13 de setembro, de 2024 | 08:50

Alunos do Cefet-MG Timóteo são contemplados pelo programa Pé-de-Meia

Isabelly Quintão
Quase 300 alunos do campus Timóteo serão beneficiados com programa federalQuase 300 alunos do campus Timóteo serão beneficiados com programa federal

O programa Pé-de-Meia beneficiará 294 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), campus Timóteo. Conforme a diretoria da instituição, os pagamentos já começaram e podem ser monitorados pelo aplicativo Jornada do Estudante.

O Pé-de-Meia, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado para estudantes de baixa renda matriculados no Ensino Médio das redes públicas, com idade entre 14 e 24 anos. O objetivo é contribuir para a redução das taxas de retenção, abandono e evasão escolar.

Para o diretor-adjunto do Cefet-MG Timóteo, João Paulo de Castro Costa, o benefício tem o potencial de causar um impacto significativo, tanto na vida dos alunos quanto na instituição, pois a poupança oferecida pelo programa visa reduzir as taxas de abandono, evasão e retenção, garantindo que os estudantes tenham melhores condições financeiras para continuar seus estudos.

"Com a diminuição da evasão escolar, o programa também fortalece o compromisso dos estudantes com a conclusão do Ensino Médio, o que pode resultar em melhores oportunidades de emprego e maior renda no futuro. Para a instituição, o aumento da permanência dos alunos eleva os índices de desempenho acadêmico e contribui para um ambiente escolar mais estável e focado no sucesso dos estudantes", afirmou.

Credenciamento
Arquivo pessoal
Diretor adjunto, João Paulo de Castro, considera benefícios também à instituiçãoDiretor adjunto, João Paulo de Castro, considera benefícios também à instituição

Para 2025, o credenciamento para o programa Pé-de-Meia seguirá o processo de atualização das informações pelos órgãos educacionais responsáveis. O MEC continuará a coletar os dados, e as instituições, juntamente com os próprios alunos, poderão acompanhar o processo e a situação de elegibilidade por meio do aplicativo Jornada do Estudante.

Critérios
Para participar do Pé-de-Meia, o estudante não precisa se inscrever. Basta ter CPF, estar matriculado em uma escola pública cursando o Ensino Médio e fazer parte de uma família beneficiária do Programa Bolsa Família.

O Cefet também envia mensalmente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), via Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a lista de frequência de todos os alunos do Ensino Médio integrado. Os estudantes devem ter no mínimo 80% de frequência escolar, concluir o ano letivo com aprovação e participar dos exames obrigatórios.

Inscrições abertas para cursos gratuitos


Os interessados em estudar no Cefet-MG podem se inscrever, até o dia 8 de outubro, no processo seletivo para início em 2025. O período para pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 20 deste mês. O teste de seleção será aplicado no dia 24 de novembro, um domingo.

No campus Timóteo, são ofertadas 144 vagas para os cursos técnicos, divididos em quatro áreas: Desenvolvimento de Sistemas, Química e Edificações na modalidade integrada, além do curso de Metalurgia noturno.

O Cefet é uma instituição federal que oferece cursos totalmente gratuitos. No Vale do Aço, possui um campus no município de Timóteo. Além de cursos técnicos, a instituição oferece graduação e pós-graduação sem cobrança de mensalidades.

Edital
O edital dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) com ingresso em 2025 pode ser consultado no site da instituição. A direção do Cefet reforça que, antes de realizar a inscrição, é imprescindível ler todo o edital e conhecer as regras que regem o processo seletivo. Também é possível conhecer os cursos e assistir a um vídeo sobre cotas étnico-raciais e suas respectivas bancas de verificação.

Relação de vagas por curso
Desenvolvimento de Sistemas – Diurno - Técnico Integrado – 36 vagas
Edificações – Diurno - Técnico Integrado – 36 vagas
Química – Diurno - Técnico Integrado – 36 vagas
Metalurgia – Noturno (Técnico Concomitante/Subsequente) – 36 vagas

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Poderia Ser Aprovado Também nas Escolas Públicas, Já Que Tem Muitos Alunos de Baixa Renda

14 de setembro, 2024 | 22:12

“E não só pra quem tem bolsa família”

Katia

14 de setembro, 2024 | 08:26

“Paulo a maioria dos alunos que estudam no cefet e baixa renda e passa o dia todo na escola e tem que compra lanche e paga passagem levam marmita pra esquenta v.voce acha que 200 reais e muito pra esse alunos que gastam 400 reias de passagem .alguns e filho de medico filho de grandes empresário e tem rmordomia mais nem todos.”

Paulo

13 de setembro, 2024 | 14:45

“Pensava que o estudante gosta estudar, agora vai a escola para ganhar dinheiro, parabéns presidente.”

Lucimar Vasconcelos

13 de setembro, 2024 | 13:52

“O programa é de grande valia para os estudantes, que poderão se dedicar aos estudos. Muitos deixam de estudar por falta de tempo e cansaço depois de uma longa jornada de trabalho.”

Daniel

13 de setembro, 2024 | 13:11

“Mais uma conta para o trabalhador pagar. Estamos lascados rsrs”

Pjl

13 de setembro, 2024 | 12:30

“Parabéns pelo benefício recebido, e parabéns aos que forem contemplados com o programa pé de mesa.”

Envie seu Comentário