13 de setembro, de 2024 | 15:00

Encontro inédito debate audiovisual Brasil-África

Entre os dias 19 e 22/9, no fim da semana que vem, a Mostra de Cinemas Africanos promove a primeira edição dos “Encontros do Audiovisual Brasil-África”, iniciativa que fomenta parcerias e colaborações entre o cinema africano e o brasileiro. O evento reúne cerca de 50 profissionais de ambos os lados do Atlântico Sul e acontece em torno de quatro pilares: Pesquisa, Produção, Difusão e Formação, que estarão divididos em 10 mesas de debate, além de grupos de trabalho.
Thais Alves
Profissionais e especialistas do audiovisual debatem cinema; inscrições são gratuitas, com vagas limitadasProfissionais e especialistas do audiovisual debatem cinema; inscrições são gratuitas, com vagas limitadas
Essa programação acontece exclusivamente em Salvador (BA), no Arquivo Público de Salvador - Auditório Makota Valdina. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.mostradecinemasafricanos.com. As vagas são limitadas.

Atividades intensas
Serão quatro dias de atividades intensas que incluem mesas-redondas, apresentações de profissionais do cinema e um fórum dedicado a discutir a construção de uma cooperação sustentável entre Brasil e África na indústria criativa, com ênfase no cinema. Entre os participantes, estão produtores executivos, diretores de laboratórios de formação e profissionais que trabalham para formar a próxima geração de cineastas africanos e brasileiros, além de representantes de festivais e mercados de cinema.

Idealizado pela pesquisadora e diretora da Mostra de Cinemas Africanos, Ana Camila Esteves, o evento tem como propósito criar um espaço propício para a colaboração, onde conhecimentos e experiências possam ser trocados para impulsionar as indústrias cinematográficas dos dois territórios.
Os convidados africanos vêm de diversas regiões do continente, totalizando 11 países: África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Marrocos, Nigéria, Quênia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal e Uganda. Do lado do Brasil, organizações como Projeto Paradiso, DiALAB, Matapi, Apan, NordesteLAB e Sesc São Paulo estarão representadas na programação, coordenada por Romeo Umulisa (Creative Africa Lab, Ruanda), Rafael Sampaio (BrLab, Brasil) e Júlia Alves (Quarta-Feira Filmes, Brasil).

Para Romeo Umulisa, coordenador da programação África dos Encontros, as expectativas para o evento são altas. Produtor ruandês e atuante em Ruanda e na Alemanha, Umulisa afirma que “essa colaboração tem o potencial de enriquecer a narrativa cinematográfica e fortalecer os laços culturais entre Brasil e África, promovendo uma compreensão e valorização mais profundas do nosso patrimônio compartilhado”.

O projeto Encontros do Audiovisual Brasil-África foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por meio da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura. Acompanhe em nas redes sociais: @mostradecinemasafricanos (Instagram); /mostradecinemasafricanos (Facebook) ; www.mostradecinemasafricanos.com (site); /@cineafrica (YouTube).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário