisângela Nascimento, também do Partido dos Trabalhadores, destacou o que pretende fazer, caso seja eleito.

Perguntamos a ele por que decidiu se candidatar. Segundo o candidato, sua decisão foi amparada na certeza de que, como prefeito, junto de sua vice, e da população da cidade, “iremos colocar Timóteo, novamente, na rota do desenvolvimento e da modernização”.

“Estamos incluindo a população em nosso governo, pois é ela que deve definir os investimentos a serem realizados durante os quatro anos de mandato. Isso foi feito nos três mandatos do companheiro Geraldo Nascimento, entre 1989 e 2008, no Orçamento Participativo, com enormes entregas de obras, serviços, educação, saúde, geração de trabalho e renda, cultura e lazer”, recorda.

Além disso, “vamos implantar algo inovador, e que está dando certo em outros municípios: o Tarifa-Zero, que fará com que o dinheiro do transporte possa ser utilizado, pelos usuários, para outras finalidades, no comércio local. É distribuição de renda, e não custa muito”, assegura.

Histórico positivo
Questionado sobre o porquê o eleitor deve votar na Coligação Timóteo Para Todos, Vinícius Bim aponta que a comunidade tem motivos de sobra, pela “enorme experiência acumulada por nós durante anos, com projetos inovadores, como o Orçamento Participativo, que definiu grandes investimentos nos bairros mais carentes, atendendo a reivindicações antigas de toda a cidade. Essa é uma marca que ficou registrada em todas as administrações de Geraldo Nascimento, que está nos apoiando, e de quem muito nos orgulhamos”, salienta.

Sobre sua experiência pessoal, como vereador, Bim garante dedicar seu mandato às lutas populares, e a todas as causas de real interesse para nossa população. “Como prefeito, teremos condições de fazer muito mais, sempre junto da comunidade. Em nosso governo, a participação popular não será apenas um slogan ou frase de efeito. Será uma realidade”, garante.

Solução de problemas
Caso seja eleito, o candidato adianta quais as ações serão prioridade em seu eventual governo. “Vamos desatar todos os nós que hoje atrapalham a assistência à saúde em nossa cidade. Melhoria nas especialidades médicas, atendimento humanizado e agilização da realização de exames, são metas a serem atacadas nos primeiros minutos de governo.

Entendemos que a população não pode ser mal atendida em um município cujo orçamento anual dobrou. O orçamento municipal passou de R$ 198,6 milhões em 2016 para R$ 418 milhões, em 2023. Esse dinheiro tem de ser revertido à população, e a saúde e a educação sempre serão prioridades”, adianta.

Outra frente de sua promessa é o Tarifa-Zero, “que fazemos o compromisso de implantar, até o terceiro ano de mandato. Antes disso, exigiremos da concessionária uma melhoria substancial na prestação do atual serviço. Queremos ônibus confortáveis e tratamento humanizado aos usuários. Nada menos que isso”, frisa.

Recurso federal
Além de todo o orçamento municipal, Bim afirma que Timóteo poderá contar, ainda, com o aporte de recursos do governo federal, a quem apresentará todos os projetos necessários à melhoria da qualidade de vida da população. “Essa é uma grande oportunidade de revolucionar a economia de nossa cidade, inclusive com emendas parlamentares de nossos deputados federais, que, temos a certeza, tudo farão pelo crescimento de nossa cidade e o bem-estar de nossa população. Dessa forma, vamos buscar cada centavo de dinheiro federal que estiver disponível. Serão quatro anos de obras e serviços de qualidade”, conclui.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

15 de setembro, 2024 | 19:41

“Meu palpite final é o mesmo do inicio que postei aqui no DA. Pela ordem de votação: Bin, Dr Renato, Vitor, Eduardo, serão os três primeiros colocados.”

Vasconcelos

14 de setembro, 2024 | 19:44

“Quanta promessas que jamais serão cumpridas.”

Ronaldo Ribeiro Gonzaga

14 de setembro, 2024 | 13:57

“Vinícius Bim Prefeito 13, Elisângela Nascimento Vice. Portanto, teremos a cidade de Timóteo Para Todos.”

Lu Magalhães.

14 de setembro, 2024 | 12:37

“Não se iludam, se juntar todos estes candidatos colocar em saco e jogar no Rio piracicaba estarão desperdiçando o saco...EITA LASQUEIRA..kkkk”

Envie seu Comentário